Brasil quer confirmar favoritismo diante da Croácia para manter sonho do hexa

Brasil quer confirmar favoritismo diante da Croácia para manter sonho do hexa

Seleção Brasileira terá pela frente nas quartas de final a atual vice-campeã mundial, nesta sexta-feira, no desafio mais complicado até aqui no Catar

AFP

publicidade

De um lado, uma seleção favorita ao hexacampeonato, do outro, a atual vice-campeã do mundo. É assim que o duelo de quartas de final da Copa do Mundo entre Brasil e Croácia criará faíscas nesta sexta-feira, às 12h, no estádio Cidade da Educação.

Camisas '10' habilidosos e líderes em suas equipes, Neymar e Modric buscam reescrever suas histórias no Mundial. 'Ney', após a amarga eliminação para a Alemanha por 7 a 1, em 2014, já Modric, quer um resultado diferente do obtido na Rússia, em 2018.

- Copa do Mundo: acompanhe Croácia x Brasil em tempo real

A Seleção Brasileira chega confiante ao confronto após garantir a classificação às quartas de final ainda no primeiro tempo na partida contra a Coreia do Sul, mas também prestes a recuperar sua defesa titular após uma série de lesões que em certos momentos a deixou com apenas um lateral de ofício, o veterano Daniel Alves.

O lateral-esquerdo Alex Sandro voltou a treinar na quarta-feira e pode ser titular no mata-mata após uma lesão no quadril o tirar do jogo contra a Suíça, ainda na fase de grupos. Dessa forma, Danilo poderia retornar ao lado direito e Éder Militão, que estava encarregado dessa função, voltaria ao banco de reservas.

Caso o jogador da Juventus não esteja 100%, a escalação defensiva deve ser a mesma da partida contra a Coreia do Sul, com Militão no lado direito, Marquinhos e Thiago Silva na zaga e Danilo na lateral esquerda.

O vencedor do embate, por sua vez, vai encarar na semifinal o ganhador entre Argentina e Holanda, segundo jogo desta sexta-feira.

A marca de Pelé

Recuperado de uma lesão no tornozelo direito que o fez perder dois jogos da fase de grupos, Neymar irá liderar o ataque brasileiro contra os croatas, além de buscar superar tabus: o de vencer uma seleção europeia em quartas de final (fato que não acontece desde 2002) e o de se igualar a Pelé como artilheiro da Seleção (77 gols).

O jogador do Paris Saint-Germain marcou um gol de pênalti na vitória sobre os sul-coreanos e agora está a um gol da marca do Rei do futebol, de 82 anos, que se encontra hospitalizado em São Paulo para reavaliar o tratamento de um câncer no cólon.

Para ajudar nesta missão, 'Ney' conta com a ajuda de um dos principais nomes da Seleção: Vinícius Júnior, que marcou um gol e deu duas assistências no Mundial no Catar.

O atacante do Real Madrid conhece bem Modric, seu companheiro no clube merengue, e alerta que os europeus são muito mais do que o seu capitão.

"A Croácia tem a base da última Copa, quando chegaram à final contra a França, então temos que estar preparados não só para Modric, mas para todo o elenco. Eles jogam em grandes clubes e vão dar o melhor para tentar nos vencer", afirmou 'Vini'.

Croácia quer atrapalhar busca pelo hexa

O Brasil não vai se contentar com nada menos que o título no Catar. Mas várias sombras acompanham os pentacampeões desde que conquistaram o último título em 2002.

Após um dos pontos mais baixos como a eliminação nas semifinais da Copa de 2014 para a Alemanha, a Seleção se vê diante de um desafio contra uma equipe europeia na fase de mata-mata, tabu que não consegue quebrar desde a última conquista do Mundial.

Desde a Rússia, em 2018, o Brasil não enfrenta nenhuma e a lembrança não é das melhores, já que sofreu uma derrota por 2 a 1 para a Bélgica, nas quartas de final.

Agora será diante de uma Croácia que eliminou o surpreendente Japão nos pênaltis, nas oitavas de final, e que busca evidenciar seu jogo estratégico e técnico, mas também impõe a forte condição física.

"Nosso objetivo é tentar parar o time todo. Claro que o Brasil tem muita qualidade individual, mas estamos preparados para esse duelo", disse o zagueiro croata Dejan Lovren.

Aos 37 anos, Modric irá comandar o meio de campo ao lado de Kovacic e Brozovic com a esperança de parar os brasileiros. "Todo mundo conhece o valor do Luka... é o nosso líder, nosso melhor jogador, estamos orgulhosos de tê-lo em campo", completou Kovacic.

Copa do Mundo - Oitavas de Final

Croácia

Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Barisic (Sosa); Brozovic, Modric e Kovacic; Kramaric, Orsic (Livaja) e Perisic. Técnico: Zlatko Dalic

Brasil

Alisson; Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha, Richarlison e Vinícius Júnior. Técnico: Tite

Arbitragem: Michael Oliver, auxiliado por Stuart Burt e Gary Beswick (ING). 
VAR: Pol van Boekel (HOL)
Data e hora: 09 de dezembro, sexta-feira, às 12h.
Local:
estádio Cidade da Educação.  

 


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895