Aos 57 anos, morre o ex-jogador Sócrates em São Paulo

Aos 57 anos, morre o ex-jogador Sócrates em São Paulo

Ídolo do futebol faleceu em razão de infecção generalizada

AE

Primeiro gol na Seleção foi em amistoso contra Uruguai

publicidade

Internado desde a noite da última quinta-feira, em razão de uma infecção intestinal causada por bactéria, o ex-jogador Sócrates, de 57 anos, morreu às 4h30min deste domingo. Ele havia apresentado uma leve melhora ontem. O quadro clínico do ex-atleta, que estava na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, encontrava-se estável, mas, segundo os médicos, ainda era considerado grave.

Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do hospital, Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira faleceu em consequência a um choque séptico. Ele estava sedado e respirava por aparelhos. Os rins de Sócrates passaram por um processo de diálise para ajudar a filtrar as impurezas do sangue - apesar disso, os rins não estariam prejudicados. Segundo nota anterior do hospital, o ídolo da fiel torcida corintiana iria ficar em observação, na UTI, por mais 72 horas.

Esta terceira internação do ex-jogador nos últimos quatro meses teria sido causada por um estrogonofe. Sócrates, sua mulher e um amigo teriam passado mal após o almoço na quinta-feira, no restaurante de um hotel em São Paulo.

Ele foi internado pela primeira vez em 19 de agosto, com uma hemorragia digestiva causada pelo consumo prolongado de álcool. Foram nove dias hospitalizado. Em 5 de setembro, o ex-jogador voltou a ser internado - desta vez, por mais 17 dias. Com o fígado comprometido por uma cirrose hepática, o ex-atleta - uma das estrelas da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982 - precisava de um transplante para voltar a ter vida normal. Sócrates deixa seis filhos.


Ex-jogador estreou na Seleção Brasileira em 1979 / Foto: CP Memória

Sócrates teve trajetória marcante na Seleção Brasileira

Sócrates marcou a história da Seleção Brasileira. Foram oito anos com a camisa verde-amarela, às vezes azul, de 1979 a 1986. Não foi campeão do mundo, é verdade. Mas disputou duas Copas, a de 1982, com brilho intenso, e algumas de suas 63 atuações pela equipe nacional jamais serão esquecidas.

Pode-se dizer que Sócrates chegou tarde à Seleção, pois a primeira convocação veio quando tinha 25 anos. Com seu jeito esguio e elegante, a técnica apurada, inteligência, objetivo e visão ímpar de jogo, porém, marcou época, notadamente naquele esquadrão montado pelo técnico Telê Santana em que tinha a companhia de Zico, Falcão e Cerezo, entre outros craques.

Um time que conviveu com a frustração de uma inesperada eliminação para a Itália no Mundial da Espanha. Mas teve a glória do reconhecimento como um dos melhores do planeta em todos os tempos.

Sócrates estreou na Seleção sob os olhares de 60.627 pessoas que pagaram ingresso para ir ao Maracanã num 17 de maio de 1979. Viram ótima atuação do "Doutor" e um acachapante 6 a 0 sobre o Paraguai. O primeiro gol com a amarelinha viria 14 dias depois, também no Maracanã, num amistoso contra o Uruguai.

Um gol, não, pois Sócrates marcou duas vezes naquela ocasião. Na terceira partida pela Seleção, mais dois gols, e um desempenho antológico num 5 a 0 sobre o Ajax, no Morumbi. O meia marcaria outras 23 vezes defendendo o Brasil, quatro delas em Copas do Mundo - contra União Soviética e Itália em 1982 e contra Espanha e Polônia em 1986.

E foi na Copa do México que Sócrates se despediu da Seleção, no jogo que também marcou a despedida do Brasil no Mundial. Foi em 21 de junho, naquele 1 a 1 com a França, que depois levaria a melhor nos pênaltis. O "Doutor", aliás, perdeu uma penalidade na ocasião, defendida pelo goleiro Bats.

Com Sócrates em campo, a Seleção venceu 41 vezes, empatou outras 17 e saiu derrotada em apenas cinco partidas. O meio-campista não conquistou nenhum título pelo Brasil, mas nem isso o impediu de ser considerado um dos grandes do futebol brasileiro.









Bookmark and Share

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895