Senai-RS comemora 80 anos de ação plena

Senai-RS comemora 80 anos de ação plena

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial celebra longevidade no acompanhamento da evolução da indústria, em modernização e como referência na capacitação de trabalhadores, com mais de 5,4 milhões de matrículas no RS

A Educação Profissional é um dos importantes braços do Senai desde os primórdios de sua atuação (foto acima). No último ano, houve aumento significativo das matrículas em cursos técnicos, tanto presenciais quanto a distância (EAD). E há avanços em inovação e tecnologia (foto abaixo). Os dois Institutos de Inovação (Engenharia de Polímeros e Soluções Integradas em Metalmecânica) são agentes Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

Por
Maria José Vasconcelos

Por completar 80 anos neste sábado (22/1), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) não apenas pode se orgulhar de acompanhar a evolução da indústria, modernizar-se e tornar-se referência na capacitação de trabalhadores como contabiliza no RS, nesse período, mais de 5,4 milhões de matrículas. 

Além disso, a instituição passou a atuar também em serviços técnicos e tecnológicos, trabalhando em rede com institutos de inovação e tecnologia (oito no RS) e atendendo a todos os setores industriais do país. “Boa parte do sucesso dos produtos das indústrias brasileiras no mundo se deve à Educação Profissional e ao desenvolvimento de tecnologias e inovações que o Senai oferece às empresas. Hoje, onde tem indústria, tem Senai e onde tem Senai, tem desenvolvimento”, considera o presidente da Federação das Indústrias do Estado do RS (Fiergs) e do Conselho Regional do Senai-RS, Gilberto Porcello Petry. 

A Educação Profissional, um dos braços do Senai, registrou, no último ano, relevante aumento de matrículas em cursos técnicos, presenciais e a distância (EAD). “Isto se deve a dois fatores: é o resultado da modernização do Senai, que teve investimento significativo nos últimos anos em infraestrutura e equipamentos; e à metodologia da Educação Profissional utilizada pelo Senai, incluindo o uso de tecnologias educacionais, que possibilitam manter a qualidade nos cursos semipresenciais”, ressalta o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein. “A preparação para enfrentar a pandemia significou também acréscimo em nosso portfólio de cursos EAD e, consequentemente, maior alcance de municípios e pessoas”. E acrescenta que a mobilidade pode ser lembrada pelas 19 unidades móveis (UMOs), que levam cursos a locais onde a estrutura física não alcança. Em 2021, as unidades atenderam 33 municípios. 

Carlos Trein avalia que, estrategicamente, a modernização do Senai levou em consideração as tendências e demandas da indústria, como os caminhos para as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0. Foram, desde maio de 2019, criados e atualizados 656 cursos na modalidade de Evolução Profissional: 37 abordam diretamente tecnologias e competências da indústria 4.0 e seis, de Qualificação Profissional, tratam temas transversais a esse caminho. Dez cursos técnicos atingem diretamente as tecnologias e competências da indústria 4.0 e, nos cursos de Aprendizagem, seis têm abordagem direta e oito trabalham temas transversais. 

A Faculdade Senai de Tecnologia Porto Alegre, além do credenciamento, obteve nota máxima do Ministério da Educação (MEC) no curso superior a distância de Manutenção Industrial. Assim, foram autorizados todos os cursos superiores (Automação Industrial, Manutenção Industrial, Redes de Computadores e Sistemas de Telecomunicações). E, neste ano, a faculdade inicia a oferta de seus cursos superiores EAD aos principais polos industriais do Estado. 

Em inovação e tecnologia, o diretor revela que o Senai registrou, no ano passado, 300 mil horas técnicas em tecnologia, sendo 8,9 mil atendimentos em Serviços de Tecnologia e Inovação e 111 empresas atendidas com consultorias na área. No total, o Senai está com 89 projetos em andamento. Segundo Carlos Trein, as unidades possuem infraestrutura física e pessoal qualificado para a prestação de serviços técnicos, de alto valor agregado, para desenvolver e criar soluções e novos processos e produtos, além de um portfólio de serviços com consultorias técnicas especializadas, pesquisa, desenvolvimento e serviços laboratoriais. 

* Dados: Assessoria de Comunicação / Fiergs 

 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895