Ensino e esporte em sintonia

Ensino e esporte em sintonia

Torneios esportivos se intensificam nesse período letivo, integrados à aprendizagem

Da atual febre de ‘bater figurinhas’ até jogos, treinos e competições em pátios e ginásios, o esporte promove a saúde e amplia o conhecimento

Por
Maria José Vasconcelos

A proximidade da Copa do Mundo de Futebol, que se realizará de 20 de novembro a 18 de dezembro no Catar, é um estímulo extra a estudantes que já incluem o esporte em suas vidas. E não se trata de valorizar apenas de uma modalidade esportiva. Diz respeito a atividades diversas, individuais e coletivas, que se integram ao desenvolvimento escolar e que, muitas vezes, acompanham a vida pessoal ou se tornam escolha profissional. Da atual febre de “bater figurinhas” da Copa, até treinos e disputas, o esporte agrega promoção da saúde e conhecimento, muito aproveitados no ensino. E com os eventos suspensos no período de pandemia, essa retomada presencial, após quase dois anos de Covid e trabalhos remotos, mobiliza ainda mais os estudantes.

Um dos grandes encontros esportivos são os Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs). Suspensos em 2004 e retomados no ano passado, em 2022 voltam a pleno, com participação de todos os estados e recorde de inscrições de alunos-atletas: 5.646. De 31 de outubro a 15 de novembro, reunidos no Rio de Janeiro, milhares de crianças e jovens, entre 12 e 14 anos, terão dias de integração, troca de experiências e aprendizado. A delegação do RS é de quase 270 participantes, mais da metade de escolas públicas de várias cidades gaúchas. Mas nem só de grande eventos vive essa “categoria de base” de atletas. Dos médios aos pequenos encontros, a convivência esportiva anima e movimenta alunos para além da sala de aula.

Por dois anos sem ocorrer por causa da Covid-19, o maior evento esportivo da Rede Marista e um dos maiores em Educação Básica no RS – o Maristão – está de volta. De 29 de outubro a 19 de novembro, reúne centenas de estudantes de 13 cidades gaúchas, de Brasília (DF) e Sinop (MT), para competições em quatro modalidades: basquete, futsal, handebol e vôlei. Os jogos acontecem no Parque Esportivo da PUCRS e no Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre; e no Colégio Marista Graças, em Viamão. A largada é com atletas juvenis. E nos dias 18 e 19 de novembro, a 2ª etapa é com os times infantis.

Graziela Acosta, coordenadora do Maristão, destaca a importância e alcance educativo do evento. “O esporte é potente ferramenta educativa que promove o desenvolvimento de diversas habilidades e competências – não só os saberes corporais, mas também atitudinais. No caso das modalidades coletivas, principalmente, como é o caso do Maristão, elas possibilitam cooperação, espírito de liderança, respeito e autoconhecimento. No âmbito educacional, o esporte prepara a criança e o jovem para a vida em sociedade”.
Na área acadêmica, diversas universidades valorizam o esporte e apoiam torneios internos e externos. Na Feevale, em Novo Hamburgo, o programa Esporte Universitário visa contribuir com a formação cidadã e atender à Política de Apoio aos Estudantes através da prática esportiva. A proposta teve início em 2006 e hoje tem dois projetos de extensão vinculados: Atletas Individuais e Equipes Universitárias. Também busca consolidar a prática esportiva como meio para o desenvolvimento de capacidades e o surgimento de novos valores; estimular o ingresso, a permanência e a conclusão dos estudos na Educação Básica e Superior; além de promover a integração dos estudantes da Feevale (entre si e com outras instituições).

Em Erechim, a Escola de Educação Básica da URI na cidade participará do Fórum Internacional da Juventude Pierre de Coubertin. Desde 2009, a Educação Olímpica integra atividades e projetos acadêmicos desenvolvidos, com foco no processo educativo pautado nos valores disseminados pelo Movimento Olímpico: respeito, amizade e excelência.
Outra movimentação esportiva no Interior é o II Torneio de Futsal Solidário Faccat. Com objetivo de proporcionar a integração dos estudantes, professores e funcionários, estão abertas as inscrições para essa disputa na categoria masculina, que será nos dias 13 e 20 de novembro. A realização do esporte das Faculdades Integradas de Taquara alia, ainda, ação social de arrecadação de leite e alimentos para doação. Este ano, a competição será no Ginásio Municipal Décio Francisco da Costa, em Parobé. 

Institutos federais promovem competições

IFSul: Nos Jogos Intercâmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense, com sede em Pelotas e 14 campi, as etapas regionais da maior competição esportiva da instituição começaram no dia 24 de outubro. A final acontecerá em 4 de novembro, com a participação de mais de 400 estudantes de todos os campi. Os jogos são disputados nas modalidades de atletismo, futsal, handebol, basquete, vôlei, vôlei de praia, xadrez e tênis de mesa. As equipes e atletas vencedores em cada modalidade desses Jogos Intercâmpus terão passaporte para os Jogos dos Institutos Federais (JIF). E vão disputar a etapa nacional dos JIF, no final de novembro, em SP.

IFRS: No Instituto Federal do RS, a atração é o 1° Torneio de Xadrez do Campus Alvorada, que realiza inscrições até 16 de novembro. A competição é aberta a interessados e será em 19 de novembro, na sede acadêmica na cidade (rua Prof. Darcy Ribeiro, 121). O objetivo é apontar os melhores jogadores de xadrez de 2022 de Alvorada, promover e incentivar a prática do esporte no RS e a integração, além de celebrar o Dia Internacional do Enxadrismo (em 19 de novembro). Inscrições on-line (www.ifrs.edu.br/alvorada), sendo solicitada a doação de alimento não perecível no dia do evento. O 1° Torneio de Xadrez tem organização da extensão Clube de Xadrez e Sociedade Ong Embrião.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895