Atleta do Quênia é o campeão da 34ª Maratona de Porto Alegre

Atleta do Quênia é o campeão da 34ª Maratona de Porto Alegre

No feminino, brasileira Conceição de Maria Carvalho Oliveira foi a vencedora

Correio do Povo

Elijah Chebonei fechou a prova com o tempo de 2h20min

publicidade

Com número recorde de participantes na história do evento, totalizando 9,8 mil inscritos, a 34ª Maratona de Porto Alegre foi realizada entre a manhã e o início da tarde de ontem, com largada em frente ao BarraShoppingSul, na avenida Diário de Notícias. Na prova de elite (42.195m), que teve início às 7h, participaram 4 mil competidores, com representantes de diversos países além do Brasil, como Argentina, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, Itália, Paraguai, Portugal, Venezula, Uruguai e Quênia. O queniano Elijah Chebonei, com tempo de 2h20min, foi o vencedor da maratona masculina. No feminino, deu Brasil: Conceição de Maria Carvalho Oliveira venceu com 2h52min55.

Além da maratona, que teve início às 7h, ocorreram as provas para Cadeirantes / Especiais, com largada às 6h45min; Maratona Elite Feminina, 6h55; Rústicas de 3km, 5km e 10km, às 7h30min. Também foi realizada em Porto Alegre, pela primeira vez, a "Feira da Maratona", com diversas lojas de artigos esportivos. “Podemos dizer que tivemos uma Feira com a qualidade semelhante às melhores realizadas nas grandes maratonas do mundo”, destacou o coordenador da prova, Paulo Silva, do Clube de Corredores de Porto Alegre (Corpa). A Feira da Maratona foi promovida no BarraShoppingSul, local da largada e da chegada da prova.

Silva também explicou por que a prova da Capital atrai tanta gente e está se tornando uma das mais significativas do País. “Nosso percurso é de excelência e ficamos entre as três provas mais rápidas do mundo. Temos uma organização eficiente e a cada ano procuramos melhorar. Só não temos os maiores corredores do mundo na competição porque ainda nos falta poder aquisitivo para elevar as premiações em dinheiro”, ressaltou o coordenador da prova.

Conforme um dos integrantes da diretoria de Esporte, Recreação e Lazer da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Ricardo Proença, que é responsável pelo apoio à prova, a competição é importante para a cidade. “O trabalho realizado pelo Corpa dá à Maratona uma credibilidade que se reflete nesta expressiva procura. É um evento que se transformou na marca de Porto Alegre, por isto é fundamental que a Prefeitura esteja presente apoiando o evento. Além disso, a nossa temperatura nesta época favorece muito os atletas”.

A previsão de baixas temperaturas para o final de semana se confirmou, os atletas iniciaram a prova quando fazia apenas 9ºC. Em 2016, o desafio foi ainda maior, pois fazia apenas 1ºC na hora da largada.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895