Brasil leva dois ouros e seis medalhas na natação do Pan-Americano

Brasil leva dois ouros e seis medalhas na natação do Pan-Americano

Guilherme Caribé manteve hegemonia do país nos 100m livre da competição

AE

Nadador brasileiro conquistou mais um ouro

publicidade

A natação do Brasil levou seis medalhas, nesta segunda-feira nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile). O país teve Guilherme Caribé, de somente 20 anos, em mais um dia de protagonismo. O nadador conquistou sua terceira medalha de ouro na competição, superando os norte-americanos na final dos 100m livre. Em dia com seis finais individuais, os brasileiros ainda subiram no pódio com o segundo ouro de Guilherme Costa, o Cachorrão, agora nos 800m livre (prometeu quatro conquistas), a prata de Stephanie Balduccini, também nos 100m livre, e os bronzes de Viviane Jungblut, nos 800m livre e de Gabi Assis, nos 200m peito. O país ainda levou o bronze nos 4x100m medley.

Em três dias de provas, Caribé já havia levado o ouro nos revezamentos 4x100 livre masculino e misto e agora confirma a grande fase também na disputa individual. O brasileiro nadou em 48s06, melhorando seu desempenho do Mundial de Fukuoka, no Japão, no qual fez 48s18 para ficar no 12° lugar. Caribé fez os 25 metros finais muito fortes para superar os norte-americanos Brooks Curry e Jonathan Koulow, que bateram com empate de 48s38 e dividiram a prata. A prova ficou sem medalhista de bronze por causa do empate.

"Prova clássica na natação e para o Brasil, a gente teve muitos atletas nadando nos 100m livre. Bem gratificante ter toda torcida, toda minha família, e ser mais um representante dessa prova é bem legal", comemorou o nadador, que foi acompanhado de perto pelos pais e pela irmã em Santiago. Ele é o sétimo brasileiro a ganhar o ouro nos 100m livre em Pan-americanos.

Também nos 100m livre, Stephanie Balduccini abriu as finais do dia com a prata. A nadadora completou a prova em 54s13, apenas 0s10 de quebrar o recorde sul-americano. O ouro foi para a canadense Maggie MacNiel, com 53s64, e o bronze ficou com a americana Catie de Loof, com 54s50.

Guilherme Costa, o Cachorrão, continua firme em sua promessa de deixar Santiago com quatro ouros. Depois de levar nos 400m livre, nesta segunda-feira ele dominou a prova dos 800m, vencendo com 7min53s01, superando o venezuelano Alfonso Mestre, prata com 7min54s46 e o americano John Gallant, que conquistou o bronze com 7min58s96. O também brasileiro Thiago Maturana bateu em 8min00s01, fechando a final em quarto.

Já Viviane Jungblut travou interessante batalha com nadadora kristel Kobrich, ídolo dos chilenos, para levar o bronze nos 800m livre. A brasileira levou a melhor ao bater com 8min33s55 e garantir sua terceiro medalha da história da competição. O ouro e a prata foram para os Estados Unidos, com Paige Maidden (8min27s99) e Rachel Stege (8min28s50).

Gabrielle Assis garantiu o Brasil no pódio dos 200m peito pela primeira vez na história dos Jogos Pan-Americanos, com 2min25s52 Ela foi superado somente pelas canadenses Sydney Pickrem, ouro com 2min23s39 e Kesley Lauren Wog, com 2min23s49. O Brasil ficou próximo do pódio nos 100m costas, com Guilherme Basseto chegando em quarto, com 54s20. Na mesma prova, Gabriel Fantoni terminou em sexto, com 54s82.

Fechando o dia, o Brasil caiu na água para a final dos 4x100m medley misto, na raia três, em disputa forte com Estados Unidos, Canadá, Colômbia e Argentina. A equipe formada por Guilherme Basseto (costas), João Gomes Júnior (peito), Clarissa Rodrigues (borboleta) e Stephanie Balduccini (livre) completou em terceiro, com o bronze (3min49s24), atrás dos EUA (ouro com 3min44s71) e do Canadá (3min46s20). Depois de entrar em sexto na última troca, Balduccini se recuperou bem para levar o País ao pódio - foi sua segunda medalha do dia.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895