Nova escola oferece opções de qualificação no agro

Nova escola oferece opções de qualificação no agro

Campus de Agronegócio construído pela Atitus Educação será aberto em Passo Fundo no início do ano letivo de 2024 e faz parte da estratégia de reposicionamento da marca de Ensino Superior, com investimento de R$ 100 milhões

Por
Nereida Vergara

Impulsionada por uma demanda crescente de qualificação na agropecuária, a Atitus Educação, instituição de Ensino Superior que em 2024 completa duas décadas de existência, inicia o projeto de reposicionamento de suas unidades abrindo as portas da Escola de Agronegócio, em Passo Fundo, no início do próximo ano letivo, em março. Hoje, a instituição já atende 400 estudantes nos dois cursos, que frequentavam aulas no campus Santa Terezinha da Atitus, no mesmo município. De acordo com o presidente do complexo educacional, Eduardo Capellari, R$ 100 milhões estão sendo gastos para reposicionar as escolas. “Nossa perspectiva é chegar, em quatro anos, a cerca de 900 a 1 mil alunos matriculados”, diz ele.

O executivo ressalta que mais do que apresentar um campus novo, em uma área de 40 hectares, inspirado no conceito de fazenda inteligente, a Atitus pretende praticar um novo ecossistema de educação superior com foco em tecnologia, mercado de trabalho e empreendedorismo. A escolha de Passo Fundo e região para instalação do projeto, segundo Capellari, é estratégica e se baseia em três frentes. “Foi aqui nesta região que nasceu a genética de grãos no Rio Grande Sul, também é que se concentra a fabricação de máquinas e implementos agrícolas. Além disso, na região sul (incluindo Paraná e Santa Catarina) está a liderança na produção de proteína animal”, justifica.

Eduardo Capellari destaca que a intenção da instituição é tornar-se um hub de educação e inovação para o agronegócio, que conectará estudantes, profissionais, empresas e entidades do segmento, como as cooperativas. As empresas parceiras da iniciativa, adianta, serão anunciadas a partir do final deste mês. A maior novidade, em termos educacionais, é a possibilidade de o aluno escolher o direcionamento de sua graduação desde o começo, escolhendo entre as linhas de Empreendedorismo e Empregabilidade. A escola também oferecerá cursos de pós-graduação e educação continuada em parceria com outros estabelecimentos de ensino superior nacionais. “As possibilidades de capacitação de filhos e filhas de produtores rurais vão se multiplicar”, complementa.

Hoje, a Atitus mantém no Estado 19 cursos, com o total de 6 mil alunos, incluindo linhas de estudo para mestrado e doutorado.

 

 

 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895