Conmebol anuncia fim da regra do "gol qualificado" em suas competições

Conmebol anuncia fim da regra do "gol qualificado" em suas competições

Mudança passa a valer em todas as competições organizadas pela entidade, como Libertadores e Sul-Americana

Arthur Ruschel

publicidade

A Conmebol anunciou nesta quinta-feira o fim do "gol qualificado" em suas competições. A nova regra passa a valer para todas os campeonatos organizados pela entidade a partir de 2022, entre eles as Copas Libertadores e Sul-Americana.

"A partir de agora, todos os gols dos torneios da CONMEBOL terão o mesmo valor, os muitos gols convertidos como visitante não serão mais considerados como fator de desempate. Com isso, visa-se uma maior justiça esportiva", disse a entidade pelo Twitter oficial.

O fim do gol qualificado já vinha sendo pauta recorrente nos últimos anos. A regra serve como um critério de desempate em competições de mata-mata, onde o tento marcado fora de casa valia mais do que o marcado em casa. O mecanismo, conforme as críticas que recebia, favorecia equipes que jogavam a primeira partida fora de casa. No confronto de volta, era comum o clube apenas administrar o resultado, utilizando-se da expressão "jogar com o regulamento embaixo do braço".

A Conmebol usou a regra a partir Libertadores e na Sul-Americana desde 2005, por influência da Uefa. Em 2008, a regra deixou de ser usada nas finais. Até 2018, as decisões eram disputadas em duas partidas, mas agora são em confronto único.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895