Esportes

“Cada vitória era um degrauzinho”, conta Mayra

Judoca gaúcha conquistou o bicampeonato mundial da modalidade nesta sexta-feira

Mayra Aguiar conquistou o bicampeonato mundial em Budapeste
Mayra Aguiar conquistou o bicampeonato mundial em Budapeste Foto : Attila Kisbenedek / AFP / CP
Primeira judoca brasileira a sagrar-se bicampeã mundial, a gaúcha Mayra Aguiar destacou a trajetória para a conquista desta sexta-feira, em Budapeste, na Hungria. “Cada luta que passou, cada vitória era um degrauzinho”, afirmou ela, minutos após o título.

Para ela, manter a concentração foi uma das tarefas mais complicadas durante a competição. que cada vitória foi um degrau até a conquista desta sexta-feira. “Não foi fácil. Estava muito focada”, disse a judoca, de 26 anos, que também é a recordista brasileira em medalhas em Mundiais, com cinco – duas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

O título de Mayra a fez igualar o feito alcançado pelo conterrâneo João Derly, dez anos atrás. Derly era, até então, o único brasileiro a ser bicampeão mundial no judô. Ex-colega de clube, serviu como inspiração. “Ele foi uma inspiração para mim, desde novinha. Estou muito feliz”, contou Mayra, que treina na Sogipa.

O Mundial foi a segunda competição de Mayra depois da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio, ano passado. Em junho, ela havia disputado – e ganhado – o Pan-Americano, em Cancún, no México. O hiato, segundo ela, faz bem: “Gosto de ficar um tempo fora, um treino de base é muito importante. Eu acho que esse tempinho parada me dá mais fome de luta”, afirmou.