Brasil perde decisão do handebol masculino para a Argentina

Brasil perde decisão do handebol masculino para a Argentina

Seleção leva a prata e deixa escapar o tricampeonato e a vaga na Olimpíada de Londres

AE

Brasil leva a prata e fica sem vaga olímpica no handebol

publicidade

O handebol masculino do Brasil deixou escapar nesta segunda-feira a vaga olímpica que parecia certa. Melhor equipe dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, a seleção brasileira parou na memorável atuação do goleiro Matias Schulz, foi derrotada pela Argentina na decisão do Pan, por 26 a 23, e amargou a medalha de prata.

Os argentinos vão disputar uma Olimpíada pela primeira vez no handebol. O Brasil vai em busca de uma improvável vaga no acirrado Pré-Olímpico Mundial. "Acho que nosso jogo não encaixou. A gente não perdeu para eles, a gente perdeu para a gente mesmo", disse o brasileiro Chiuffa, à TV Record, após o jogo. Ele também negou que Schulz tenha sido decisivo. "Acho que ele não pegou, a gente arremessou em cima dele", disse o atleta, que só deu um arremesso no jogo - e fez um gol. 

O time masculino do Brasil estava em busca do tricampeonato, mas não conseguiu repetir a excelente atuação da equipe feminina, que venceu a Argentina na final, domingo, por 33 a 15. No masculino, os argentinos também estão num nível inferior aos brasileiros. Tanto que sofreram para chegar à decisão. Venceram o Chile, na semifinal, por um ponto. O Brasil havia feito 14 de vantagem sobre os chilenos na primeira fase, na sua vitória por menor margem em quatro partidas. O Brasil, porém, não contava com a excelente atuação de Schulz. O goleiro de 28 anos fez 22 defesas durante o jogo (quase 50% de aproveitamento), ajudado por uma parede formada pelos companheiros à frente da área. Os irmãos brasileiros Maik e Marcão não fizeram partida ruim, mas defenderam apenas 10 bolas.

A equipe brasileira ficou em vantagem no placar durante a maior parte dos 20 primeiros minutos de jogo, chegando a abrir 12 a 7. Nos 10 minutos finais do primeiro tempo, porém, só deu Argentina, que chegou à virada em 15 a 14 com o cronômetro zerado, num cobrança de falta em que a barreira do Brasil abriu. Os dez primeiros minutos do segundo tempo também foram péssimos para o Brasil. Os jogadores pareciam querer resolver sozinhos, erravam, e permitiam à Argentina se distanciar na placar e abrir 19 a 14. Thiagus arriscava seguidas vezes e chegou a ter desempenho de oito arremessos e nenhum gol.No momento em que o Brasil conseguiu encostar no placar (23 a 21), Schulz voltou a decidir, fazendo cinco defesas seguidas e impedindo o empate do Brasil. Depois não havia mais tempo para tentar uma virada.Mais cedo, na decisão do terceiro lugar, o Chile conquistou a medalha de bronze ao vencer a República Dominicana por 27 a 24.



Bookmark and Share

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895