Por uma vaga na elite

Por uma vaga na elite

Começa neste final de semana a Série A-2, conhecida como Segundona Gaúcha, que terá 16 clubes e vai até o dia 27 de agosto

O Pelotas (de cinza) está no Grupo B da Segundona, ao lado de Grêmio Bagé, Guarani-VA, Guarany de Bagé, Inter-SM, Lajeadense, Santa Cruz e São Gabriel

Por
Chico Izidro

Depois do término do Gauchão, no último domingo, onde o Grêmio sagrou-se hexacampeão após bater o Caxias na decisão, começa neste final de semana a Série A-2, conhecida como Segundona Gaúcha. O campeonato vai indicar os dois times que disputarão a elite estadual em 2024, no lugar dos rebaixados Esportivo e Aimoré. A competição terá 16 clubes e será disputada até o dia 27 de agosto.

A fórmula é simples. Na primeira fase, os 16 times foram divididos em dois grupos de oito, de acordo com a localização geográfica. Eles se enfrentam em turno e returno dentro do próprio grupo. Ao final desta etapa, as quatro primeiras equipes de cada chave avançam para as quartas de final, enquanto as duas últimas colocadas (uma de cada grupo) serão rebaixadas para a Terceirona Gaúcha.

O Grupo A conta com Brasil de Farroupilha, Gaúcho, Glória, Monsoon, Passo Fundo, Tupi, União Frederiquense e Veranópolis. O Grupo B é composto por Grêmio Bagé, Guarani-VA, Guarany de Bagé, Inter-SM, Lajeadense, Pelotas, Santa Cruz e São Gabriel.

Nas quartas de final, começam os mata-matas, em ida e volta, e os times de melhor campanha na primeira fase decidem em casa. Já nas semifinais, os quatro times vencedores das quartas, enfrentam-se novamente em jogos de ida e volta com a mesma vantagem anterior de decidir sob seus domínios. Quem passar às semifinais, garante automaticamente a passagem para a elite.

Reforços em todos os times

O Brasil de Farroupilha tem como técnico Luciano Almeida. O elenco se apresentou em março e teve cerca de 30 dias para se preparar para o campeonato. A estreia neste domingo será contra o Monsoon FC, de Porto Alegre, no estádio das Castanheiras. “A estreia sempre tem um pouco de tensão, aquele friozinho na barriga normal. Mas acredito que depois que a bola rolar vai se normalizando, os atletas vão entrando no clima e a gente espera começar com o pé direito. E isso independe se o adversário tem mais recurso financeiro. A gente sabe que dentro de casa a gente tem que fazer o nosso dever”, afirmou o treinador. Entre os vários reforços do time da Serra, se destaca João Paulo, 37 anos, artilheiro e campeão gaúcho pelo Novo Hamburgo em 2017. Ele foi revelado pelo Madureira e passou pelo futebol da Bélgica e Portugal, além de Glória, Juventude, Caxias, Guarantinguetá e Ypiranga.

O Monsoon FC, do técnico Márcio Ebert, se localiza na Zona Sul da Capital, com instalações no Parque Lami. A base do time é a mesma que conquistou de forma invicta a Terceirona no ano passado.

O Glória, que manda os seus jogos no Altos da Glória, em Vacaria, tem como treinador Fabiano Borba. O grupo de jogadores está otimista, acreditando no acesso, conforme disse o volante Marcel Canssi. “A expectativa tem sido a melhor possível. O trabalho de preparação vem sendo realizado de forma positiva. Caminhamos para o acesso e o título”, garantiu o jogador. A estreia será em casa, diante do Passo Fundo.

O Veranópolis, que caiu em 2019, acredita no desempenho de seu treinador, Alê Menezes, que como jogador obteve 14 acessos na carreira. Como técnico, a primeira equipe que ele treinou foi o Sapucaiense em 2017, e na sequência Brasil de Farroupilha. Ele garantiu ter boas expectativas e afirmou que o Veranópolis sempre apresenta equipes competitivas. “Esperamos fazer uma grande campanha e conquistar o acesso com o apoio do nosso torcedor”, disse. O time da Terra da Longevidade fará a sua primeira partida longe de casa, jogando em Crissiumal, contra o Tupi. A equipe rubro-negra de Crissiumal tem como treinador Arilson Costa. Para a estreia, devem voltar o goleiro Robinho, o zagueiro Douglão e o atacante Vinicius, que estavam lesionados, não tendo atuado no último amistoso preparatório.

O União Frederiquense caiu para a Segundona em 2022, e manda seus jogos na Arena Frederiquense. Tendo como técnico Diego Mello, a principal contratação do tricolor é o volante Gabriel Biteco, revelado pelo Grêmio e com passagens por Esportivo, Mogi Mirim, Rio Branco-PR e América-MG. Do exterior chegaram o atacante Básil, 21 anos. Ele estava no UCSA,da Ucrânia, e passou pelas categorias de base do Levante, da Espanha.

