Contagem regressiva para o Enem 2023

Contagem regressiva para o Enem 2023

Nesta reta final, candidatos intensificam estudos para as provas, que serão aplicadas dias 5 e 12 de novembro em todo o país

Por
Daiana Garcia

Faltando menos de 60 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), candidatos se preparam para prestar as provas nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país. A contagem regressiva é acompanhada pelos mais de 3,9 milhões de inscritos desta edição, que buscam a oportunidade de ingressar no Ensino Superior ou testar seus conhecimentos. O número representa um aumento nas inscrições, em relação ao ano de 2022, quando foram registrados 3,4 milhões de participantes.

Dentre os inscritos em 2023, cerca de 60% realizarão as provas gratuitamente. Mais de 1,8 milhão (48,2%) já concluíram o Ensino Médio. Enquanto os concluintes, que cursam o último ano da Educação Básica, somam 1,4 milhão (35,6%). Os demais são estudantes do 1º ou 2º ano do Ensino Médio (15,8%); e outros 0,4% são “treineiros”, já que não cursam e nem concluíram esta etapa do ensino.

Expectativas

Umas das inscritas para prestar o Exame, Amanda Bizzarro, cursa o 4º ano do Ensino Médio Técnico no Colégio Estadual Augusto Meyer, em Esteio. A jovem, que está finalizando a Educação Básica e o curso Técnico em Administração, sonha em ingressar na Universidade Federal do RS (Ufrgs), em Porto Alegre, para cursar Biomedicina. 

Para se preparar, desde junho, Amanda frequenta as aulas do cursinho popular preparatório “Vamos”, uma iniciativa de professores e acadêmicos de licenciaturas do município de Esteio.

Os encontros ocorrem de segunda à sexta-feira, sempre das 19h às 22h, presencialmente, no centro da cidade (av. Dom Pedro, 83). De acordo com Amanda, o foco deste ano é, principalmente, o Enem. “O cursinho ajuda muito. Nós debatemos bastante e os professores trazem temas pertinentes da atualidade. São envolvidos nas aulas e se importam em nos ensinar de verdade os conteúdos.”

Ela conta que o sonho de cursar a graduação começou há poucos anos, no Ensino Médio, quando passou a ter contato com jovens acadêmicos que frequentam a Ufrgs. “Comecei a sentir o peso e importância da educação. Dos meus irmãos, serei a primeira a terminar o Ensino Médio. E no cursinho estou rodeada de pessoas que estão seguindo os mesmos passos que eu. Os próprios professores são exemplos que quero seguir. São capacitados, de universidades reconhecidas do Estado e isso me inspira também.”

A estudante revela que, com a implementação do Novo Ensino Médio e as especificidades do curso técnico concomitante com essa etapa da educação, a carga horária das disciplinas essenciais foi significativamente reduzida. “Tenho apenas dois períodos de Matemática e um período de Português. É pouco, ainda mais para se preparar para o Enem ou para o vestibular.”

Oportunidades

A bióloga e coordenadora do curso “Vamos”, professora Priscila Ribeiro Jankoski, destaca que o objetivo da iniciativa é ampliar as oportunidades aos alunos da rede pública de ensino.

“Temos procura até hoje, e ainda aceitamos novos alunos. Muitos estavam em busca de cursinho há muito tempo, mas como o valor é alto, não tinham como pagar. Quando demos início, eles ficaram super contentes.” Ela explica que a maioria dos alunos frequenta a mesma escola que Amanda, mas que estudantes de outras instituições da região também são aceitos. 

Além de aulas gratuitas para todas as disciplinas, o curso fornece lanche no período de aula e material de apoio aos participantes. “Pedimos doações a amigos e familiares. Alguns pagam uma quantia mensal ou qualquer outro valor e, com essa verba, conseguimos fazer café, dar os materiais impressos e, em casos pontuais, auxiliar com a passagem. Eles não pagam nada e ficamos felizes em ajudar.”

Em outubro, os professores voluntários aplicarão um simulado para testar os conhecimentos dos alunos, oportunizando uma prévia do que os candidatos vivenciarão nos dias das provas. Priscila ressalta que, devido à pandemia e o período de aulas remotas, muitos alunos apresentam dificuldades na aprendizagem. Por isso, além do simulado, são realizados testes e revisões de conteúdos às sextas-feiras. “Reservamos três sextas do mês para entender as dificuldades deles e dar aulas de reforço. Na sexta-feira que resta, convidamos um palestrantes de fora, profissionais do mercado e professores de outras instituições, para abordar diversos temas atuais.”

