Clubes da Série A dizem apoiar a aplicação do fair-play financeiro

Clubes da Série A dizem apoiar a aplicação do fair-play financeiro

Das 12 equipes ouvidas para a reportagem, maioria se disse favorável à novidade, inclusive com aplicação de punições para quem não cumprir as regras

AE

Bem estruturado nas últimas temporadas, Fortaleza é um dos clubes favoráveis ao fair play financeiro

publicidade

A proposta da CBF de aplicar a partir do Campeonato Brasileiro deste ano regras de fair-play financeiro tem grande apoio dos clubes. O Estado procurou os 20 times da Série A para questionar a opinião de todos sobre as medidas que visam a responsabilidade financeira. Das 12 equipes que retornaram ao contato da reportagem, a maioria se disse favorável à novidade e alguns defendem até mesmo a aplicação de punições para quem não cumprir as regras.

O plano da CBF é instituir práticas de governança corporativa, transparência, compromisso com salários e responsabilidade fiscal no futebol brasileiro. Para isso, no próximo dia 28 será votado no Rio o texto final da proposta do fair-play financeiro. A entidade quer estabelecer a aplicação gradual da medida ao longo de quatro anos. Para os casos mais graves e reincidentes, estão previstas punições até mesmo como o rebaixamento de divisão.

"O fair-play financeiro será lançado este ano, para que haja responsabilidade na contratação de jogadores, pagamento na hora, tudo aquilo que a gente espera de uma ação administrativa competente, organizada, transparente e ética, para que possamos, permanentemente, prestar contas do nosso trabalho e dos nossos resultados", disse o secretário-geral da CBF, Walter Feldman.

A proposta da confederação complementa a postura já estabelecida por alguns clubes brasileiros de aumentar o controle sobre as finanças. A contratação de dirigentes profissionais para cuidar da área e o estabelecimento de planos de metas têm ajudado equipes a se reerguer. O Flamengo, por exemplo, reduziu a dívida em R$ 200 milhões nos últimos sete anos. Outras diretorias também têm procurado fazer o mesmo caminho.

Por outro lado, a situação geral dos clubes não é tão confortável. Um estudo publicado ano passado pela consultoria Sports Value com base nos balanços financeiros das equipes mostrou que as dívidas fiscais dos times da Série A atingiram R$ 2,5 bilhões em 2018 e representam a fatia de 36% do total de endividamento dos clubes. Portanto, há ainda um longo caminho a ser percorrido.

Pelo menos por parte dos times, há o entendimento que o fair-play financeiro será uma medida positiva. "O Palmeiras é totalmente favorável à implantação do fair play financeiro. O objetivo desse modelo é definir um equilíbrio econômico financeiro para os clubes, dentro das características da economia brasileira e nos desafios que ela coloca aos clubes de futebol", disse o clube em nota enviada ao Estado. O Corinthians concorda. "A implementação está a cargo da CBF e será uma medida evolutiva no processo de gestão financeira dos clubes", acrescentou.

As diretorias das equipes já tiveram acesso ao teor prévio da proposta e alguns dirigentes entendem ser necessário melhorar alguns pontos, como é o caso do presidente do Bahia, Guilherme Bellintani. "A gente entende e acredita que o verdadeiro avanço da seriedade do futebol brasileiro vai ser dado quando o fair-play financeiro chegar ao Brasil de forma real. A proposta atualmente colocada é algum avanço, mas muito aquém do que poderia ser no nosso entendimento", afirmou.

Para o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, a aplicação do fair-play financeiro vai beneficiar com os resultados dentro de campo os times que de fato têm uma administração mais eficaz. "Muitas vezes você está em uma competição com os salários todo em dia e jogando com um time que está com os salários atrasados e talvez com jogadores mais qualificados e que vieram por uma proposta não cumprida", explicou.

No total, 12 clubes da Série A se manifestaram. A dupla Gre-Nal não respondeu à matéria da Agência Estado.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895