A chave tem ainda os dois times de Passo Fundo, o Passo Fundo e o Gaúcho. O tricolor, que atua no Vermelhão da Serra, é treinado por Bruno Coutinho. O principal reforço é o meia Diogo Oliveira, que já defendeu o time no ano passado na Segundona e na Copa FGF. O jogador atuou ainda na Chapecoense, Paysandu, Criciúma, Juventude e Ceará. O rival Gaúcho, manda seus jogos na BSBios Arena e tem como técnico Gilson Maciel, centroavante do Grêmio nos anos 1990. Como treinador, vem atuando desde 2011, e fez história no Ferroviário-CE, São José, São Paulo de Rio Grande e Aimoré.

Reformulações em várias equipes às vésperas da estreia

O Grêmio Bagé, dono de um título gaúcho, no distante 1925, será treinado na Segundona por Ílson Soares. Preparando-se para o campeonato, fez três amistosos, com duas vitórias: 2 a 1 no Grêmio Sub-20 e 2 a 0 no Aimoré, de Caçapava do Sul, e perdeu para o Brasil de Pelotas por 3 a 0. Seu maior rival, o Guarany de Bagé, único time do Interior com dois títulos estaduais, em 1920 e 1938, é treinado pelo experiente Hélio Vieira.

O Inter de Santa Maria, do técnico Ben-Hur Pereira, receberá o Guarani-VA, no Presidente Vargas, neste domingo. Apresentado na segunda-feira passada, o centroavante Raphael Macena se destacou nos treinos da semana, e é a grande aposta do Alvirrubro santa-mariense para a Segundona. O jogador teve passagens por Santa Cruz de Recife, Mirassol, XV de Novembro de Piracicaba, Veranópolis, Guarani-SP e Ceará.

O Guarani-VA resolveu surpreender e terá como técnico seu ex-volante, Henrique Schwarzer, de apenas 30 anos. Este será o primeiro desafio profissional de Schwarzer, que defendeu o Ypiranga e, depois, anunciou a aposentadoria dos gramados em 2020. Ao longo da carreira, ele defendeu sete times: Paraná Clube, Guarani-VA, São Paulo de Rio Grande, São Luiz de Ijuí, Novo Hamburgo, Lajeadense e Ypiranga, tendo como principal conquista o vice-campeonato da Copa FGF Fernandão pelo próprio Guarani, em 2014. O elenco é formado por atletas em sua maioria, de municípios próximos a Venâncio Aires.

O Santa Cruz, treinado pelo ex-lateral do Inter Daniel da Costa Franco, tem como principal reforço o meia Cris Magno, de 29 anos. Ele já passou por Luverdense, e foi campeão mato-grossense pelo Mutum em 2020. Na temporada passada, integrou o elenco do Esportivo, que obteve o acesso à elite gaúcha deste ano.

O Lajeadense, do técnico Serginho Almeida, fez uma grande reformulação no elenco, a maior dos últimos tempos. Ficaram poucos jogadores das campanhas passadas, entre eles Alan Bald, Dadalt, Luca e o goleiro Igor.

O ex-centroavante do Inter e do Brasil de Pelotas, Gustavo Papa é o responsável por treinar o São Gabriel, que fará a sua fora de casa, contra o Guarany, em Bagé. O Sanga, como é apelidado o clube, tem como time-base Jeferson; Maikon, Alex, Matheus e Vinicius; Obina, Guilherme Abreu e Cadu; Cadinho, Davi Barrero e Alisson.

Por fim, o Pelotas, campeão do Gauchão em 1930, quer voltar à elite treinado por Antônio Picoli. O Lobão fará a sua estreia neste domingo contra o Santa Cruz nos Plátanos. A diretoria decidiu manter seis jogadores que participaram dos treinos de pré-temporada no elenco: o goleiro João Lucas, o lateral-direito Cláudio Junior, os volantes Theo Robe e João Marcos, e os meias Maurício e Nicolas. “Fizemos essa avaliação junto com a comissão técnica, são jogadores que servem para o clube. Seguimos procurando atletas com mais experiência, porque o Pelotas precisa de um plantel com mais atletas para conseguir o acesso”, disse o diretor de futebol Marcelo Chamega.


O União Frederiquense foi rebaixado em 2019 e para a disputa da Segundona Gaúcha desta temporada terá como técnico Diogo Mello. Na busca por reforços, a direção do clube anunciou até mesmo uma contratação vinda do Exterior: Básil, que estava no futebol ucraniano | Foto: Maria Eduarda Fortes / Divulgação / CP

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895