Esporte agrega símbolos e expressa cultura

Esporte agrega símbolos e expressa cultura

Especialmente grandes eventos, como Copa do Mundo ou Olimpíadas, são capazes de revelar o quanto de significado cultural e histórico de um povo é capaz de se expressar, ao longo do tempo, por meio da atividade esportiva

As Phryge Olímpica e Paralímpica são as figuras mascotes das Olimpíadas de Paris 2024. São gorros, tradicionais da cultura francesa, utilizados por militantes na Revolução Francesa de 1789. Têm significado de liberdade e destacam a inclusão. E em vez de um animal, representam um ideal.

Por
Maria José Vasconcelos

Esporte e cultura têm trajetórias que se integram e perpassam a história da sociedade. Uma dessas marcas são as representações icônicas. Assim, o uso de símbolos atrelados a atividades esportivas é muito evidenciado, especialmente em grandes eventos, como em olimpíadas ou jogos. Neste ano, a Copa do Mundo Fifa de 2022, que transcorre entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro no Catar, adotou o La`eeb – que são lenços de cabeça muito utilizados pelos árabes. De acordo com a Fifa, eles têm o significado de “jogador super habilidoso”.

A Copa do Mundo mal começou e o próximo grandioso acontecimento esportivo já dá as caras. Os Jogos Olímpicos de Paris anunciaram a representação para essa competição de imenso peso histórico, tanto na Europa quanto no mundo. Neste mês (em 14 de novembro), a organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 apresentou ao mundo os mascotes oficiais dos eventos esportivos que vão ocorrer de 26 de julho a 11 de agosto de 2024. Eles se chamam a “Phryge Olímpica” e a “Phryge Paralímpica”. Esses personagens são pequenos gorros, chamados de barretes frígios, um dos símbolos do país, presentes há centenas de anos na história e cultura da França, e com fortes significados até os dias atuais. É uma espécie de chapéu, utilizado por militantes na época da Revolução Francesa de 1789. O presidente das Olimpíadas na capital francesa, Tony Estanguet, explica que eles são “sinônimo de liberdade” e destacam a “promoção da inclusão”. Segundo o dirigente, “queríamos mascotes que incorporassem a nossa visão e que pudessem compartilhá-la com o povo francês e o mundo. Em vez de um animal, os nossos mascotes representam um ideal”.

Aspectos culturais diversos, como os expressos no esporte, são explorados e integram criativas propostas e planejamentos escolares. A professora de História Lígia Tureck Melo, do Colégio Marista Paranaense, em Curitiba (PR), reforça essa representação das próximas olimpíadas em Paris: de liberdade, inclusão e o apoio a grandes causas para a humanidade. “Penso que o barrete frígio vem com a intenção de renovar e fortalecer as ideias de democracia, liberdade, fraternidade e igualdade. Temas que eram as bases da Revolução Francesa e que, às vezes, nos parecem esquecidos. Também são ideais trabalhados nas olimpíadas e entre os atletas de nacionalidades tão diversas.”

Do Marista Escola Social Ecológica, em Almirante Tamandaré (PR), a professora de História Aline Di Giuseppe explica que eventos como as olimpíadas tiveram origem na Grécia, e, até hoje, são importantes eventos esportivos do mundo. Aponta que os símbolos de cada país, como em camisas e bandeiras, são carregados de representações históricas. E lembra que momentos de protestos também são verificados dentro dos esportes, como em defesa de causas sociais ou contra guerras, por exemplo. Segundo a educadora, a partir dos esportes, diversas narrativas são contadas e a história se constrói.

Os símbolos, além de nos ensinarem sobre aspectos históricos locais e culturais de um povo, muitas vezes estão impregnados de sentido e importância representativa. “Há muitos símbolos que costumamos ver, mas sem saber o seu real significado. E esses eventos nos trazem conhecimento e informação de maneira ampla”, comenta Aline. Ela cita que uma pomba branca nunca mais será uma ave qualquer, ao sabermos que simboliza a paz. Assim como o barrete, que deixará de ser um simples gorro, depois que soubermos que simboliza liberdade.

Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024

• Essa competição é, tradicionalmente, conhecida como Jogos da XXXIII Olimpíada; e chamados de Paris 2024.

• Esse grande evento multiesportivo está previsto para ser realizado no 2º semestre de 2024, em Paris (França). Será a terceira vez que a cidade vai ser a sede dos jogos.

• Têm agenda prevista para o período de 26 de julho de 2024 a 11 de agosto de 2024.

• Adota o slogan “Jogos para todos” (em francês, grafado Ouvrons grand les Jeux).

• Os mascotes oficiais são “The Phryges”, inspirados no tradicional gorro francês frígio, um dos símbolos do país.

• Essa disputa mundial estima mobilizar 10.500 atletas, em 329 eventos e 32 esportes.

• Terá a cerimônia de abertura realizada no dia 26 de julho de 2024; e a de encerramento, em 11 de agosto de 2024.

• O estádio principal da olimpíada será o Trocadéro.

• O calendário de competições prevê ação que começará dois dias antes da cerimônia de abertura, com rugby e futebol, dia 24 de julho de 2024.

• Mais informes e dados podem ser enconrados no site das Olimpíadas.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895