Canadá goleia Jamaica e se classifica para Copa do Mundo após 36 anos

Canadá goleia Jamaica e se classifica para Copa do Mundo após 36 anos

Seleção canadense é a primeira da Concacaf a se classificar para o Mundial do Catar-2022

AFP

publicidade

O Canadá goleou a Jamaica por 4 a 0 neste domingo e é a primeira seleção da Concacaf a se classificar para o Mundial do Catar-2022, sua primeira participação em uma Copa do Mundo em 36 anos. 

Um empate contra a já eliminada Jamaica na penúltima rodada das eliminatórias da Concacaf era o suficiente para a seleção canadense garantir a presença na segunda Copa do Mundo de sua história, depois da edição do México-1986. 

Os gols da vitória no BMO Field em Toronto (Ontário) foram marcados por Cyle Larin aos 13 minutos, Tajon Buchanan aos 44, Junior Hoilett aos 82 e Adrian Mariappa (contra) aos 88. O Canadá, que soma 28 pontos em 13 rodadas, garante assim uma das três posições de acesso direto à Copa do Mundo oferecidos pelo octogonal da Concacaf, no qual foi a grande revelação desde o início. 

A seleção canadense rapidamente assumiu o comando do grupo liderada por seu jovem destaque, o explosivo Alphonso Davies, e não deixou a liderança apesar da ausência nas últimas partidas do jogador do Bayern de Munique devido a uma miocardite. As duas grandes potências regionais, México e Estados Unidos, ficaram atrás do Canadá em grande parte das eliminatórias e ainda precisam garantir a classificação. 

O Canadá desperdiçou a primeira chance de se classificar na quinta-feira contra a Costa Rica, para quem sofreu sua primeira derrota nas eliminatórias (1-0), mas neste domingo entrou em campo determinado a conquistar a vaga diante de seus torcedores e não esperar pela última rodada, na quarta-feira, fora de casa diante do Panamá.

Laryn, com seu sexto gol em 13 jogos, deu a primeira alegria com apenas 13 minutos de jogo no BMO Field, onde se viveu uma atmosfera espetacular apesar do frio intenso (-4º de temperatura). O atacante do Besiktas finalizou depois de receber uma linda assistência de Stephen Eustáquio dentro da área entre os defensores jamaicanos.

Comemoração em Toronto

Em busca de uma vantagem maior, os jogadores comandados pelo inglês John Herdman continuaram a pressionar com força no campo jamaicano, mas sem muita pontaria. O gol que deu tranquilidade ao Canadá veio a um minuto do intervalo, quando Buchanan recebeu o cruzamento de Jonathan David na área e disparou diante do goleiro Andre Blake. O veloz atacante do Brugge comemorou com uma cambalhota o gol que colocou a classificação nos trilhos. 

No segundo tempo, o Canadá recuou para proteger o resultado, permitindo à Jamaica algumas aproximações sem perigo real. A falta de intensidade dos jamaicanos permitiu a Junior Hoilett receber uma assistência de Buchanan na área e chutar cruzado para o fundo da rede e fazer 3 a 0 aos 82 minutos. 

Os torcedores canadenses ainda comemoraram o quarto gol quando o zagueiro Adrian Mariappa marcou um gol contra ao tentar afastar uma bola da área. A Jamaica, que na quarta-feira receberá a lanterna Honduras, sofreu sua sétima derrota nestas eliminatórias e continua em penúltimo no grupo, com 8 pontos.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895