Registros de uma trajetória

Registros de uma trajetória

Péricles de Freitas Druck, empresário, advogado e jornalista, visitou o Correio do Povo, onde iniciou sua carreira jornalística.

Documentário contará a vida do empresário, advogado e jornalista Péricles Druck (D)

Por
Paula Maia

Acompanhado da esposa, Marili Réquia Druck, foi recebido pelo diretor-presidente, Marcelo Dantas. Além da passagem pela redação, a visita incluiu a exploração do arquivo de jornais e imagens.

A visita vai fazer parte do documentário “Péricles de Freitas Druck, Meu Tempo é Agora”. Marili explicou que inicialmente a intenção era apenas de fazer um livro, como a mãe de Péricles, Elida de Freitas e Castro Druck, fez para o pai, Clio Fiori Druck, com o título “Uma Personalidade no Seu Tempo”. Mas o documentário vai sair primeiro e a captação das cenas começou em fevereiro de 2023, após Druck superar um câncer.

O cineasta Roberto Turquenitch comandou o projeto, explorando a vida e experiências do empresário, fundador do Grupo Habitasul, em Porto Alegre, idealizador do Hotel Laje de Pedra, em Canela, e o impulsionador do turismo de Jurerê Internacional. O lançamento está previsto entre abril e maio deste ano e será seguido pela publicação do livro que terá o mesmo nome. “Foram quatro meses muito intensos e maravilhosos de gravações. Péricles teve a oportunidade de reviver o passado dele. E hoje aqui (no Correio do Povo) foi muito emocionante. A gente viu coisas que a gente não tinha. Tivemos acesso a fotos que não tínhamos no documentário e que vamos colocar. Foi muito enriquecedor, muito lindo”, declarou Marili.

Ao chegar à redação, Druck identificou o local onde sentava, na frente do colega Mario Quintana. Ele compartilhou histórias de quando era colunista do Panorama Político e conheceu a geração atual dos profissionais. Entre uma conversa e outra, Druck emocionou-se ao descobrir que havia assinado o primeiro emprego da coordenadora de produção do Correio do Povo, Luciamen Winck, na agência Andradas da Habitasul.

Um dos pontos altos da visita foi no arquivo de imagens do Correio do Povo que chamou a atenção do empresário e da sua esposa. “Estou emocionado, revivendo o passado. São inúmeros sentimentos. Eu sou do tempo que só era notícia se tivesse sido publicado no Correio do Povo. Esse arquivo é um tesouro histórico”, declarou. Funcionários da empresa lembraram os antigos processos de produção, falaram sobre os novos sistemas e apresentaram os arquivos de fotografias onde diferentes momentos da vida de Druck foram registrados. Lembraram que o acervo é, na verdade, um patrimônio da comunidade gaúcha.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895