Extensão incrementa ações comunitárias

Extensão incrementa ações comunitárias

Variados cursos, propostas e ações acadêmicas mobilizam estudantes e professores em busca do conhecimento aplicado

Novo curso da UCS propõe o aprendizado do Talian em família.

Por
Maria José Vasconcelos

Cada vez mais, as atividades de extensão acadêmica se aproximam e envolvem a comunidade. E além de ampliar e enriquecer conhecimentos, promovem desenvolvimento e apoio regional. São diretrizes basilares da Educação Superior, integrando o tripé: ensino, pesquisa e extensão. E a articulação entre cada um desses importantes pilares rege a missão e o dever das universidades no Brasil (ver box).

As instituições públicas e as comunitárias, em especial, têm esse papel muito forte, promovendo pesquisa e conhecimento aplicado e aliado a ações de cidadania. No RS, é crescente a mobilização articulada, do mundo acadêmico com a comunidade. E são muitas áreas a mobilizar estudantes e cursos, em interação que apoia variados setores sociais.

Contra o endividamento

As Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), em parceria a Prefeitura de Rolante, o Procon e o Poder Judiciário uniram forças para ação social. Assim, em Acordo de Cooperação Técnica, assinado em dezembro/23, será buscada a implementação do Núcleo Multidisciplinar de Atendimento ao Superendividado (NAS). Os trabalhos práticos iniciarão neste 1° semestre/24, na retomada letiva da Instituição.

A iniciativa pretende ajudar e orientar moradores de Rolante que possuem um superendividamento e que precisam orientação no setor. O Procon de Rolante fará a filtragem, e a demanda será encaminhada à Faccat. Sob a coordenação dos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Gestão Comercial, e com orientação docente, será promovido atendimento multidisciplinar, objetivando a reinserção social e construção de um plano de pagamento. E caberá ao Poder Judiciário do RS, apreciar e, se for o caso, homologar os acordos firmados no Núcleo (NAS).

“A questão da Educação Financeira é assunto muito sério na realidade brasileira. Deve vir da família, no sentido de aprender, desde cedo, a ter este controle. Mas o problema é que isso não está acontecendo. E, assim, temos que ajudar, envolvendo e apoiando o maior número de pessoas possíveis”, considera o diretor geral da Faccat, Delmar Backes.

Preservação da Língua

Em outra ação de extensão, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) busca a preservação da língua de imigração italiana por meio de ensinamentos gramaticais e culturais. Um dos projetos, com início das aulas previsto para maio/24, envolve a instituição acadêmica e ainda entidades nacionais, estaduais e regionais conectadas ao tema. E como manifestação e segunda língua oficial de Caxias – sendo reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como Referência Cultural Brasileira – o Talian é herança cultural também cultivada pela UCS. Dessa forma, a Universidade objetiva valorizar a língua falada na região de ocupação italiana com o Programa UCS Línguas Estrangeiras. E lança o curso de extensão Talian in Fameia – La nostra léngoa de eransa.

A proposta é ensinar o dialeto através de encontros virtuais, e com os alunos participando junto às suas famílias. O curso, que dá direito de compartilhar as aulas com o seu núcleo familiar, ocorrerá entre os meses de maio e outubro; e contemplará os componentes gramaticais básicos e elementos culturais do Talian, como música e literatura. E, ao final, os alunos serão convidados a participar de um Filò Talian (festa típica dos imigrantes com forte participação comunitária) para vivenciar e promover a prática das tradições. E a iniciativa integra e envolve comunidade e diversas entidades e associações.

Extensão

  • É um dos 3 elementos acadêmicos essenciais, compostos pelo tripé ensino, pesquisa e extensão.
  • Atua junto à comunidade, possibilitando a integração comunitária e o compartilhamento do conhecimento adquirido, via ensino e pesquisa desenvolvidos na instituição.
  • Integra o tripé acadêmico, que é preceito constitucional das universidades brasileiras. Consta no artigo 207 da Constituição Federal, assinalando que devem obedecer o “princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.
  • O curso e as atividades de extensão têm cunho pedagógico e são de caráter teórico e prático, presencial ou a distância.
  • São ações planejadas e organizadas de modo sistemático, para atender às necessidades da sociedade, visando desenvolvimento, atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos.
Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895