Brasil perde outra final de Mundial de Vôlei para a Polônia

Brasil perde outra final de Mundial de Vôlei para a Polônia

Seleção fez uma partida abaixo das atuações nas fases anteriores

Correio do Povo

Brasil perde outra final de Mundial de Vôlei para a Polônia

publicidade

A seleção brasileira masculina de vôlei não repetiu as boas atuações de fases anteriores e foi derrotada pela Polônia na decisão do Campeonato Mundial, neste domingo, em Turim, na Itália. A equipe comandada pelo gaúcho Renan Dal Zotto foi superada por 3 sets a 0, com parciais de 28/26, 25/20 e 25/23, em uma partida na qual esteve irreconhecível.

O Brasil chegou à final dos últimos cinco Mundiais masculinos, com três títulos e dois vices, e das últimas quatro edições dos Jogos Olímpicos, com dois ouros e duas pratas. Esta foi a segunda derrota consecutiva para os poloneses em finais de Mundial. O grande destaque da decisão foi o oposto Kurek, que causou estragos na defesa do Brasil, com 24 pontos marcados.

A partida começou equilibrada e a seleção brasileira chegou a abrir 5 a 3. Mas os poloneses passaram à frente e comandaram o placar durante todo o set. O Brasil chegou a salvar três set points, só não evitou um bloqueio de Kurek sobre Wallace, que definiu 28 a 26.

O segundo e o terceiro sets foram de total domínio da seleção polonesa. Com um saque poderoso, o bloqueio funcionando e Kurek virando praticamente todas as bolas, ficou difícil para os brasileiros. No terceiro set, a Polônia chegou a abrir 11 a 4. O Brasil aproveitou um momento de desconcentração do adversário, reagiu e encostou, mas não foi o suficiente para evitar a derrota. O time esteve bem abaixo do esperado, principalmente no bloqueio, com apenas três pontos.

“Foi um campeonato maravilhoso, ficamos felizes também com a prata. Obviamente queríamos o ouro, mas eles foram superiores, o Kurek fez uma partida incrível”, reconheceu o ponteiro Lipe, que fez sua despedida da seleção brasileira. “O time lutou, a derrota faz parte do esporte. Saio de cabeça erguida e feliz pelo que conquistamos. Ficarei torcendo por essa geração de garotos que vai manter o Brasil entre os melhores do mundo”, encerrou Lipe, que tem no currículo a medalha de ouro olímpica conquistada nos Jogos do Rio, em 2016.

Seleção feminina tem primeiro teste


A renovada seleção brasileira feminina de vôlei tem nesta manhã de segunda-feira, a partir das 7h10min (de Brasília), o seu principal teste nesta primeira fase do Mundial. O Brasil enfrenta a Sérvia, candidata ao título da competição disputada no Japão. As outras equipes da chave são mais fracas.

“Duas jogadoras fazem a diferença na equipe delas, a Boskovic e a Brankika. A Rasic, central, também é uma grande jogadora. Vamos estudar o time delas para buscar essa vitória”, explicou Gabi, a maior pontuadora do jogo contra as dominicanas, com 15 acertos. Ela é uma das destaques da atual equipe, que conta também com Tandara e o retorno da gaúcha Fernanda Garay.

O Brasil luta por um título inédito, tendo como melhores resultados no Mundial três pratas (1994, 2006 e 2010) e um bronze (2014). Nas duas primeiras partidas, no fim de semana, o time de Zé Roberto Guimarães se deu bem. Estreou na madrugada de sábado vencendo Porto Rico com muita facilidade, com exceção do primeiro set, com placar de 27/25, 25/12 e 25/7 – chegou a ter 15/0 na terceira parcial. No domingo, também não teve grandes problemas contra a República Dominicana: novo 3 a 0, com 25/15, 25/20 e 25/22. As outras adversárias, depois da Sérvia, serão Quênia e Cazaquistão.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895