Especial 7 de Setembro: controvérsia das datas, 07/09 ou 12/10?

Especial 7 de Setembro: controvérsia das datas, 07/09 ou 12/10?

Mapa publicado no Correio do Povo de 1972 reproduz a viagem de Dom Pedro I

Por
Christian Bueller

Os brasileiros costumam comemorar feriado no dia 12 de outubro, data para celebrar a padroeira do Brasil. Além disso, é o Dia da Criança. Poucos sabem, mas este também poderia ser o dia da Independência do Brasil. De fato, a data de comemoração da independência brasileira era inicialmente 12 de outubro, dia em que o príncipe se tornou Dom Pedro I, imperador do Brasil. Apenas alguns anos depois, o 7 de Setembro passou a ser a data oficial.

Segundo a professora Tania Regina de Luca, o motivo é simples: é o dia que também marca o aniversário de Dom Pedro I e, no Brasil Império, comemorações de passagem de ano das figuras históricas eram consideradas feriado nacional. Foi, além disso, data de sua coroação oficial como imperador. “D. Pedro proclama a independência no 7 de setembro, mas as pessoas vão saber o que ele fez depois, já no Rio de Janeiro”, explica Tania.

Em 12 de outubro de 1822, milhares de pessoas saíram às ruas e a Praça da República, no Rio de Janeiro, foi ocupada pelo povo. Ali ficava o Palacete do Campo de Santa Anna, onde de uma das janelas laterais, Pedro I ouviu e foi ouvido pelo povo e autoridades nacionais e estrangeiras. Foi um dia de festas populares na cidade, um sábado em que choveu muito. Nas festas e cortejos apareceram bandeiras com os novos símbolos nacionais. À noite, no teatro, com a presença de Pedro I e família, foi ouvido o novo hino nacional, letra de Evaristo da Veiga e música de Marco Portugal.

Essas informações saíram publicadas na edição do dia 16 de outubro de 1822, do jornal Correio do Rio de Janeiro. De convicções republicanas, o jornal foi um dos mais ativos e representativos do intenso, tenso e denso processo que resultou em nossa independência.

A historiadora Isabel Lustosa, com base nas pesquisas da historiadora do Instituto Histórico, escreveu que “a opção pelo 7 de setembro casava bem com a ideia de que a Independência fora obra exclusiva de dom Pedro e essa data foi estrategicamente escolhida para a assinatura do tratado de 1825. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895