Beckenbauer reitera que Alemanha não comprou voto para Copa-2006

Beckenbauer reitera que Alemanha não comprou voto para Copa-2006

Dirigente alegou que pagamento para empresa no Catar serviu para garantir subsídio da Fifa

AFP

Dirigente alegou que pagamento para empresa no Catar serviu para garantir subsídio da Fifa

publicidade

Apesar das acusações que pesam sobre ele, Franz Beckenbauer voltou a afirmar que a Alemanha "não comprou votos" para obter a organização da Copa do Mundo de 2006, em entrevista publicado no jornal Bild am Sonntag. Na sexta-feira, o escritório Freshfields, que fez uma auditoria a pedido da federação alemã (DFB), não encontrou provas de corrupção, mas estabeleceu o pagamento suspeito 6,7 milhões que motivou a investigação foi efetuado por Robert Louis-Dreyfus, ex-CEO da Adidas, falecido em 2009.

De acordo com o Freshfields, o dinheiro caiu na conta de uma empresa do Catar, que, de acordo com a imprensa alemã, estava "sob influência de Mohamed bin Hammam", ex-membro do comitê executivo da Fifa, banido para sempre do futebol em 2011, por corrupção. Ao ser preguntado se a verba serviu para comprar votos asiáticos na escolha da sede da Copa de 2006, o 'Kaiser' respondeu: "Não, definitivamente, não compramos votos".

"O pagamento serviu para garantir um subsídio da Fifa. Senão, a Copa não teria sido na Alemanha", insistiu o ex-craque, cujo nome foi citado 564 vezes no relatório de 364 páginas do Freshfields. "Não tenho a menor ideia do que foi feito com o dinheiro no Catar", alegou a lenda viva do futebol alemão, que foi campeão mundial como jogador, em 1974, e como treinador, em 1990, antes de presidir o comitê organizador do Mundial de 2006.

Outro pagamento suspeito caiu numa conta do Catar, depois de ser efetuado por Robert Schwan, ex-assessor de Beckenbauer. "Não sei de nada, porque Robert cuidava de tudo, e tinha minha total confiança", justificou. "Pode ser que eu tenha cometido erros, mas a Copa não foi comprada", resumiu. "Não vou permitir que o trabalho de toda uma vida seja arruinado", completou.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895