IE: qualidade e pioneirismo no ensino do RS

IE: qualidade e pioneirismo no ensino do RS

Mais que uma relevante trajetória educacional gaúcha, o Instituto de Educação General Flores da Cunha celebra seus 155 anos com orgulho de valorizar o ensino público. E prepara programação festiva durante todo este mês.

Até ser instalado nos terrenos do Parque Farroupilha, o IE funcionou em três diferentes sedes. E integrou os Festejos Farroupilhas.

Por
Maria José Vasconcelos

O Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE) completa 155 anos neste 5 de abril, com a especial felicidade de retornar às atividades de ensino em sua recém reformada sede. Mais que oportuna, a escolha da IE recuperado foi palco para a abertura deste ano letivo 2024 no Rio Grande do Sul. O prédio histórico – escola padrão, símbolo da Educação – teve a maioria dos trabalhos de restauro entregues no último dia 19/2, após mais de uma década de processos para melhorias, e de sete anos e meio de seus alunos estudando em outras três escolas públicas, em diferentes locais da Capital, à espera dos reparos estruturais emergentes e necessários.

De 2011 até agora, uma trajetória de desafios envolveram esforços do Poder Público, burocracias, projetos, obras (ativas, suspensas e paradas), além de muito comprometimento e tenaz mobilização da comunidade escolar.

Prédios do IE

A historiadora e ex-professora do IE Regina Portella Schneider destaca que o importante colégio público estadual instalado na av. Osvaldo Aranha, em Porto Alegre, foi construído, especificamente, para abrigar a Escola Normal de Porto Alegre. E lembra que, anteriormente, a instituição funcionou em três diferentes prédios: situado na esquina entre as ruas Riachuelo e General Câmara, onde hoje localiza-se a Biblioteca Pública do Estado; na rua Duque de Caxias com a Marechal Floriano Peixoto, atual local do Colégio Sévigné; e na rua Duque de Caxias com a rua General Auto, agora com parte do edifício sendo a Escola Paula Soares.

A professora Regina esclarece que a construção do prédio do IE, nos terrenos do Parque Farroupilha, foi uma promessa do então governador do RS, General Flores da Cunha, – sendo feita e cumprida, inclusive entregue cinco dias antes do prazo previsto para o término das obras e totalmente quitada – ao diretor da Escola Normal, Doutor Emílio Kemp. O motivo é que além de cada sala de aula comportar cem ou mais alunas, danos na estrutura do prédio, especialmente no telhado, prejudicavam as atividades de ensino, alagando as instalações sempre que chovia.

Festejos Farroupilhas

Como o grande e imponente prédio da Osvaldo Aranha foi concluído em 1935, data do centenário da Revolução Farroupilha, foi proposto que o local fosse cedido – aproveitando que estava novinho e pronto – para abrigar, provisoriamente, o Pavilhão Cultural da Exposição Farroupilha. Isso porque era setembro de 1935 e pensava-se que, em dezembro, os festejos estariam encerrados. Mas a Exposição atraiu milhares de visitantes, prolongando-se até dezembro de 1936 e fazendo com que a Escola Normal tivesse que esperar para transferir-se para o prédio novo. Assim, só em março de 1937 a Escola ocupou o prédio que lhe fora destinado, confirmando sua histórica trajetória de espera e pioneirismo, até hoje enfrentados com energia e desafios conquistados com perseverança.

Agenda comemorativa

A diretora do IE, Alessandra Lemes da Rosa, revela que o aniversário da escola será comemorado com diversas atividades, durante todo este mês de abril (box). Os eventos têm, entre os objetivos, promover encontro geral em homenagem aos 155 anos do IE, integrar a comunidade escolar e valorizar o histórico patrimônio público de ensino gaúcho.

A felicidade de superar desafios de diversas épocas, por mais de um século e na firme proposição de qualificar o ensino é motivo de orgulho não apenas da comunidade do IE. A diretora ressalta a alegria de retornar aos estudos em “casa restaurada e numa escola que faz história na Educação pública do RS”. E assinala que, até hoje, a escola segue pioneira. Ela lembra que o IE inaugurou, nesta última semana – com o restabelecimento da energia elétrica na escola, por furto –, a nova modalidade do governo do Estado, de registro de preços, que visa agilizar serviços e manutenções em instituições públicas gaúchas.

“Na próxima edição, o +Domingo trará o histórico percurso realizado pelo IE, em prédios de Porto Alegre, que sediaram a 1ª Escola de Formação de Professores no RS."

Celebrações de 155 anos

Este mês de abril será de festejos, relativos aos 155 anos do Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE), sediado em Porto Alegre.

  • No sábado (6/4), das 10h às 13h, a agenda comemorativa dos 155 anos envolve abertura, com Hino do IE cantado por ex-aluna; apresentação da Orquestra Jovem do RS, canção realizada por estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental e exibição de aluno da Educação Infantil, que tocará gaita; além de ser entoado parabéns, ter bolo gigante e ser promovido jogo de vôlei entre alunos, ex-alunos, funcionários e professores da escola.
  • No dia 27/4 haverá encontro festivo no pátio do IE, a partir das 9h. A entrada será pela porta lateral, para uso das instalações externas e do ginásio. Estão convidados atuais e ex-alunos, funcionários, professores e diretores. Na ocasião serão realizados jogos de futsal e vôlei.
Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895