Brasil sofre, mas supera Paraguai nos pênaltis rumo à semifinal
capa

Brasil sofre, mas supera Paraguai nos pênaltis rumo à semifinal

Alisson defendeu cobrança essencial na Arena após empate em 0 a 0 no tempo normal

Por
Rafael Peruzzo

Alisson levou a melhor sobre o "especialista" Gatito

publicidade

Foi uma classificação dramática, mesmo com 11 jogadores contra 10 no segundo tempo. Depois de um empate em 0 a 0 com o Paraguai, na Arena, a Seleção Brasileira venceu por 4 a 3 nos pênaltis, nesta quarta-feira, e está na semifinal da Copa América. Agora, os brasileiros aguardam o vencedor de Argentina e Venezuela.

O Brasil esteve muito abaixo do esperado no primeiro tempo. Diante da forte e por vezes desleal marcação paraguaia, a Seleção criou pouco e, por conseqüência, quase não ameaçou o gol de Gatito Fernández. Aos 3 minutos, uma boa triangulação pela esquerda, Everton tocou para Coutinho, que rolou para Firmino bater fraco, fácil para Gatito. A Seleção chegava nas proximidades da grande área, mas não tinha sucesso na infiltração. Aos 28, a melhor chance da etapa inicial. E foi do Paraguai. Arzamendia levantou a bola na área, Derlis González apareceu por trás da zaga, dominou no peito e bateu forte, Alisson fez um milagre para salvar o Brasil. Aos 40, Coutinho invadiu a área pela esquerda e chutou rasteiro, Gatito fez boa defesa.

Mais pressão, nada de gols

O Brasil voltou para o segundo tempo com outra atitude, mais vibrante. Aos 8 minutos, Gabriel Jesus lançou Firmino, que foi derrubado dentro da área. Inicialmente, o árbitro Roberto Tobar marcou o pênalti. Em seguida, foi até o vídeo revisar o lance e deu falta fora da área. Balbuena foi expulso por causa da infração. Daniel Alves cobrou à direita do gol. O tempo passava e o clima na Arena ficava tenso. A retranca paraguaia aumentou ainda mais com dez em campo.

O Brasil passou a pressionar. Aos 24, grande jogada de Everton pela esquerda, Arthur pegou o rebote da zaga e finalizou, Gatito espalmou. Tite foi para o tudo ou nada ao colocar Willian no lugar do volante Allan. Aos 29, Everton driblou dois e cruzou, Coutinho cabeceou mal e na sobra Gabriel Jesus perdeu o gol. Era ataque contra defesa. Aos 42, Alex Sandro cabeceou e Gatito fez uma defesa espetacular. Em seguida, Willian finalizou de perna esquerda e bola, caprichosamente, bateu na trave. A bola não entrou e a decisão foi para os pênaltis.

Alisson pegou logo a primeira cobrança. Firmino errou a quarta para o Brasil. Derlis González também desperdiçou. Na última cobrança, Gabriel Jesus decretou a vitória por 4 a 3. Festa brasileira na Arena.O Brasil sofreu, perdeu infindáveis gols contra os paraguaios com um a menos, nesta quarta-feira. Na decisão por pênaltis, contudo, conseguiu superar o Paraguai na Arena e está na semifinal da Copa América.