Temporada aponta o foco para os pilotos

Temporada aponta o foco para os pilotos

Os novos carros da Fórmula 1 surpreenderam pela variedade de soluções técnicas que os engenheiros trouxeram e agora permitem duelos mais próximos por posições, gerando mais interesse pelas estrelas do espetáculo

São 20 pilotos querendo ser os donos do pódio, alguns já mais favoritos que os outros

Por
BERNARDO BERCHT

As novas máquinas da Fórmula 1 surpreenderam pela variedade de soluções técnicas que os engenheiros trouxeram para o novo regulamento. Mais importante, contudo, mostraram performance parecida a dos antigos carros com o acréscimo de permitir duelos mais próximos por posições. A estrelas do espetáculo, desta forma, geram ainda mais interesse para a temporada, cuja primeira corrida é neste domingo, às 12h (hora de Brasília), no Bahrein.

As expectativas vão muito mais além do que a revanche no duelo entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. Holandês e britânico mobilizaram as atenções ao longo de 21 corridas que tiveram todos os ingredientes de um espetáculo que beirou o cinematográfico: talento bruto, estratégia, intriga, reviravoltas, polêmica, acidentes, drama e erros (de pilotagem, das equipes e, o mais grave de todos, de direção de prova). Mas a chamada "geração Drive to Survive", que ganhou destaque no seriado que dramatiza a Fórmula 1 no streaming, também teve seu espaço para mostrar serviço. E ainda ganhou reforço de uma velha guarda afiadíssima.

O próprio heptacampeão, Hamilton, colocou ao menos mais dois times e quatro pilotos na disputa após os testes. "A Ferrari parece a mais rápida, depois Red Bull e a gente; ou talvez a McLaren", projetou. Só aí, já temos Charles Leclerc, Carlos Sainz, Lando Norris e Daniel Ricciardo se juntando à contenda pela Scuderia italiana e o time inglês. 

O mexicano Sérgio Perez surge como incógnita no seu segundo ano de Red Bull, querendo ser mais que escudeiro. O mesmo vale para George Russell, que terá sua grande chance na Mercedes, após amargar três temporadas na complicada Williams. A aposta britânica já decorou até o manual de imprensa da nova casa alemã, empurrando o favoritismo para os rivais. "Talvez a gente ainda não tenha o mesmo potencial de Red Bull e Ferrari. Mas os caras vão achar um jeito de liberar o potencial na fábrica", comentou na pré-temporada.

Depois de liderar dias e mais dias de treinos com a Scuderia, Sainz rechaçou o pessimismo da Mercedes. "É típico deles. Botar os outros lá para cima, pessimismo, chegar na primeira etapa e detonar todo mundo", comentou. Ele e Leclerc, contudo, não conseguiam disfarçar os sorrisos e a confiança transbordando de uma Ferrari que é, sim, muito melhor que as nascidas em 2020 e 2021.

O campeão, por sua vez, vai levar o número 1 sem disfarçar confianças, mas evitando o excesso dela também. "Conseguimos tempos rápidos sem forçar o máximo do carro. Aprendemos muito e evoluímos todos os dias", relatou. Ele descartou, entretanto, que a Red Bull esteja claramente à frente de Ferrari e Mercedes.

Sem mostrar todo o potencial que as três gigantes, McLaren e Alpine mostraram em momentos diferentes que podem incomodar e beliscar seus pódios com Lando Norris, Daniel Ricciardo, Fernando Alonso e Esteban Ocon. A equipe britânica foi muito bem, a mais rápida em metade dos treinos de Barcelona, mas enfrento problemas sérios de freios no Bahrein. Com reparos emergenciais, pode demorar a engrenar. Já a turma francesa iniciou muito discreta e mostrou apenas no último dia a que veio. A grande aposta de Alonso e Ocon é no novo motor, com uma configuração completamente transformada e que promete dar a força que faltou nas retas em 2021. 

Agora as apostas já foram lançadas, apenas a largada deste domingo é que dará as respostas concretas. Serão 20 pilotos querendo ser os donos do pódio, alguns já mais favoritos que os outros.

Max Verstappen


Foto: GIUSEPPE CACACE / AFP / CP

O holandês vai ostentar o número 1 na Red Bull com a perspectiva de disputar vitórias já na primeira corrida. Na defesa do título, tenta evitar favoritismo e descarta que a rival Mercedes tenha as dificuldades relatadas. Terminou os testes como mais rápido: "Todo ano faço minha temporada tentando superar todos os outros".

 

Lewis Hamilton


Foto: KARIM SAHIB / AFP / CP

Depois do "retiro espiritual" em completo silêncio nas férias, Sir Lewis avisou que está "mais perigoso do que nunca". De olho na revanche pelo octa, o britânico trabalha para superar as dificuldades de acerto da Mercedes. Exalta o potencial do W13 na luta pelo título, mas afirma que o time ainda não está pronto para vencer.


Carlos Sainz


Foto: MAZEN MAHDI / AFP / CP

As câmeras passam a maior parte do tempo grudadas em Charles Leclerc, mas no box ao lado está um cara que enfrentou uma geração estrelas e deixou sua marca. A Ferrari, muito melhorada, deve levar o espanhol à sua primeira vitória e não é carta fora do baralho na luta do título.

 

George Russell


Foto: GIUSEPPE CACACE / AFP / CP

Será que chegou a hora de a promessa George virar realidade nas disputas dos líderes da F1? O britânico vai ter de comprovar a velocidade dos tempos da cambaleante Williams e mostrar que os erros são coisa do passado. Mais difícil ainda, pois na garagem ao lado terá Sir Lewis Hamilton para medir sua força.

Lando Norris


Foto: GIUSEPPE CACACE / AFP / CP

Muitos apostaram que ele tiraria a McLaren da fila de vitórias. Quase foi, mas um erro de avaliação tirou o troféu das suas mãos no GP da Rússia. Viu o colega Ricciardo cumprir a profecia que era para ser dele, recuperou-se e terminou o ano como o melhor do time. A pressão é maior do que nunca, mas qualidade tem.

Fernando Alonso


Foto: MAZEN MAHDI / AFP / CP

O bicampeão teve um retorno fulgurante à F1 e reacendeu o potencial da Renault, agora transformada em Alpine. Ele e o time francês vão precisar de um salto maior para concretizar o tal "El Plan" que tanto citaram em 2021. A pré-temporada foi discreta, mas há uma confiança de bastidores.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895