Convocada, Mayra Aguiar tentará feito inédito no Mundial de Judô

Convocada, Mayra Aguiar tentará feito inédito no Mundial de Judô

Gaúcha poderá se tornar a primeira brasileira bicampeã mundial na modalidade

Correio do Povo

Mayra Aguiar disputará seu sétimo Campeonato Mundial

publicidade

Única atleta brasileira dona de duas medalhas olímpicas em um esporte individual, a judoca Mayra Aguiar, da Sogipa, foi convocada nessa semana para a disputa do seu sétimo Campeonato Mundial em busca de uma marca inédita: a gaúcha tenta tornar-se a primeira brasileira bicampeã mundial da modalidade. A competição ocorre entre o fim de agosto e o início de setembro, em Budapeste, na Hungria.

Apesar de alcançar bons resultados em grandes torneios recentemente, o Brasil ainda tem apenas um único bicampeão mundial, João Derly, ex-judoca da Sogipa e hoje deputado federal. Campeã mundial em 2014, Mayra terá a sua segunda oportunidade para tentar alcançar o feito do ex-colega de clube. Na primeira, em 2015, não conseguiu. Dos 18 judocas brasileiros convocados, apenas Mayra, Rafaela Silva (2013) e Luciano Corrêa (2007) já foram campeões mundiais.

Mayra assegurou sua vaga no mês passado, quando foi campeã do Grand Prix de Cancún, no México. Foi seu primeiro torneio desde a medalha de bronze no Rio de Janeiro, nos Jogos Olímpicos de 2016. Ainda assim, o treinador dela, Antônio Carlos Pereira, o Kiko, a vê em grande forma para o Mundial. “Fisicamente, ela talvez esteja em uma de suas melhores forma. Na parte tática, ainda falta um pouco de ritmo de competição, mas com o treinamento que ela está tendo na Europa e até a luta em Budapeste, há tempo para prepará-la”, comentou.

O hiato até o retorno às competições foi um pouco maior que o esperado, para proporcionar a melhor condição física após as lesões sofridas no ano passado. Mayra, prestes a completar 26 anos, já está há dez temporadas no alto rendimento da Seleção Brasileira – ela foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio, quando tinha 15 anos. A parada, porém, não preocupa a comissão técnica. “Acho que a Mayra vai muito bem neste mundial”, arriscou Kiko, na torcida pelo quinto pódio da pupila na competição.

Em Budapeste, Mayra terá ao seu lado na Seleção duas colegas de clube. Érika Miranda (52kg) e Maria Portela (70kg) – ambas também disputaram os Jogos Olímpicos do Rio. Junto às três, Stefannie Koyama (48kg), Rafaela Silva, (57kg), Mariana Silva (63kg), Ketleyn Quadros (63kg), Samanta Soares (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) fecham o time feminino.

A equipe masculina terá Eric Takabatake (60kg), Phelipe Pelim (60kg), Charles Chibana (66kg), Marcelo Contini (73kg), Victor Penalber (81kg), Eduardo Santos (81kg), Luciano Correâ (100kg), David Moura (+100kg) e Rafael Silva (+100kg).


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895