Ensino intensifica vivências e ações solidárias

Ensino intensifica vivências e ações solidárias

Projetos sociais e de voluntariado mobilizam estudantes, especialmente no final do ano, com Natal e encerramento de calendário letivo. Mas variados trabalhos acontecem ao longo do ano, agregando conhecimento e integração

Projeto ‘Gestão Social e Cidadania’, da Unijuí, levou crianças do entorno para o Laboratório de Gastronomia e Nutrição. A turma produziu bolachas e, junto às famílias, trabalharam questões ligadas à saúde, meio ambiente, empreendedorismo e idiomas

Por
Maria José Vasconcelos

A vivência de ações solidárias e de voluntariado ficam mais evidentes em épocas como a do final de ano, com celebrações de Natal ou Réveillon. Mas mobilizam a sociedade e a comunidade escolar e acadêmica, muitas vezes, ao longo de todo o ano. Neste mês, várias atividades são promovidas pelas instituições de ensino, especialmente aproveitando a data para também encerrar o calendário letivo. Concertos, shows, campanhas de arrecadação, doações ou oficinas abertas são algumas das iniciativas. E em sala de aula, trabalhos de artes movimentam as turmas.

Na Rede Marista Brasil – com 98 unidades de ensino e atendendo mais de 97 mil crianças, jovens e adultos em 20 estados brasileiros e DF – uma das ênfases curriculares é a cultura do voluntariado. Segundo recente levantamento feito pela instituição, em 2023 foram arrecadadas, no RS, mais de 50 mil toneladas em doações, através de 84 iniciativas solidárias propostas por 13 unidades de ensino maristas. São campanhas de arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupas, brinquedos, material escolar, livros, itens eletrônicos, doação de sangue e cartas de gratidão, desenvolvidas pelo corpo docente e pelos estudantes. “A vivência do voluntariado não apenas proporciona nova postura em relação ao entorno diário, mas também transcende o período efetivo de voluntariado, permeando a vida cotidiana”, avalia Maria Inete Maia, assessora de Identidade, Missão e Vocação do Marista Brasil em Porto Alegre (RS).

A educadora destaca que o trabalho proporciona, desde cedo, que as crianças aprendam a importância da solidariedade para a consciência cidadã. E aguça conhecimento, pensamento crítico, autonomia, tornando-as mais preparadas para viver em uma sociedade em constante transformação.

Neste ano, Maria Inete lembra que a comunidade Marista gaúcha foi atuante no apoio a atingidos pelas enchentes no Vale do Taquari e na Ilha Grande dos Marinheiros, na Capital. Houve arrecadação de colchões, cobertores, agasalhos, roupas adultas e infantis, material escolar, brinquedos, produtos de higiene e limpeza, alimentos e mais de mil litros de água potável. Na Ilha Grande dos Marinheiros, o Centro Social Marista Aparecida das Águas e a Escola Marista Tia Jussara, que atendem crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, tornaram-se pontos de encontro das famílias afetadas. No RS, as Unidades Sociais Maristas recebem doações permanentes dos Colégios Maristas.

Já o projeto de extensão “Gestão Social e Cidadania”, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (Unijuí), com sede em Ijuí e campi na região, promoveu, dia 12/12, atividade de aproximação comunitária. Em alusão ao Natal, as crianças moradoras dos bairros Pindorama e Thomé de Souza, que frequentam a Estação e Parque da Pedreira, estiveram no Laboratório de Gastronomia e Nutrição da Unijuí produzindo bolachas decoradas. A coordenadora do projeto, Sandra Albarello, explica que o objetivo foi proporcionar integração e conhecimento do espaço acadêmico. “Então, produzimos estes doces, como forma de presente de Natal, que eles levam para casa.” Para a professora, a ação agrega aprendizados. “Nesta atividade, eles puderam aprender sobre fermentação, pesos e cuidados com a higiene. Sentimos que, a cada ação, eles evoluem”, considera, frisando que o projeto funciona em prol do crescimento da comunidade, principalmente, do entorno do Parque da Pedreira, onde são trabalhadas com as famílias questões como cuidado com a saúde, meio ambiente, empreendedorismo e idiomas.

E também da Universidade, o Coral da Unijuí está realizando uma série de shows neste final de ano. Com apresentações durante todos os meses, a regente do Coral Unijuí, Lizandra Rodrigues, ressalta a importância de realizar espetáculos em ambientes diferentes e revela que, em dezembro, são intensificados concertos de Natal.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895