Cheia altera rotina de treinos de equipe de remo

Cheia altera rotina de treinos de equipe de remo

Águas tomaram conta da Ilha do Pavão, onde time do Grêmio Náutico União realiza treinamentos

Carlos Corrêa / Correio do Povo

Cheia altera rotina de treinos de equipe de remo

publicidade

As enchentes que castigaram o Rio Grande do Sul nos últimos dias também mostram seus reflexos no cenário esportivo. A cheia do Guaíba - que nessa quarta-feira estava com o nível da água a 2,25 metros - alterou a rotina de treinos da equipe de remo do Grêmio Náutico União (GNU).

Não é preciso mais do que alguns segundos na Ilha do Pavão, onde acontecem os treinamentos, para perceber as mudanças. As águas tomaram conta das margens da ilha, ao ponto de ter sido improvisado um trapiche ligando a garagem ao píer. Do contrário, os remadores teriam que caminhar com a água pela cintura.

Uma vez no Guaíba, os atletas lidam com condições bastante distintas do habitual. A principal delas está relacionada com a densidade da água, que exige mais força dos remadores. "A remada fica mais pesada, já que a água vem mais embarrada, cheia de sedimentos", explica o treinador Luciano Souza, do GNU.

O espaço de treinamento também fica mais restrito para evitar os trabalhos onde o volume (e a velocidade) da água é maior ao desembocar no Guaíba por meio de um dos canais, o que dificulta a tarefa de manter a direção de forma mais correta. Além disso, há o risco de algum tronco de árvore bater em um dos barcos, o que pode causar inclusive a quebra de um casco. "Atrapalha. Não chega a ser um limitador para os treinos, mas atrapalha sim", afirma Sousa.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895