Brasil de Pelotas perde por 1 a 0 e vê Botafogo festejar bicampeonato da Série B
Já rebaixado, Xavante foi derrotado no Bento Freitas pelo clube carioca, que se aproveitou de resultados paralelos para conquistar o título
publicidade
O Botafogo se sagrou bicampeão brasileiro da Série B na tarde deste domingo, no estádio Bento Freitas. Com gol de Diego Gonçalves, o time ganhou do Brasil de Pelotas, por 1 a 0, e contou com derrota do Coritiba diante do CSA para repetir o feito de 2015.
O nono jogo de invencibilidade fez o Botafogo chegar aos 69 pontos, abrindo cinco de vantagem para o vice-líder Coritiba. Apenas cumprindo tabela por ter o rebaixamento decretado, o Brasil de Pelotas perdeu a quinta seguida e, com 23 pontos, segue na lanterna.
Assim, os dois times chegam na última rodada, marcada para o próximo domingo, apenas cumprindo tabela. No jogo de entrega da taça, o Botafogo recebe o Guarani no Engenhão, enquanto o Brasil de Pelotas encara o CSA, no Rei Pelé.
Diante de um adversário já rebaixado, o Botafogo tomou conta da posse de bola, mas encontrava dificuldades para criar lances de perigo. Ate que, aos 20 minutos, abriu o placar em Pelotas. Rafael Navarro recebeu dentro da área e ajeitou para Diego Gonçalves bater sem chances para o goleiro.
O gol acordou o Brasil, que saiu de trás em busca do empate. Erison recebeu de Diego e bateu para defesa de Diego Loureiro. Rildo e Bruno Matias também criaram boas oportunidades, mas não conseguiram acertar o alvo.
O Botafogo voltou do intervalo disposto a liquidar a fatura e chegou a criar boas oportunidades, como em uma finalização de Joel Carli, mas passou a ter um jogador a menos depois que Barreto foi expulso por entrada dura em Gabriel Poveda. O árbitro havia mostrado o amarelo e voltou atrás depois de consultar o VAR.
Tranquilo na partida, o Botafogo diminuiu o ritmo e passou a administrar a posse da bola. Mesmo assim, quase fez o segundo. Rafael Navarro acertou a trave de Matheus Nogueira em rebote de escanteio. Antes do fim do jogo, o time alvinegro teve um gol anulado porque Ronald estava em posição de impedimento.