Aposentadoria precoce reacende discussão sobre lesões cerebrais na NFL

Aposentadoria precoce reacende discussão sobre lesões cerebrais na NFL

Chris Borland decidiu abandonar futebol americano para cuidar da saúde

Lancepress

Aposentadoria precoce reacende discussão sobre lesões cerebrais na NFL

publicidade

Um atleta promissor, jovem e com toda a carreira pela frente. Esse poderia ser o início de um perfil de um jogador, mas é o anúncio da aposentadoria de Chris Borland, linebacker do San Francisco 49ers, na NFL (liga de futebol americano) que, após somente uma temporada profissional, desistiu do esporte por medo de lesões em seu cérebro, aos 24 anos.

Em seu primeiro ano na liga, Borland teve um bom papel e mostrava futuro no esporte. Porém, desistiu de milhões de dólares contratuais e do sonho de infância para cuidar de sua saúde, sendo que ele já havia sofrido duas concussões na vida.

"Eu quero o melhor para minha saúde. Pelo que pesquisei e vivi, eu não acho que valha o risco (seguir jogando). Pensei comigo mesmo: “O que estou fazendo? É assim que vou viver minha vida adulta, batendo minha cabeça, especialmente com o que aprendi e sei sobre os perigos?”, disse à ESPN o jogador, que se encontrou com neurologistas e pesquisadores antes de tomar sua decisão.

O futebol americano é um esporte onde o contato está presente a cada jogada durante os 60 minutos dos jogos e, assim, a carreira de seus atletas é encurtada vertiginosamente. Alem de suas próprias expectativas de vida sofrerem um decréscimo após anos de atritos no campo.

Hoje, a lesão mais preocupante para os jogadores é a Lesão Cerebral Crônica, ou CTE, em inglês. Com uma série de concussões durante suas carreiras, a doença costuma afligir boa parte dos ex-jogadores. Além da agressividade da patologia, ela não pode ser diagnosticada em vida e, por tal motivo, não é tratada. Entre os sintomas, estão até mesmo pensamentos suicidas, que já ceifaram a vida de vários ex-atletas.

A NFL, por sua vez, acredita que os riscos estão sendo diminuídos a cada temporada, sendo que o número de concussões, inclusive, caiu 25% em 2014. Respeitando a decisão de Borland, a liga diz que o esporte está a cada dia tornando-se mais seguro.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895