Atualmente, cerca de 30 alunos participam das aulas, mas a capacidade de atendimento é de até 40 estudantes. Iniciado em 2019, o curso foi interrompido durante a pandemia e retornou este ano. Em 2019, o cursinho popular contou com 10 aprovados em vestibulares ou que conseguiram bolsas e vagas pelo Enem.

Mais informes são divulgadas pelo perfil no Instagram (www.instagram.com/vamoseducacaopopular); podem ser obtidos com a coordenadora Priscila (51) 99904-2108 (WhatsApp) ou pelo email vamoseducacaopopular@gmail.com.br.

Informações

  • No dia 20/8, o Enem completou 25 anos. Realizado pela primeira vez em 1998, hoje o Exame é considerado a principal porta de entrada na graduação. As notas podem ser utilizadas para concorrer a bolsas em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, a vagas em IES federais ou, até mesmo, como método de seleção em diversas universidades que oferecem descontos, conforme os resultados. ProUni, Sisu e Fies são programas federais que utilizam a nota do Enem.
  • ProUni: O Programa Universidade Para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em cursos de graduação em IES privadas. Para se inscrever é preciso ter realizado, pelo menos, uma das duas últimas edições do Enem, sem ser na condição de treineiro. E ter alcançado, no mínimo, 450 pontos na média; além de não ter zerado a Redação. Dados: acessounico.mec.gov.br/prouni. 
  • Sisu: O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de Ensino Superior do Brasil. A seleção dos contemplados é com base na nota do Enem. As vagas são distribuídas conforme determinação da Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e de acordo com as políticas e ações afirmativas adotadas por cada instituição. Mais em: acessounico.mec.gov.br/sisu. 
  • Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores pagos. Podem participar aqueles que prestaram as provas do Enem, a partir da edição de 2010. Como nos demais programas, é preciso média igual ou superior a 450 pontos, e nota superior a zero na Redação, entre outros requisitos de renda. Informes: acessounico.mec.gov.br/fies.

Cursos gratuitos auxiliam

Além do cursinho preparatório “Vamos”, outras iniciativas, inclusive governamentais, auxiliam candidatos ao Enem.

Universitário do Amanhã

Lançado em agosto, o programa “Universitário do Amanhã” prevê o fornecimento de 3 mil vagas em um curso digital preparatório para o Enem. A ação do governo do Estado, em parceria com o CIEE-RS, abriu vagas em municípios com menos de 25 mil habitantes. Participam jovens em vulnerabilidade socioeconômica.

Intensivo Gratuito

Nesta semana, ocorreu o lançamento da turma para o “Intensivo Enem Gratuito”. O curso, com duração de 12 semanas, conta com aulas e material de apoio. A oferta ocorre devido a uma parceria entre a Secretaria Estadual da Educação e o Curso Enem Gratuito. No ambiente virtual, os alunos podem escolher como administrar os estudos. São disponibilizados simulados, aulas, e-books e séries, como a “Redação Enem Começando do Zero”, disponível no site. Inscrições abertas, em: cursoenemgratuito.com.br.

Acelere no Enem

Oferecido de forma on-line e gratuita, traz metodologia que alia entretenimento e estudos. Na plataforma há conteúdos de filmes, livros e jogos. E ainda disponibiliza aulas, mapa de estudos gamificado, monitorias, banco de provas, materiais e relatórios. Detalhes: acelerenoenem.com.br.

Pré-Enem

As secretarias estaduais da Educação e de Comunicação promovem a 4º edição do “Pré-Enem Seduc RS”. Iniciado em 2020, como uma recomposição das aprendizagens, continua servindo de reforço para os alunos do Ensino Médio. As aulas são reexibidas diariamente pela TVE-RS, das 16h às 17h30min, até novembro; ou pelo Youtube: youtube.com/TVSeducRS.

Simuladão

A Plataforma Professor Ferretto inscreve, até 17/9, para a 4º edição do Simuladão Enem, aplicado nos dias 18 e 19/9. Os 50 melhores classificados ganharão o curso Intensivão Enem, e 2 meses de acesso. Inscrições: tinyurl.com/4st2txr7

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895