COB assina acordo com Ministério do Esporte para utilização do Parque Olímpico

COB assina acordo com Ministério do Esporte para utilização do Parque Olímpico

Parceria também deve beneficiar Confederação de Ciclismo e Comitê Paralímpico

AE

publicidade

Sob administração federal desde o mês passado, quatro instalações esportivas do Parque Olímpico da Barra serão repassadas para uso do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Nesta sexta-feira, a entidade e o Ministério do Esporte assinaram um acordo de cooperação, que deverá ser estendido também ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e à Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

O acordo foi confirmado ao jornal O Estado de S.Paulo nesta sexta-feira pelo ministério do Esporte. "Está sendo assinado nesta sexta um acordo de cooperação entre o Ministério do Esporte e o COB para promover a melhor e mais eficiente utilização dos equipamentos do Parque Olímpico", informou a pasta, responsável por gerir as Arenas Cariocas 1 e 2, o Velódromo e o Centro Olímpico de Tênis.

A parceria foi estabelecida após uma série de reuniões envolvendo o comitê e o ministério. "Levamos o grupo executivo do ministério para visitar o Parque Aquático Maria Lenk, que é uma instalação que está sob a gestão do COB. Eles ficaram felizes de ver que é uma instalação multiuso, com um laboratório de ciência do esporte, uma área de condicionamento físico para os atletas de ginástica, uma área de luta, além da área das piscinas", disse o diretor executivo de Esportes do COB, Agberto Guimarães.

Segundo o ministério do Esporte, além da parceria com o COB está sendo alinhavado também um acordo com o CPB e a confederação de ciclismo para a formação de um calendário conjunto de treinamentos e eventos esportivos.

Ideia inicial era repassar à iniciativa privada

Erguido pela Prefeitura do Rio principalmente com recursos federais, originalmente o planejamento era repassar a administração do Parque Olímpico para a iniciativa privada. O ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (PMDB) chegou a lançar uma licitação no fim do ano passado para a exploração do local, mas não apareceram interessados. Já o prefeito eleito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), que assumiu em 1.º de janeiro, descartou lançar um novo edital. Ao jornal O Estado de S.Paulo, a prefeitura reiterou que o parque será gerido pelo ministério do Esporte.

O governo federal assumiu a gestão em 23 de dezembro, em acordo firmado entre Eduardo Paes e o ministro do Esporte, Leonardo Picciani (PMDB). Os custos para administração do Parque não foram informados na ocasião, mas Picciani havia prometido uma definição "em até 30 dias". O prazo esgotou na última segunda-feira. Questionado, o ministério informou que a "previsão" de custos será informada até o final do mês.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895