Brasil brilha nos esportes coletivos garante 3º lugar do quadro de medalhas do Pan

Brasil brilha nos esportes coletivos garante 3º lugar do quadro de medalhas do Pan

Ao todo, País conquistou 140 medalhas, podendo aumentar este número neste domingo

AFP

publicidade

A delegação brasileira mostrou sua força nos esportes coletivos e conquistou seis medalhas de ouro neste sábado, nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, contendo o avanço de Cuba para garantir o terceiro lugar no quadro geral. Deu Brasil no lugar mais alto do pódio no basquete e no handebol masculinos, no futebol feminino, e o hino nacional também tocou para representantes individuais do tênis de mesa, do boliche e do caratê.

No total, o país conquistou 16 medalhas neste sábado, penúltimo dia de disputa do Pan. Além dos seis ouros, foram cinco pratas e cinco bronzes. Cuba chegou a ameaçar o terceiro lugar dos brasileiros, mas os cinco ouros deste sábado (três no boxe e dois no atletismo) não foram suficientes.

O Brasil soma 41 ouros e não pode mais ser alcançado por Cuba (4º), que tem 36 e já encerrou sua participação em Toronto. Os cubanos não ficavam fora das duas primeiras posições há 44 anos, desde a edição de Cali, na Colômbia, em 1971.

Dobradinha no tênis de mesa

O Brasil soma 140 medalhas, e tem certeza de igualar o total de Guadalajara (141), já que disputa a final do vôlei masculino no domingo. A marca pode ser superada em caso de pódio na marcha atlética 50 km, com Jonathan Riekmann e Cláudio dos Santos.

O esporte que mais rendeu medalhas neste sábado foi o tênis de mesa, colocando quatro atletas no pódio, com a "dobradinha" de Hugo Calderano (ouro) e Gustavo Tsuboi (prata) no masculino, além da prata de Gui Lin e o bronze de Caroline Kumahara no feminino.

Já as caratecas brasileiras conquistaram ouro e bronze no feminino, com Natália Brozullatto e Isabela dos Santos, respectivamente. No boliche, Marcelo Suartz subiu ao lugar mais alto do pódio depois de ficar com o bronze em Guadalajara 2011.

Handebol 100% ouro

Os momentos de maior emoção foram nas quadras, com finais eletrizantes no basquete e no handebol. A seleção masculina de basquete teve uma grande exibição coletiva e ignorou a pressão da torcida para vencer os anfitriões canadenses por 86 a 69, conquistando o sexto título pan-americano.

Já o handebol chegou ao tri e imitou o feminino, ao derrotar a arquirrival Argentina na decisão, com vitória por 29 a 27 na prorrogação, dando o troco da última edição, quando amargou o vice-campeonato diante dos "hermanos".

Desta forma, o handebol foi o único esporte coletivo do Brasil a triunfar tanto no masculino quanto no feminino, já que as mulheres conquistaram o penta na sexta-feira, em outro triunfo contra a Argentina. Não será possível conquistar as duas medalhas de ouro no vôlei, já que a seleção feminina bicampeã olímpica teve que se contentar com a prata, ao perder por 3 sets a 0 para os Estados Unidos.

Dois bronzes no atletismo

No futebol, as mulheres triunfaram, com goleada por 4 a 0 sobre a Colômbia na final, enquanto a seleção masculina sub 22 suou muito para garantir o bronze, ao vencer o Panamá por 3 a 1 na prorrogação.

O atletismo rendeu duas medalhas de bronze, com o Vanessa Espinola no heptatlo e a equipe masculina do revezamento 4x100 m. No total, o Brasil somou 12 pódios nas pistas (um ouro, cinco pratas e seis bronzes).

Única medalhista de ouro do atletismo brasileiro em Toronto (na terça-feira, nos 5 mil metros), Juliana Lima ficou em quinto lugar dos 1,5 mil metros, prova com na qual se sagrou campeã pan-americana em casa, em 2007, no Rio de Janeiro.

Na esgrima, a equipe masculina conquistou a prata no florete, com participação de Guislain Perrier, que já tinha levado o bronze no individual.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895