Barcelona vence o Granada e é campeão espanhol pela 24ª vez

Barcelona vence o Granada e é campeão espanhol pela 24ª vez

Vitória foi comandada pelo uruguaio Luis Suárez

AFP

Suárez fez os três gols da vitória contra o Granada

publicidade

O Barcelona sagrou-se campeão espanhol pela 24ª vez da sua história neste sábado. O time derrotou o Granada por 3 a 0, com três gols do artilheiro Luis Suárez. O Real Madrid, que dependia de um tropeço catalão para conquistar o título na última rodada, amargou o vice-campeonato apesar de vencer o Deportivo La Coruña por 2 a 0, ficando apenas um ponto atrás na tabela (91 contra 90).

Com o "Hat Trick", Suárez garantiu a artilharia do campeonato, com 40 gols, cinco a mais que Cristiano Ronaldo, que anotou os dois do Real na Galícia. É a primeira vez em seis temporadas que o prêmio de "Pichichi" escapa à dupla Messi-CR7.

Já o Barça confirmou a supremacia atual no âmbito nacional, garantindo o título pela oitava vez nos últimos 15 anos. O suspense não durou muito tempo, apesar do Real ter ficado com mão na taça por 15 minutos. No Riazor, Cristiano Ronaldo abriu o placar com sete minutos rolando, após receber ótimo passe de Benzema, enquanto os catalães ainda não tinham tirado o zero do placar em Granada.

Os "merengues" caíram na real aos 22, quando o "pistoleiro" Suárez disparou pela primeira vez, na conclusão de um belo movimento coletivo iniciado com uma tabela entre Neymar e Jordi Alba. Os três gols do uruguaio tiveram toque brasileiro. 

Aos 38, foi a vez de Daniel Alves ser "garçom" de Luisito. O lateral de 33 anos recebeu lançamento de Mascherano, correu com a energia de um novato para evitar a saída da bola e cruzou na medida para o camisa 9 cabecear.

De olho no "doblete"

Enquanto isso, CR7 tinha anotado o segundo dele, também de cabeça, aos 22, mas não mudava em nada a posição do time na tabela. Suárez completou o "Hat Trick" aos 41, após receber um lindo passe de Neymar, que ficou cara a cara com o goleiro, mas preferiu rolar para o companheiro garantir de vez a artilharia.

A assistência lembrou os melhores tempos de outro brasileiro que marcou a história do Barça, Ronaldinho: um passe "cego", olhando para um lado, mas tocando para o outro. Uma forma de encerrar de forma positiva a temporada, depois de ser criticado pela queda de rendimento nas últimas semanas.

Muito marcado pela eliminação nas quartas de final da Liga dos Campeões, no mês passado, o clube catalão, que conquistou a histórica "tríplice coroa" no ano passado, ainda tem outro título para defender, a Copa do Rei. Para conseguir o "doblete", será preciso vencer o Sevilla, no dia 22 de maio, em Madri.

O título espanhol veio de forma mais sofrida do que o esperado: o Barça chegou a liderar o campeonato com folga, mas o mês de abril desastroso colocou Real e Atlético de volta à disputa. Os comandados de Luis Enrique tiveram que ganhar quatro "finais" para garantir o troféu, que veio de forma merecida, apesar dos percalços do mês passado.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895