Dia para "criançar" em todas as idades

Dia para "criançar" em todas as idades

A tradicional data de agrados infantis tem o Brasil como pioneiro, em 1924, e se espalhou pelo mundo, a partir de 1959. Pode ter caráter comercial, lúdico ou cultural; gerar ricas memórias; e acompanhar por toda uma vida

Programações para toda a família podem ser oportunidades de aproximar as crianças de entes queridos por meio da diversão

Por
Bárbara Niedermeyer

O Dia das Crianças, comemorado no próximo 12 de outubro no país, é tradicional data de “agrados” infantis. E a homenagem tem pioneirismo no calendário brasileiro, ao dedicar um dia inteiro ao protagonismo da criançada, com o decreto federal 4.867, de 5/11/1924, do então presidente da República Artur Bernardes. Já em âmbito mundial, foi ao oficializar a Declaração dos Direitos da Criança, que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef/ONU) reconhece o Dia Universal das Crianças, em 20/11/1959. A partir daí, a celebração se expande ao redor do mundo, em diferentes períodos. No Japão, por exemplo, é 5 de maio, para meninos, e 3 de março, para meninas; na África Central, 25 de dezembro; e em Portugal, 1º de junho.

Como festejar, no entanto, varia entre cada família. Pode ter maior apelo afetivo, comercial, cultural, educativo, de lazer ou nem ser destacado. E o momento, que para muitos é de diversão, pode ser também fonte de aprendizado, capaz de gerar ricas memórias a acompanhar toda a vida da criança.

Para a professora Marília Forgearini Nunes, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do RS (Faced/Ufrgs), a data é sinônimo de conexão e compartilhamento de experiências, permitindo aproximar ainda mais pais e filhos. “É um dia que, sim, se celebra a criança, mas deve ser uma oportunidade de as crianças verem que o adulto também tem uma criança dentro dele”, considera. No RS, instituições e entidades promovem diversificada programação.

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realizará na cidade, dias 13 e 14 de outubro, o projeto “Concertos Mágicos”, da Série Didáticos, na Casa da Ospa. O projeto é para escolas previamente inscritas, mas 600 ingressos serão disponibilizados ao público, que pode trocá-lo por 1kg de alimento não perecível. A retirada é on-line (bit.ly/3CCRcJX) ou na bilheteria da Ospa. Para a professora Marília – que desde 2019 coordena na Ufrgs o projeto “Quem quer brincar?” e que integra projetos de extensão da Faced, como a Brinquedoteca e a Didacoteca – oportunidades como esta, aproveitadas entre pessoas queridas, muitas vezes valem bem mais que presentes materiais. “Estes momentos, em que se pode aproveitar a convivência, são de suma importância, pois podem ficar para sempre na memória das crianças.”

Também por meio de brincadeiras e atividades lúdicas, os jovens desenvolvem habilidades importantes, como interagir, se comunicar, praticar a imaginação e exercitar coordenação motora. Segundo Marília, “a brincadeira faz com que as crianças se aproximem do conhecimento de uma maneira mais fácil. Brincar é um ato de descobrir o mundo”. Alinhada a este pensamento, a Universidade de Passo Fundo (UPF) preparou as “Noites Crianceiras”, destinada à comunidade de Passo Fundo e região. A atividade é para o público de 5 a 11 anos, e familiares poderão participar de oficinas gratuitas, incluindo a de ciências e ecologia. Inscrições pelo e-mail: brinquedotecafaed@upf.br.

Oficinas permitem por "a mão na massa" para comemorar a data | Foto: Tainá Binelo / UPF / CP

Já na Fundação Iberê, em Porto Alegre, a programação para jovens se desenvolve aos finais de semana de outubro. Entre 1º e 29 de outubro, sempre aos sábados, há oficinas gratuitas de pintura, gravura em linóleo e pigmentação com elementos naturais. Roteiro e inscrições via link.

Além das diversificadas ações especiais promovidas nesta data (box), Marília assinala a importância de incluir, cada vez mais, o ato de brincar na rotina escolar dos mais diversos níveis de Ensino. “A diversão é fundamental, e as crianças aprendem brincando. Se é assim, porque não vamos aproveitar isso dentro da sala de aula, que é onde as crianças podem experimentar aprender de maneira colaborativa?”, indaga a professora.

Atividades

• Rua da Alegria: A Rua da República, na Cidade Baixa, em Porto Alegre, vai virar Rua da Alegria no dia 12 de outubro. As atividades gratuitas envolvem jogos, futebol de sabão e teatro, até as 17h30min.

• Feira Ecológica: Durante todo este mês, a Feira Ecológica do Menino Deus, na Capital, terá programação especial voltada ao público jovem. São quatro sábados repletos de ações, como inglês, leitura ou yoga infantil.

• Música: No espaço Barracabra, do BarraShoppingSul, na Capital, a Cia Lúdica trará, dia 12 de outubro, às 17h, um espetáculo musical focado em diversão, descontração e alegria. E no dia 9/10, às 15h, haverá Show Especial, no Centro de Eventos. Ambos gratuitos.

• Brincadeiras: Também na Capital, a Fundatec realizará, no dia 12 de outubro, no seu estacionamento, uma tarde de brincadeiras e diversão. O evento é aberto à comunidade e tem o ingresso de caráter social (como a doação de brinquedos, livros infantis, roupas ou alimentos não perecíveis).

• Museu: O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, na Capital, preparou atividades para a data das crianças (12/10), do professor (15/10) e o Dia C da Ciência (25/10). Haverá “Minuto da Ciência”, contação de histórias e a tradicional “Uma noite no museu”, em que pais podem participar com os filhos. Agendamentos: pucrs.br/mct.

• Ambiental: Dia 14 de outubro, a Quinta da Estância, em Viamão, receberá gratuitamente 350 alunos de escolas públicas do RS, para um fechamento especial da 29ª Semana Interamericana da Água. A ação visa contribuir com o acesso de jovens à Educação Ambiental de qualidade, em sintonia com a 29ª Semana Interamericana e 22ª Semana Estadual da Água, entre 7 e 15/10.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895