Após 22 anos no comando, Wenger anuncia saída do Arsenal no final desta temporada

Após 22 anos no comando, Wenger anuncia saída do Arsenal no final desta temporada

Treinador é o mais vitorioso da história do clube de Londres

AE

Wenger anuncia saída do Arsenal no final desta temporada

publicidade

Depois de 22 anos à frente do Arsenal, que ele assumiu em 1996, o francês Arsène Wenger anunciou nesta sexta-feira que vai deixar o comando do time inglês no final desta temporada europeia. Será o fim de uma longa era no qual ele se tornou o treinador mais vitorioso da história do clube de Londres, pelo qual conquistou três títulos ingleses, sete da Copa da Inglaterra e outros sete da Supercopa do país.

O comandante, porém, há anos vem tendo a sua permanência no cargo questionada e a saída do mesmo foi pedida com frequência pelos torcedores da equipe, que não consegue ser campeã nacional desde 2004. Neste último título, porém, ele brilhou com o time ao se tornar apenas o segundo treinador a faturar uma edição do Campeonato Inglês de forma invicta, um feito gigante em uma liga nacional tão forte como a Premier League.

Os fracassos recentes, entretanto, também devem ter ajudado Wenger decidir não cumprir o seu atual contrato, que havia sido renovado por dois anos no final de maio de 2017, logo depois de conquistar o seu sétimo título da Copa da Inglaterra pelo Arsenal. "Depois de cuidadosa consideração e após conversar com o clube, eu senti que este pe o momento certo para eu me demitir no final desta temporada", afirmou o técnico, por meio de um comunicado, no qual também festejou o fato de poder ter dirigido um time tão tradicional por duas décadas.

"Eu sou grato por ter tido o privilégio de servir o clube por tantos anos memoráveis. E comandei o time com total comprometimento e integridade", completou. Atualmente, o Arsenal ocupa a sexta posição do Campeonato Inglês e, com o time 14 pontos atrás da zona de classificação à Liga dos Campeões, hoje fechada pelo Tottenham, a equipe londrina tem como último objetivo mais relevante a conquista desta edição da Liga Europa. O time enfrentará o Atlético de Madrid nas semifinais e o jogo de ida do mata-mata será na próxima quinta-feira, em Londres.

"Peço aos nossos torcedores para apoiarem o time até o fim para terminarmos a temporada em alta. Para todos os amantes do Arsenal, digo que temos de cuidar dos valores do clube", enfatizou Wenger, para em seguida ressaltar que sempre amará o time que se tornou uma verdadeira extensão de sua vida e com o qual formou uma das parcerias mais longas do futebol de um treinador com um time em todos os tempos.

Após confirmar o seu adeus ao Arsenal para o final desta temporada europeia, Wenger voltará a dirigir a equipe em uma partida neste domingo, contra o West Ham, em casa, no Emirates Stadium, pela 35ª rodada do Campeonato Inglês. O duelo começa às 9h30 (de Brasília) e certamente o francês será reverenciado pela torcida pela importante trajetória que trilhou, apesar das muitas críticas que recebeu nas últimas temporadas.

Reverenciado

Depois de confirmar seu adeus ao Arsenal, Wenger foi reverenciado na Inglaterra e por uma série de personalidades importantes do futebol mundial pelo seu longo trabalho no clube. A começar pelo próprio Arsenal, os jogadores do atual elenco da equipe lamentaram a decisão do comandante. "Foi emocionante e agora será o momento de digerir isso, mas é um sentimento triste agora", afirmou o alemão Per Mertesacker, capitão do Arsenal, que depois enfatizou: "Ele é a principal figura para este clube, são mais de 20 anos aqui, e isso foi muito impressionante".

O meia Jack Wilshere, por sua vez, sabe melhor do que a maioria dos atletas do plantel atual do time a importância de Wenger para o Arsenal, pois ingressou nas categorias de base do clube há 17 anos. "Nós não víamos (a saída do técnico) próxima porque ele tinha outro ano a cumprir em seu contrato", lamentou. "Estou triste. É um pouco decepcionante que nós não pudemos dar a ele a temporada que queríamos, mas ainda temos uma chance de ganhar algo para que ele possa sair em alta", reforçou o jogador, se referindo ao objetivo de conquistar a Liga Europa. "Precisamos ganhar esse título para ele realmente e apoiá-lo nestes últimos poucos jogos para dar a ele a despedida que merece", finalizou.

Ferguson

Um dos grandes nomes do mundo do futebol, Alex Ferguson exaltou a trajetória do colega e rival quando ainda estava na ativa, no comando do Manchester United - assim como Wenger, Ferguson teve longa trajetória em um clube, no caso do United. "Numa era em que os treinadores duram duas às vezes apenas uma temporada num clube, é uma conquista o que Wenger conseguiu ao ficar tanto tempo num clube do tamanho do Arsenal. Fico feliz por ele ter anunciado a saída ainda neste momento da temporada porque aí poderá ter uma despedida que realmente merece", disse o ex-treinador.

A importância de Wenger também foi exaltada pelo presidente da Premier League, entidade que organiza o Campeonato Inglês. "É difícil resumir a magnitude da contribuição de Wenger para o Arsenal, para a Premier League e para o futebol em geral. Seus treinos inovadores e seus métodos para desenvolver os jogadores transformaram por completa o futebol inglês quando o futebol mais precisava", disse Richard Scudamore. "Todos os times montados por Wenger eram agradáveis de ver em campo e os seus 'invencíveis' da temporada 2003/2004 são um dos melhores elencos da história do futebol inglês", disse Scudamore.

Um dos representantes daquela equipe campeã inglês em 2004, o ex-atacante Thierry Henry também lamentou a saída do treinador. "É um dia triste para mim. E estou feliz porque ele terá uma saída que merece. Eu lembro quando jogava pelo Arsenal e as pessoas falavam sobre o jeito como jogávamos, de como Arsène mudou o Arsenal e o tornou um time muito bem reconhecido em todo o mundo", disse o ex-atleta.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895