Bellucci cai diante de Ferrer na estreia em Pequim

Bellucci cai diante de Ferrer na estreia em Pequim

Djokovic e Nadal vencem

AE

Bellucci cai diante de Ferrer na estreia em Pequim

publicidade

Thomaz Bellucci não conseguiu desbancar o favoritismo do espanhol David Ferrer em sua estreia no Torneio de Pequim. O tenista brasileiro foi derrotado pelo atual sétimo colocado do ranking mundial por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, nesta terça-feira, em 1h26min de confronto. Essa foi a sexta derrota do atual 31º tenista da ATP em sete jogos com Ferrer, que só caiu diante do número 1 do Brasil no Masters 1000 de Montecarlo de 2012. Neste ano o espanhol já havia superado o adversário no Aberto da Austrália, e com o novo triunfo se garantiu na segunda rodada do ATP 500 chinês.

O próximo adversário de Ferrer, quarto cabeça de chave da competição realizada em quadras duras em Pequim, será o checo Lukas Rosol, que na primeira rodada passou pelo britânico Aljaz Bedene por 2 sets a 1, na última segunda-feira. Bellucci não disputava uma partida desde 20 de setembro, quando foi derrotado por Borna Coric por 3 sets a 1, em Florianópolis, no jogo em que a Croácia selou a vitória por 3 a 1 sobre o Brasil, em Florianópolis, pela Copa Davis.

E, desta vez atuando como azarão, Bellucci pouco conseguiu ameaçar o domínio de Ferrer, que aproveitou três de seis chances de quebrar o saque do brasileiro no primeiro set, no qual ainda pôde se dar ao luxo de sofrer uma quebra para fechar em 6/4. Já no segundo set, Ferrer não teve o seu serviço ameaçado por nenhuma vez e converteu um de dois break points para abrir vantagem e depois partir rumo ao triunfo de 6/3 que liquidou o confronto. Eliminado em Pequim, Bellucci agora viajará até Xangai para disputar o Masters 1000 local, que será realizado na próxima semana, também em solo chinês.

Djokovic e Nadal 

Cinco vezes campeão do Torneio de Pequim, Novak Djokovic não tomou conhecimento do italiano Simone Bolelli em sua estreia nesta edição do ATP 500 chinês. O tenista sérvio venceu por 2 sets a 0, com duplo 6/1, nesta terça-feira, para se garantir na segunda rodada da competição que ele já conquistou em 2009, 2010, 2012, 2013 e 2014.

O líder do ranking mundial precisou de apenas 1h11min para despachar o 59º colocado da ATP, que sofreu a sua quarta derrota em quatro jogos diante do adversário. Assim, Djokovic se credenciou para encarar na próxima fase o chinês Ze Zhang, que na última segunda estreou derrotando o usbeque Denis Istomin com parciais de 6/3, 1/6 e 6/3.

Agora com um retrospecto de 25 vitórias em 25 jogos disputados na somatória de todas as suas participações no Torneio de Pequim, Djokovic fez valer com autoridade o seu favoritismo nesta terça-feira. Além de confirmar todos os seus saques, ele aproveitou cinco de dez chances de quebrar o serviço de Bolelli para encaminhar o seu triunfo em sets diretos. Bolelli, por sua vez, não converteu nenhum dos cinco break points cedidos pelo sérvio.

Mas, se Djokovic segue em grande fase, Rafael Nadal por outro lado continua penando para conseguir recuperar o seu melhor tênis. Hoje na oitava posição do ranking mundial, o espanhol sofreu para confirmar seu favoritismo na estreia em Pequim, nesta terça, quando superou o chinês Di Wu, convidado da organização e hoje o 230º da ATP, por 2 sets a 0, com duplo 6/4. 

Embora tenha vencido em sets diretos, Nadal chegou a ter o seu saque quebrado por quatro vezes na partida diante do azarão, que sucumbiu ao ver o espanhol converter seis de oito break points e assim liquidar o confronto em 1h26min. Com o triunfo inesperadamente sofrido na estreia, o espanhol se garantiu na segunda rodada e terá como próximo rival o canadense Vasek Pospisil, que em outro jogo do dia bateu o dominicano Victor Estrella Burgos por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 4/6, 7/5 e 6/0.

Também nesta terça, o australiano John Millman, que veio do qualifying, surpreendeu ao eliminar na estreia na chave principal o espanhol Tommy Robredo com uma vitória por 2 sets a 1, com 4/6, 6/1 e 6/0. O norte-americano John Isner, por sua vez, fez valer a condição de sexto cabeça de chave ao bater o austríaco Dominic Thiem por 7/5 e 6/1. Outro que foi à segunda rodada foi o taiwanês Yen-Hsun Lu, que passou fácil pelo francês Adrian Mannarino por 6/3 e 6/2.

