Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio do Colégio Farroupilha, em Porto Alegre, vivenciam novas experiências e aprendem, desde cedo, a assumir protagonismo frente a desafios cotidianos. Assim, por meio do projeto “Grupos e Clubes de Aprendizagem como incentivadores do protagonismo estudantil” é oportunizada a participação escolar em 14 clubes, em diferentes áreas de interesse. E a proposta pedagógica permite que os jovens desenvolvam habilidades como responsabilidade, liderança, companheirismo e protagonismo.
Focado no conceito do protagonismo estudantil, que tem o aluno como elemento central da prática educativa e a sua participação ativa em todo o processo, os clubes de aprendizagem existem no Farroupilha há mais de 10 anos. A assessora pedagógica do Colégio, Marília Dal Moro, explica que, inicialmente, eram ações mais pontuais, com grupos de teatro e voluntariado. Depois, foi sendo ajustado. “Os professores tinham desejo de fornecer esse espaço. Por isso, nos últimos anos, começamos a organizar o projeto e ressignificá-lo, para garantir que os estudantes tivessem mais espaço para suas ideias, além de valorizar a iniciativa que já existia”, revela.
O desenvolvimento de projetos voltados a valorizar o estudante no processo ensino/aprendizagem se relaciona diretamente com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que, no Ensino Médio, estabelece o dever das escolas de garantir o protagonismo dos alunos em sua aprendizagem e o desenvolvimento de capacidades de abstração, reflexão, interpretação, proposição e ação, essenciais para a autonomia pessoal, profissional, intelectual e política.
Por entenderem que têm importante papel para o local em que estudam, há cada vez mais interesse de alunos em atividades complementares, que não exigem presença e que mobilizam apenas o interesse pessoal. Nos últimos quatro anos, o Colégio Farroupilha registrou aumento de mais de 20% dos matriculados nessas ações. Em 2022, foram 245 estudantes inscritos em alguma das opções ofertadas. E a expectativa para este ano letivo é de maior participação de alunos em novos clubes.
Iniciativas
Em 2022, pela 1ª vez, um grupo do Ensino Médio procurou a escola para criar o “Arcanos” – Clube de RPG (Role-Playing Game). A coordenadora lembra, com imensa alegria, do momento e destaca o orgulho de ver a iniciativa. “Em junho, estudantes do 2º ano do Ensino Médio vieram com a ideia de criar um grupo de RPG, algo de que gostavam muito. Foi o 1º grupo proposto integralmente por alunos e um dos resultados mais concretos que já tivemos com o projeto. Pudemos perceber como eles se sentiram confiantes em sugerir isso para nós.” E, na ação, cada aula um professor é convidado para jogar com os jovens, conta Marília.
A coordenadora constata resultados já refletidos nos alunos agora e cita que uma das alegrias é ver atuais participantes dos clubes preocupados com o futuro das criações. “Nessa iniciativa, nossos alunos conseguiram unir os conhecimentos curriculares de forma lúdica e com sentido para eles. Foi muito interessante ver isso. Agora, eles estão angariando professores para participar no próximo ano e já pensando em quem poderá dar continuidade ao legado, pois os alunos que propuseram o projeto se formam nesse ano. Ver essa preocupação, esse resultado, é muito especial. E inspira e motiva outros estudantes a notarem que há espaço para criar algo concreto aqui dentro”, relata.
Perspectivas
Marília argumenta que a ideia é ampliar a participação nos clubes, aprofundar experiências de pesquisa e proporcionar um ambiente adequado ao desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades socioemocionais. “Também desejamos que essas ações incentivem o protagonismo dos alunos frente a problemas da comunidade escolar e da sociedade, além da participação em atividades culturais, artísticas e científicas que possibilitem a ampliação de repertório. E, por meio disso, os aproximem de oportunidades profissionais, e o desenvolvimento de carreiras e projetos de vida”, resume.
Para Oswaldo Dalpiaz, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do RS (Sinepe/RS), o protagonismo estudantil permite olhar para dentro e fora da própria realidade. “O protagonismo significa ir ao encontro da necessidade dos outros e não só de si próprio”, considera. Ele conta que o Colégio Farroupilha foi o vencedor na categoria “Estudante Protagonista”, no Prêmio Inovação Sinepe/RS 2022. Conforme o dirigente, essa categoria surgiu como incentivo às escolas. “Este é um desafio muito grande que a escola tem: mobilizar os alunos a irem em busca de seus interesses. E o professor passa a ter um papel de mobilizador. Não podemos ter, hoje, jovens que fazem apenas aquilo que lhes é mandado fazer. Eles precisam ter iniciativa, serem orientados e tomarem suas decisões. Desse modo, mobilizam outros alunos na aprendizagem. É uma maravilha ver essa ideia de protagonismo ser cada vez mais trabalhada”, analisa.
Para Marília, a resposta reforçou o que se percebia em sala de aula. “Alguns resultados individuais, a gente já via no grupo escolar. Pensando no projeto como um todo, receber o prêmio foi muito legal.”
Com o sucesso do projeto e após ter conquistado a importante premiação, o Colégio já desenha o cenário desse novo ano letivo com novidades. A partir de 2023, um novo clube passará a integrar o currículo, o Clube de Leitura e Escrita, promovido pela Biblioteca da escola, com a intenção de promover conexões, através de trocas literárias e o interesse comum pela literatura.
*Sob supervisão de Maria José Vasconcelos