Ajax bate Juventus, vai à semi e elimina Cristiano Ronaldo da Liga dos Campeões

Ajax bate Juventus, vai à semi e elimina Cristiano Ronaldo da Liga dos Campeões

Equipe holandesa enfrentará Manchester City ou Tottenham na disputa por um lugar na decisão

AE

Cristiano Ronaldo fica fora da semifinais da competição pela primeira vez desde 2010

publicidade

O Ajax voltou a surpreender na Liga dos Campeões, eliminando mais um gigante do futebol europeu. Nesta terça-feira, de virada, venceu a Juventus, por 2 a 1, em Turim, e se classificou para as semifinais. No primeiro jogo, na Holanda, as equipes empataram por 1 a 1. O rival do Ajax na semifinal será decidido nesta quarta-feira, na Inglaterra, onde o Manchester City recebe o Tottenham. No primeiro jogo, o time de Londres venceu por 1 a 0 e agora vai jogar por um empate para ficar com a vaga.

Nas oitavas de final, o Ajax já havia conquistado um resultado histórico ao eliminar o Real Madrid, dono dos últimos três títulos europeus. Naquela oportunidade, depois de perder em casa, o time de Amsterdã marcou 4 a 1 em pleno Estádio Santiago Bernabéu, em Madri. A classificação garante ao Ajax a sua primeira participação nas semifinais da Liga dos Campeões desde 1997, sendo que seu quarto e último título do torneio foi em 1995. Já Cristiano Ronaldo fica fora da semifinais da competição pela primeira vez desde 2010.

O jogo

Empurrada por quase 50 mil torcedores, a Juventus pressionou muito desde o apito inicial. Aos quatro minutos, por exemplo, o goleiro Onana, ao tentar sair jogando, teve seu chute bloqueado por Bernardeschi.

O Ajax não conseguiu repetir a marcação do jogo em Amsterdã e teve de se contentar com os contra-ataques. Mas o time holandês foi o primeiro a conseguir articular uma jogada perigosa. Aos 20 minutos, David Neres e Tadic tabelaram dentro da área italiana e a bola sobrou para Van de Beek chutar por cima, com enorme perigo.

A Juventus não demorou para responder ao ataque sofrido. O argentino Dybala bateu bonito de fora da área, mas fraco. Onana aproveitou para fazer uma defesa plástica. O primeiro gol surgiu após cobrança de escanteio. Aos 27, Cristiano Ronaldo apareceu como um raio no meio da zaga holandesa e testou firme para abrir o placar. O VAR foi acionado, mas o juiz confirmou o gol.

Aos 32, Cristiano Ronaldo, mais solto do que no jogo na Holanda, voltou a finalizar, mas errou o alvo. Só que no ataque seguinte saiu o gol de empate. Hakim Ziyech disparou de fora da área. A bola bateu na zaga da Juventus e sobrou livre para Van de Beek, que bateu com enorme categoria para empatar: 1 a 1.

No intervalo, Massimiliano Allegri trocou Dybala por Moise Kean. Mas quem levou perigo pela primeira vez no segundo tempo foi o Ajax. O trio David Neres, Van de Beek e Tadic voltou a funcionar, mas parou em duas grandes defesas de Szczesny aos seis e aos 12 minutos.

Aos 15, a Juventus voltou para o jogo. Cristiano Ronaldo, após linda matada de bola, tocou para Kean, que encheu o pé, mas errou o alvo. O Ajax devolveu o perigo, aos 17. Em rápido contra-ataque, puxado por David Neres. Aos 21, Ziyech deveria ter finalizado, mas preferiu cruzar e falhou.

O gol estava maduro. E ele veio aos 22. O capitão De Ligt, de 19 anos, subiu muito para testar firme, após cobrança de escanteio: 2 a 1. Szczesny pulou, mas não deu desta vez para o goleiro polonês.

A Juventus sentiu o segundo gol. Aos 25, David Neres, lançado por Ziyech, perdeu grande chance para fazer o terceiro do time holandês. Aos 34, Ziyech chegou a marcar, mas estava impedido.

A torcida do Ajax presente a Turim começou a gritar "olé" a 15 minutos do final da partida. Cristiano Ronaldo somou duas oportunidades de cabeça e tentou incentivar seus companheiros a não desistirem. Apesar do esforço do time italiano, o jovem time holandês teve tranquilidade para manter o resultado e obter uma classificação histórica em pleno estádio do rival.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895