Copa do Mundo: confira os jogos das quartas de final neste sábado

Copa do Mundo: confira os jogos das quartas de final neste sábado

Clássico histórico entre França e Inglaterra e desafio de Marrocos a Portugal marcam o dia

AFP

publicidade

Mais dois confrontos pesados fecham as quartas de final da Copa do Mundo, neste sábado no Catar. Vai ter um dos clássicos mais antigos da história entre França e Inglaterra. Também estará em campo a grande surpresa do Mundial até aqui, o Marrocos. A seleção árabe e africana tentará desbancar o favoritismo de Portugal, seleção de Cristiano Ronaldo que teve algumas das melhores atuações na competição.

- Acompanhe o confronto entre Marrocos e Portugal

O Marrocos já fez história, mas quer também chegar pela primeira vez a uma semifinal de Copa. Para isso, a partir das 12h, terá que passar dos fortíssimos portugueses.

Portugal, por sua vez,  descobriu seu potencial sem Cristiano Ronaldo, mas ainda conta com o craque como arma. Seu substituto, Gonçalo Ramos, foi o protagonista da partida com a Suíça com três gols.

O jogo é uma oportunidade para Cristiano balançar as redes pela primeira vez em um mata-mata de Copa. Contra Gana, na fase de grupos, ele se tornou o primeiro jogador a marcar em cinco edições do torneio.

- Acompanhe Inglaterra x França em tempo real

França e Inglaterra, atual campeã mundial contra a finalista da última Eurocopa, disputarão neste sábado uma 'final antecipada' pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar 2022.

O confronto entre esses 'inimigos íntimos' há décadas, mas que se enfrentarão pela primeira vez em uma partida eliminatória de Copa do Mundo, acontecerá no majestoso estádio Al-Bayt, em Al Khor, a 45 quilômetros de Doha, a partir das 16h.

 O vencedor jogará as semifinais na quarta-feira, de novo no Al-Bayt, contra o vencedor do duelo Marrocos-Portugal, que também se enfrentam no sábado a partir das 18h locais (12h de Brasília).

Arte: Vicent Lefai / AFP / CP

Uma ameaça chamada Mbappé

Se há um jogador que vem desequilibrando no Catar-2022 esse é Kylian Mbappé. Artilheiro do torneio com cinco gols em quatro jogos, o atacante da atual campeã mundial tira o sono de Gareth Southgate e toda a seleção da Inglaterra.

"Kylian sempre será Kylian, com essa capacidade de ser decisivo a qualquer momento", disse o técnico da França, Didier Deschamps, em coletiva de imprensa nesta sexta.

O astro, que faz 24 anos no dia 20 de dezembro, foi fundamental para os 'Bleus' na primeira fase, contra a Dinamarca, jogo em que marcou dois gols na vitória por 2 a 1, e nas oitavas de final, onde destruiu a Polônia com dois gols e uma assistência.

Junto com Ousmane Dembelé e Antoine Griezzmann, Mbappé aproveita o 'trabalho sujo' de Olivier Giroud, o camisa 9 que atua como pivô e assim libera e cria espaços.

Mbappé "é um jogador de classe mundial que sempre aparece quando todos precisam dele. É isso que esses jogadores diferenciados fazem. Esse é o desafio que enfrentamos", disse Gareth Southgate.

"Imagino que a Inglaterra terá uma escalação especial, como nossos quatro rivais anteriores fizeram. Kylian tem essa capacidade de fazer a diferença, mesmo no último jogo, onde não estava em sua melhor forma", devido a um desconforto no tornozelo, disse o técnico francês.

A presença de Mbappé levaria o treinador inglês a abandonar o 4-3-3 ofensivo que tinha proposto até agora para um 3-4-3 ou 3-5-2 em que o lateral Kyle Walker atuaria como terceiro zagueiro e seria o encarregado de conter o camisa '10'.

"Este jogo não é Inglaterra contra Mbappé, é Inglaterra contra França", afirmou Walker, que já o enfrentou pelo seu clube, o Manchester City, nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa.

"Sei que (Mbappé) é um grande jogador, mas não estamos jogando tênis. Não é um esporte individual, é um jogo de equipe", acrescentou e alertou que "não podemos esquecer (Olivier) Giroud, que marcou inúmeros (gols) e (Ousmane) Dembele, que para mim é tão bom pelo outro lado".

Poder de fogo inglês

Mas se a França intimida com Mbappé e companhia, a Inglaterra não fica muito atrás. Os inventores do futebol mostraram um futebol ofensivo e coletivo que encantou até agora na Copa do Catar-2022.

Com Harry Kane como 'assistente' em vez de artilheiro letal, a velocidade nas pontas de Buyako Saka, Phil Foden, Marcus Rashford, Grealish e Raheem Sterling - um dilema para Southgate, que tem jogadores ofensivos em abundância - e o talento de Bellingham, a Inglaterra já marcou doze gols em quatro jogos e sofreu apenas dois, ambos na vitória por 6 a 2 sobre o Irã com a vantagem já consolidada.

"Na verdade, as laterais terão que ser bem fechadas", admitiu Giroud. Em suma, será um jogo em que a promessa de um futebol ofensivo e de gols parece garantida.

 


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895