"Acredito que temos um prejuízo maior no ataque", diz técnico do Caxias sobre final contra o Grêmio

"Acredito que temos um prejuízo maior no ataque", diz técnico do Caxias sobre final contra o Grêmio

Thiago Carvalho vê equipe Grená em condições de conquistar o título gaúcho

João Paulo Fontoura

Thiago Carvalho sonha com título gaúcho contra o Grêmio

publicidade

À beira do gramado do Centenário neste sábado, às 16h30min, a poucos metros do experiente Renato Portaluppi, estará Thiago Carvalho de Oliveira. Aos 34 anos de idade, no segundo clube de uma carreira incipiente ainda, o goiano de Rio Verde, vê o seu Caxias em condições de conquistar o bicampeonato gaúcho. O que seria, além de um feito enorme, um estímulo gigantesco para o grande objetivo do clube a partir de maio. Alcançar a Série C, caminho que o treinador conhece bem, pois levou a Aparecidense-GO ao título da D, em 2021. Ele conversou com exclusividade com o CP para falar dos momentos que estão por vir. 

1) Tu és um cara novo para a função. Como exerces tua liderança no vestiário?

Desde o começo trabalhei com caras mais velhos do que eu. Sou muito tranquilo em relação a isso. Respeito todos porque gosto de ser respeitado. Trato a todos de forma igual independente da idade. Eu sou o treinador e eles são os jogadores, cada qual com suas responsabilidades. 

2) De 2022 para 2023 houve vinte trocas no elenco. Isso se deu por questão financeira ou alteração de perfil de grupo?

Buscamos duas coisas. A primeira, o perfil do atleta. Temos aqui um grupo família, com comportamento profissional e caras com nível de experiência maior porque existe a pressão para subir. E segundo, as características de jogo. Eu tenho convicção de conduzir a minha ideia de jogo com tranquilidade. Algo que ano passado quem estava aqui fez da melhor maneira possível.

3) O Caxias não esconde o anseio por subir da Série D para a C, algo que bateu na trave mais de uma vez recentemente. O grande objetivo da temporada segue esse, ainda que esteja à véspera de uma decisão de campeonato?

O elenco foi formado para isso. Todo o grupo tem contrato até o final do ano, com exceção do Richard. Foi a nossa preparação desde o início que nos colocou na final do Gauchão pelos nossos méritos. O pensamento claro é subir. Existe a expectativa da chegada de reforços, mas há também o receio de perder alguém. No futebol é assim. 

As expulsões contra o Inter somadas aos atletas que pertencem ao Grêmio formam uma lista de desfalques. Os prejuízos estão mais no meio ou no ataque?
Acredito que temos um prejuízo maior no ataque até porque eram atletas que vinham entrando nos jogos. Terei que improvisar. No meio, tenho atletas com mais capacidade de adaptação. 

4) O que dá pra falar sobre Grêmio e Caxias desde o enfrentamento entre os dois na largada do Gauchão?

O Grêmio cresceu até pela chegada de outros atletas. Mas o Caxias evoluiu muito mais em relação a ele mesmo. Tenho convicção no que viemos fazendo até aqui. 

5) Quais as virtudes que tu enxergas no Grêmio e no Renato?

É um técnico que gosta de ficar com a bola e tem um time que constrói muito bem. Tabela por dentro com facilidade, tem penetração e gera dificuldade para marcar. Temos que impedir que isso aconteça. É o grande segredo e ponto forte do time do Grêmio.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895