Brasil e Argentina fazem jogo decisivo pelo Mundial de basquete masculino

Brasil e Argentina fazem jogo decisivo pelo Mundial de basquete masculino

Rubén Magnano comanda os brasileiros contra o seu país, valendo vaga nas quartas

AFP

Argentina e Brasil disputam vaga nas quartas do Mundial

publicidade

Argentina e Brasil disputam nesta terça-feira em Istambul (15h de Brasília) a última vaga para as quartas de final do Mundial de basquete, na Turquia. O clássico sul-americano marca o confronto entre o técnico do Brasil, Rubén Magnano, e o seu país natal.

O duelo nos bancos entre Sergio Hernández e o “maestro” Magnano deverá ser um dos momentos quentes da noite, já que o atual treinador dos brasileiros tem a oportunidade de liquidar a “Geração de Ouro” que ele mesmo começou a forjar há uma década. O atual técnico dos brasileiros foi o artífice dos momentos mais gloriosos da equipe nacional argentina, quando conquistou o vice-campeonato mundial em Indianápolis-2002 e o ouro olímpico em Atenas-2004.

Magnano terá pela frente Luis Scola, Pablo Prigioni, Fabricio Oberto e Leo Gutiérrez, alguns dos expoentes da equipe que causou dores de cabeça nos norte-americanos. "É uma partida que todos gostam de jogar. Jogar contra uma equipe dirigida por Magnano é algo especial, diferente. Ele me comandou muitas vezes. Não posso dizer que gosto de tê-lo pela frente, mas as coisas são assim", ressaltou o pivô Fabricio Oberto, que se recupera de uma gastroenterite.

Para o próprio Magnano, a partida também é complicada. Além das considerações esportivas, admitiu que gostaria de encarar outro rival nas oitavas. "Não queria ter que enfrentar a Argentina, não por uma questão esportiva, e sim pelas experiências que tive com o grupo no passado", explicou.

Entre os jogadores, o confronto terá os duelos particulares de estrelas, como os argentinos Scola e Delfino e os brasileiros Leandrinho e Tiago Splitter. Sobre eles, recai normalmente a responsabilidade ofensiva das principais seleções sul-americanas.

Há 80 anos, argentinos e brasileiros se cruzam em diferentes competições oficiais, principalmente em campeonatos sul-americanos. O balanço geral é levemente favorável aos brasileiros, com 33 vitórias a 30.

Em Mundiais, os dois arquirrivais se enfrentaram em quatro oportunidades, com três vitórias para os argentinos (1950, 1998 e 2002) e uma para os brasileiros (1967). Na Copa América do ano passado, os brasileiros venceram por 76-67.

A referência mais próxima é um amistoso disputado em meados de agosto em Logroño (Espanha), quando a Argentina venceu um Brasil muito desfalcado por 77-73. O vencedor do duelo terá como provável adversária nas quartas a Lituânia, grande favorita em seu jogo contra a China, nesta terça-feira.


Bookmark and Share

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895