Cerimônia conta história dos jogos na abertura do Pan-Americano de Lima

Cerimônia conta história dos jogos na abertura do Pan-Americano de Lima

Peru vai enfrentar paralisação de aeroportos enquanto realiza seu maior evento esportivo

AFP

Cerimônia teve coreografias e cenários cinematográficos

publicidade

Lima inaugurou nesta sexta-feira os XVIII Jogos Pan-Americanos, que reúne estrelas do esporte continental e outros milhares de atletas no maior evento da história do Peru. A contagem regressiva que lembrou desde a primeira edição do Pan, em Buenos Aires em 1951, até a 18ª,na capital peruana, chegou a zero quando teve início no fim da tarde a abertura no Estádio Nacional. 

A cerimônia no Estádio Nacional reuniu uma multidão para o pontapé inicial da competição que vai ser realizada até o dia 11 de agosto, e na qual atletas de 21 esportes vão tentar se classificar para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Paralelamente à cerimônia também começou o primeiro dos imprevistos para esta cidade de quase 10 milhões de habitantes: os controladores aéreos anunciaram nesta sexta uma paralisação de 48 horas que vai afetar o tráfego aéreo nos 17 aeroportos do país, incluindo o de Lima, Jorge Chávez. Os funcionários pedem melhorias nas condições de trabalho e de saúde, informou à AFP o secretário-geral do Sindicato Unificado de Controladores de Trâfego Aéreo do Peru, Víctor Zavaleta.

A delegação brasileira se destacou, inclusive com realização de coreografias enquanto cruzava o estádio para ocupar seu lugar.

Atletismo, futebol, natação, boxe e o restante das 61 disciplinas destes Pan-Americanos são representados na abertura por artistas e bailarinos no campo, entre outras coreografias que recorrem às tradições do país e suas expressões contemporâneas. A cerimônia, com cerca de 1.700 artistas propõe um diálogo entre as civilizações pré-hispânicas e a atual, em uma representação presidida pela cenografia dos picos do Nevado de Pariacaca, localizado nos Andes Centrais. O presidente peruano, Martín Vizcarra, e seu colega boliviano, Evo Morales; o responsável da Panam Sports (Odepa), o chileno Neven Ilic, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, marcaram presença na cerimônia, acompanhando da tribuna.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895