Duplas

Poucas horas depois de ter estreado com vitória arrasadora na chave de simples, Djokovic voltou à quadra nesta terça para competir nas duplas do ATP 500 chinês. O tenista número 1 do mundo jogou pela primeira vez no circuito profissional com o seu irmão mais novo, Djordje, de apenas 20 anos, e a parceria inédita teve sucesso. Os irmãos Djokovic venceram o chinês Mao-Xin Gong e o neozelandês Michael Venus por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/5), 6/7 (6/8) e 10/5, em 1h42min, e garantiram vaga na segunda rodada da competição.

Curiosamente, Djokovic já havia atuado em outras cinco oportunidades ao lado de seu outro irmão, Marko, de 24 anos, em torneios de duplas no circuito profissional. Mas ao lado de Marko o astro nunca conseguiu vencer uma partida. Assim, a família Djokovic quebrou o tabu de forma que pode ser considerada surpreendente, pois Novak, de 28 anos, não costuma jogar duplas com frequência e Djordje é hoje apenas o 1502º colocado do ranking de simples da ATP.

Com a vitória desta terça, os irmãos Djokovic se credenciaram para enfrentar nas quartas de final o canadense Vasek Pospisil e o norte-americano Jack Sock, que nesta terça encerraram um jejum de cinco jogos sem vencer ao baterem os italianos Simone Bolelli e Fabio Fognini, cabeças de chave número 3, por 2 sets a 1, com 7/6 (7/5), 2/6 e 11/9.

Tóquio

O suíço Stan Wawrinka dessa vez não decepcionou no seu jogo de estreia no Torneio de Tóquio, ATP 500 disputado em quadras duras. Um ano depois de ser surpreendente eliminado na sua primeira partida na competição japonesa, o cabeça de chave número 1 e atual campeão de Roland Garros superou o checo Radek Stepanek (255º colocado no ranking) por 7/5 e 6/3, nesta terça-feira. "No ano passado eu estava lutando um pouco para encontrar o meu melhor nível depois do US Open", disse Wawrinka. "Este ano, me sinto muito melhor".

Wawrinka perdeu para Tatsuma Ito (127º) na primeira rodada no ano passado, e será o japonês o seu adversário na segunda rodada nesta edição do Torneio de Tóquio. "Eu me lembro bem do jogo com Ito. Agora eu sei como ele joga", disse Wawrinka. "Eu só vou tentar jogar o meu jogo bem, sendo agressivo, sacando, e, assim, as soluções aparecem".
Quarto colocado no ranking da ATP, Wawrinka disparou 11 aces nesta terça e pareceu estar totalmente recuperado da lesão no tornozelo que forçou o seu abandono do Torneio de Metz, na França, no mês passado.

Se Wawrinka, avançou nesta terça, outros cabeças de chave ficaram pelo caminho em Tóquio. O francês Richard Gasquet (11º), semifinalista de Wimbledon e quarto pré-classificado, foi eliminado pelo espanhol Roberto Bautista Agut (22º) por 6/4 e 6/1. Na sequência, Bautista Agut vai enfrentar o australiano Nick Kyrgios (34º), que bateu o espanhol Albert Ramos-Vinolas (71º) por 2 sets a 1 (6/7, 6/3 e 6/3).

Também nesta terça, o luxemburguês Gilles Muller (43º) venceu o sul-africano Kevin Anderson (12º), o quinto cabeça de chave, por 6/2 e 6/3, e agora vai duelar com o francês Jeremy Chardy (27º), que avançou com o abandono do australiano Sam Groth (53º). 

Já o francês Benoit Paire (32º) derrotou o búlgaro Grigor Dimitrov (21º), o oitavo pré-classificado, por 6/4, 3/6 e 6/1, e terá o cipriota Marcos Baghdatis (49º), que venceu o espanhol Fernando Verdasco (41º), por 7/5 e 6/1, como seu próximo adversário. O também francês Gilles Simon (10º), terceiro cabeça de chave, escapou das zebras ao aplicar um duplo 6/4 no russo Mikhail Youzhny (92º). Na segunda rodada, ele terá pela frente o checo Jiri Vesely (40º). Os norte-americanos Austin Krajicek (124º) e Steve Johnson (48º) também avançaram na estreia, nesta terça, em Tóquio.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895