Super Bowl terá ineditismos

Super Bowl terá ineditismos

O confronto entre Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs traz, pela primeira vez, o embate entre dois quarterbacks negros e também entre dois irmãos

O Troféu Vince Lombardi, que está em disputa neste domingo, e os capacetes do Kansas City Chiefs e do Philadelphia Eagles

Por
Chico Izidro

O Super Bowl, a grande final do futebol americano, acontece neste domingo, na sua 57ª edição, com o confronto entre as equipes de melhor campanha nesta temporada da NFL, Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs. Os dois se enfrentam no State Farm Stadium, no Arizona, a partir das 21h (hora de Brasília), para saber quem será o sucessor do Los Angeles Rams, campeão em 2021/2022. O Chiefs busca o terceiro título, já tendo vencido em 1969 e 2019, enquanto que o Eagles tenta o bi, pois já ganhou em 2017. A partida traz novidades, pois pela primeira vez haverá o embate entre dois quarterbacks titulares negros, e também terá o primeiro duelo entre irmãos na história da finalíssima. O show do intervalo, que costuma ser o espaço mais caro para a publicidade na televisão, será brindado com a apresentação da diva negra Rihanna.

O quarterback Jalen Hurts defende o Philadelphia Eagles, enquanto que Patrick Mahomes atua pelo Kansas City Chiefs. Hurts tem 24 anos e chega a seu primeiro Super Bowl. Ele apresentou grande evolução na temporada e se destaca tanto nos passes quanto em relação às corridas. A equipe de Hurts teve uma campanha de 14 vitórias e apenas 3 derrotas na temporada regular, sendo a campeã da NFC (Conferência Nacional). Além do quarterback, o Eagles tem ainda como destaques os recebedores AJ Brown e DeVonta Smith.

Mahomes, por sua vez, é considerado o melhor jogador da posição da atualidade. Aos 27 anos, está atrás de seu segundo título, tendo conquistado o Super Bowl na temporada 2019-2020, também pelo Chiefs, que ganhou a AFC (Conferência Americana). Suas grandes características são os passes milimétricos e o aproveitamento dos espaços nas defesas adversárias. Mahomes ainda apresenta jogadas plásticas e passes que conseguem cruzar o campo, já sendo considerado o grande sucessor de Tom Brady.

Além dos quaterbacks negros, o Super Bowl também terá pela primeira vez o duelo de irmãos na luta pelo troféu. Do lado do Chiefs, oTight End (último homem na linha ofensiva) Travis Kelce é uma das principais armas ofensivas, fazendo uma perigosa dupla Patrick Mahomes. No outro time, o center (o jogador que dá a bola ao quarterback ao fazer o chamado snap passando a bola entre as pernas quando o QB chama a jogada) Jason Kelce é um dos principais nomes da posição na NFL. A mãe dos jogadores, Donna Kelce, passou por uma saia-justa, quando perguntaram para ela para quem torceria. “Claro que sei por quem eu vou torcer. Vou torcer pelo ataque”, afirmou ela, destacando que os seus filhos jogam na mesma faixa de campo e não vão estar em campo simultaneamente em nenhum momento da decisão. Por sua vez, Travis Kelce garantiu que, apesar do resultado final, a mãe deles sairá vitoriosa no confronto dos irmãos. "Não tem como minha mãe perder", brincou.

E como Donna lembrou, em nenhum momento a dupla estará em campo ao mesmo tempo. Os dois são jogadores ofensivos e assim fica impossível de se encararem. Porém, entram para a história como os primeiros com grau de parentesco tão próximos a jogarem um contra o outro na grande final.

O palco da decisão será o State Farm Stadium (anteriormente chamado de University of Phoenix Stadium), localizado em Glendale, subúrbio de Phoenix, no Arizona. É a casa do Arizona Cardinals, e tem capacidade para 63.500 torcedores, podendo ser ampliada para 72 mil em eventos de maior importância, já tendo recebido em outras duas oportunidades o Super Bowl, em 2008 e em 2015. O estádio tem um sistema para a retirada do gramado em dias sem jogos (semelhante ao do Sapporo Dome, no Japão, e da Veltins Arena, na Alemanha) e de um teto retrátil. Bem em frente, do outro lado da rua, fica o ginásio Gila River Arena, onde atua o time de hóquei no gelo Arizona Coyotes.

Rihanna no intervalo

O show do intervalo do Super Bowl terá a presença da superstar Rihanna. A confirmação pegou os fãs de surpresa, pois ela não se apresenta desde o Grammy de 2018. Seu foco tem sido a carreira empresarial, onde é extremamente bem-sucedida, além de se dedicar à maternidade. O último álbum da artista foi “Anti”, de 2016, sendo ainda a última turnê. Ainda sem anúncio de canções novas, é provável que Rihanna faça uma coletânea dos seus hits, entre eles "Umbrella" e "Diamonds".

Tom Brady, a grande ausência da festa

Conhecido no Brasil por ter sido casado durante 13 anos com a übermodel Gisele Büdchen, Tom Brady será a grande ausência da festa deste domingo. Durante anos, ele foi a estrela do Super Bowl, quando conquistou títulos pelo New England Patriots e depois pelo Tampa Bay Bucaneers. Em fevereiro de 2022, ele anunciou sua aposentadoria, mas depois de 40 dias voltou atrás, passando a atuar mais uma temporada na NFL. A decisão foi um dos estopins de sua separação de Gisele. Agora, aos 45 anos, optou por finalmente largar a bola oval. “Irei direto ao ponto: estou me aposentando, em definitivo”, disse o quarterback há duas semanas.

“Sei que todo o processo foi enorme na última vez. Desta vez, quando me levantei de manhã, pensei em apertar o botão de gravar e contar a vocês primeiro, então não vou me estender muito”, explicou. Brady é o jogador que mais vezes venceu o Super Bowl: seis pelo New England Patriots (2002, 2004, 2005, 2015, 2017 e 2019) e uma pelos Bucaneers (2021), tendo batido vários recordes. É é o líder histórico da NFL em tentativas de passe (12.050), passes completados (7.753), jardas de passe (89.214) e passes para touchdown (649). No total, foram 251 jogos de temporada regular vencidos e 35 de playoffs, mais do que qualquer outro jogador na história da liga.
Seu futuro será como comentarista esportivo. E a estreia estava marcada para este Super Bowl, pois assinou contrato de dez anos com a emissora Fox, por 375 milhões de dólares. Mas os fãs terão que esperar porque ele decidiu não fazer parte da transmissão do Super Bowl.


Tom Brady é conhecido no Brasil por ter sido casado durante 13 anos com a übermodel gaúcha Gisele Büdchen | Foto: MIKE EHRMANN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP / CP

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895