Aldo Rebelo admite problemas com transporte para Copa de 2014

Aldo Rebelo admite problemas com transporte para Copa de 2014

Ministro classificou como "insuficiências que nós precisamos corrigir"

AE

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O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, admitiu nesta quarta-feira os problemas com o sistema de transportes e com o trânsito no Brasil, classificados por ele como "insuficiências que nós precisamos corrigir", antes dos principais eventos esportivos mundiais que o País sediará: a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016. "Vamos ter de melhorar a situação de nossos aeroportos, do tráfego", disse Aldo, após o seminário "Brasil Rumo à Copa", ao qual chegou com uma hora de atraso, justamente por problemas com o voo e com o trânsito em São Paulo.

Para o ministro, nem todos os gargalos podem ser avaliados como problemas de infraestrutura. Alguns, segundo ele, são de logística. "Como, por exemplo, a capacidade de receber mais ou menos pousos e decolagens, ou mesmo das companhias (aéreas) e da Receita (Federal), que precisa de mais gente para desembaraço de bagagens", detalhou. "São providências relativamente simples que podem melhorar a vida dos passageiros", completou o ministro.

Aldo Rebelo ainda criticou o sistema de telefonia celular e afirmou que em 2014 todas as sedes da Copa terão a tecnologia 4G. "Aqui em São Paulo, em determinados momentos é difícil falar dois ou três minutos ao telefone", afirmou.

Durante a palestra, Aldo elogiou a Fifa, que "tem mais sócios e consegue resolver controvérsias que a Organização das Nações Unidas (ONU) não consegue resolver", mas depois alfinetou a entidade, que faz recorrentes críticas sobre os atrasos do Brasil em relação as obras para a Copa de 2014. "Dissemos à Fifa que temos de enxergar o Brasil como um país democrático, que tem um Congresso que funciona, que tem órgãos de controle que funcionam, são independentes, e que tem a imprensa que fiscaliza e acompanha diariamente", revelou o ministro. "O Brasil investiu em obras públicas, que estavam previstas quando não se falava em Copa", ponderou.

O ministro reconheceu, no entanto, a burocracia com o grande número de órgãos reguladores e fiscalizadores no sistema público do Brasil para aprovação de obras em estádios e de infraestrutura. "Estive no Maracanã e ouvi que lá são 13 órgãos com capacidade de paralisar obras", exemplificou Aldo.

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