Protagonismo estudantil incentiva e ensina

Protagonismo estudantil incentiva e ensina

Vencedor da categoria ‘Estudante Protagonista’, no Prêmio Inovação Sinepe/RS 2022, o Colégio Farroupilha incrementa proposta pedagógica que valoriza e coloca em pauta interesses e iniciativas dos alunos

A assessora pedagógica do Colégio Farroupilha avalia que um dos maiores resultados da manutenção dos clubes promovidos está no fato de os alunos se organizarem em torno de interesses comuns que possuem

Por
Bárbara Niedermeyer*

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio do Colégio Farroupilha, em Porto Alegre, vivenciam novas experiências e aprendem, desde cedo, a assumir protagonismo frente a desafios cotidianos. Assim, por meio do projeto “Grupos e Clubes de Aprendizagem como incentivadores do protagonismo estudantil” é oportunizada a participação escolar em 14 clubes, em diferentes áreas de interesse. E a proposta pedagógica permite que os jovens desenvolvam habilidades como responsabilidade, liderança, companheirismo e protagonismo.

Focado no conceito do protagonismo estudantil, que tem o aluno como elemento central da prática educativa e a sua participação ativa em todo o processo, os clubes de aprendizagem existem no Farroupilha há mais de 10 anos. A assessora pedagógica do Colégio, Marília Dal Moro, explica que, inicialmente, eram ações mais pontuais, com grupos de teatro e voluntariado. Depois, foi sendo ajustado. “Os professores tinham desejo de fornecer esse espaço. Por isso, nos últimos anos, começamos a organizar o projeto e ressignificá-lo, para garantir que os estudantes tivessem mais espaço para suas ideias, além de valorizar a iniciativa que já existia”, revela.

O desenvolvimento de projetos voltados a valorizar o estudante no processo ensino/aprendizagem se relaciona diretamente com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que, no Ensino Médio, estabelece o dever das escolas de garantir o protagonismo dos alunos em sua aprendizagem e o desenvolvimento de capacidades de abstração, reflexão, interpretação, proposição e ação, essenciais para a autonomia pessoal, profissional, intelectual e política.

Por entenderem que têm importante papel para o local em que estudam, há cada vez mais interesse de alunos em atividades complementares, que não exigem presença e que mobilizam apenas o interesse pessoal. Nos últimos quatro anos, o Colégio Farroupilha registrou aumento de mais de 20% dos matriculados nessas ações. Em 2022, foram 245 estudantes inscritos em alguma das opções ofertadas. E a expectativa para este ano letivo é de maior participação de alunos em novos clubes.

Iniciativas

Em 2022, pela 1ª vez, um grupo do Ensino Médio procurou a escola para criar o “Arcanos” – Clube de RPG (Role-Playing Game). A coordenadora lembra, com imensa alegria, do momento e destaca o orgulho de ver a iniciativa. “Em junho, estudantes do 2º ano do Ensino Médio vieram com a ideia de criar um grupo de RPG, algo de que gostavam muito. Foi o 1º grupo proposto integralmente por alunos e um dos resultados mais concretos que já tivemos com o projeto. Pudemos perceber como eles se sentiram confiantes em sugerir isso para nós.” E, na ação, cada aula um professor é convidado para jogar com os jovens, conta Marília.

A coordenadora constata resultados já refletidos nos alunos agora e cita que uma das alegrias é ver atuais participantes dos clubes preocupados com o futuro das criações. “Nessa iniciativa, nossos alunos conseguiram unir os conhecimentos curriculares de forma lúdica e com sentido para eles. Foi muito interessante ver isso. Agora, eles estão angariando professores para participar no próximo ano e já pensando em quem poderá dar continuidade ao legado, pois os alunos que propuseram o projeto se formam nesse ano. Ver essa preocupação, esse resultado, é muito especial. E inspira e motiva outros estudantes a notarem que há espaço para criar algo concreto aqui dentro”, relata. 

Perspectivas

Marília argumenta que a ideia é ampliar a participação nos clubes, aprofundar experiências de pesquisa e proporcionar um ambiente adequado ao desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades socioemocionais. “Também desejamos que essas ações incentivem o protagonismo dos alunos frente a problemas da comunidade escolar e da sociedade, além da participação em atividades culturais, artísticas e científicas que possibilitem a ampliação de repertório. E, por meio disso, os aproximem de oportunidades profissionais, e o desenvolvimento de carreiras e projetos de vida”, resume.

Para Oswaldo Dalpiaz, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do RS (Sinepe/RS), o protagonismo estudantil permite olhar para dentro e fora da própria realidade. “O protagonismo significa ir ao encontro da necessidade dos outros e não só de si próprio”, considera. Ele conta que o Colégio Farroupilha foi o vencedor na categoria “Estudante Protagonista”, no Prêmio Inovação Sinepe/RS 2022. Conforme o dirigente, essa categoria surgiu como incentivo às escolas. “Este é um desafio muito grande que a escola tem: mobilizar os alunos a irem em busca de seus interesses. E o professor passa a ter um papel de mobilizador. Não podemos ter, hoje, jovens que fazem apenas aquilo que lhes é mandado fazer. Eles precisam ter iniciativa, serem orientados e tomarem suas decisões. Desse modo, mobilizam outros alunos na aprendizagem. É uma maravilha ver essa ideia de protagonismo ser cada vez mais trabalhada”, analisa. 

Para Marília, a resposta reforçou o que se percebia em sala de aula. “Alguns resultados individuais, a gente já via no grupo escolar. Pensando no projeto como um todo, receber o prêmio foi muito legal.”

Com o sucesso do projeto e após ter conquistado a importante premiação, o Colégio já desenha o cenário desse novo ano letivo com novidades. A partir de 2023, um novo clube passará a integrar o currículo, o Clube de Leitura e Escrita, promovido pela Biblioteca da escola, com a intenção de promover conexões, através de trocas literárias e o interesse comum pela literatura.

*Sob supervisão de Maria José Vasconcelos

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895