Semana de reencontros

Semana de reencontros

Expodireto Cotrijal retoma seu lugar de vitrine tecnológica, centro de negócios e palco de debates sobre os rumos da produção rural neste início de março marcado pela busca de soluções para estiagens e conflito na Europa

Por
Danton Júnior

Após dois anos, chegou a hora do reencontro. Adiada em 2021 em razão da pandemia de Covid-19, a Expodireto Cotrijal volta a ser realizada a partir desta segunda-feira, em Não-Me-Toque, com novidades na programação. O assunto que deve dominar os fóruns e os diálogos entre os produtores é a estiagem, que castiga a safra gaúcha de verão e levou a Farsul a calcular uma queda de 8% no PIB do Estado em 2022. 

Boa parte da programação da Expodireto 2022 será voltada à busca por alternativas para minimizar o impacto da falta de chuvas. O incentivo à irrigação será o tema de audiência pública do Senado, que ocorre no último dia do evento e que foi requerida pelo senador Luis Carlos Heinze. Em virtude da estiagem, o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, prefere não fazer estimativas sobre o faturamento da feira. “Mas tenho certeza que irão sair grandes negócios”, afirma. Um dos fatores que sustentam o otimismo é o bom desempenho obtido pelo Show Rural Coopavel, que ocorreu em Cascavel (PR) em fevereiro e é considerada a primeira grande feira agrícola do ano no país. O evento se encerrou com um faturamento recorde de R$ 3,2 bilhões, embora o Paraná também sofra as consequências da falta de chuvas.

Como se não bastasse a perda provocada pelo clima, a Expodireto também ocorre no momento em que o mundo se depara com um conflito internacional, que deve provocar impacto no agronegócio – e que também será assunto durante os cinco dias de feira. O 32° Fórum Nacional da Soja, que ocorre na terça-feira, irá dedicar uma de suas palestras à inserção global do agronegócio brasileiro em tempos “turbulentos”, no contexto de um conflito armado entre Rússia e Ucrânia, que impacta no mercado mundial de grãos (em especial trigo e milho) e no fornecimento de fertilizantes para o Brasil. 

Pela primeira vez, a exposição irá contar com uma plataforma digital que permite acompanhar a distância os fóruns e palestras da feira. A programação, que ocorre de forma presencial nos auditórios do parque, também poderá ser acompanhada ao vivo pelo site www.expodiretodigital.com.br, com acesso gratuito, à exceção do Fórum Nacional da Soja. Serão cinco salas de transmissão, incluindo a Arena Agrodigital, para que o visitante possa escolher o que vai assistir. Os expositores, por sua vez, além de ocuparem o estande físico, vão exibir seus produtos em estandes digitais.

“A ideia foi reproduzir em ambiente virtual o parque de exposições, contando com as atrações principais da feira e seus setores, e fomentando ainda mais a difusão do conhecimento e a geração de negócios para além fronteiras”, explica o gerente de Marketing da Cotrijal, Benísio Rodrigues. A Arena Agrodigital, espaço criado em 2020 para apresentar de forma detalhada as novas soluções tecnológicas, foi ampliada e agora conta com um número maior de expositores. Um dos destaques é o espaço destinado aos drones, ferramenta que vem ganhando espaço nas lavouras.

Na área internacional, a expectativa é pela participação de cerca de 50 países, com destaque para a representação da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, que reúne 22 nações. O pavilhão internacional ganhou novo layout para esta edição, com o objetivo de torná-lo mais acolhedor. Segundo o coordenador do espaço, Matheus Prato da Silva, o formato híbrido da Expodireto 2022 fortalece a possibilidade de negócios. “A comunidade internacional está bastante confiante e empolgada com a retomada das feiras agropecuárias brasileiras”, afirma. 

Um dos espaços mais concorridos da feira, o Pavilhão da Agricultura Familiar conta nesta edição com 197 expositores, de 122 municípios, que irão oferecer ao público um farto cardápio de produtos coloniais. 

Em razão da pandemia de Covid-19, um protocolo de segurança foi adotado pela organização do evento. O acesso ao parque deverá ser feito com o uso de máscara. Totens com álcool gel foram distribuídos ao longo do parque para que o público faça a higienização das mãos. Casos considerados suspeitos de Covid-19 serão notificados para a vigilância de saúde de Não-Me-Toque. 

22ª Expodireto Cotrijal

  • Quando: 7 a 11 de março

  • Onde: Parque da Expodireto Cotrijal, ERS 142, Km 24, em Não-Me-Toque

  • Horário: 8h às 18h

  • Expositores: 545

  • Agricultura familiar: 197 expositores

  • Público: 265 mil (em 2020)

  • Entrada: gratuita

  • Estacionamento: R$ 35,00 (carros e motos)

 

Confira outros conteúdos sobre a Expodireto Cotrijal:

“Vai ser um ano muito desafiador”, prevê Manica

Incorporação da Coagrisol amplia a Cotrijal

Parque tem um recanto de delícias coloniais

Parque está pronto para os visitantes

Máquinas voltam às feiras com lançamentos

Fóruns discutem tendências do agro

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895