Alemanha bate o Uruguai e garante o terceiro lugar da Copa

Alemanha bate o Uruguai e garante o terceiro lugar da Copa

Jogo disputado no estádio Nelson Mandela Bay terminou em 3 a 2

Correio do Povo

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante a entrega de medalhas

publicidade

A Alemanha garantiu o terceiro lugar da Copa do Mundo ao bater o Uruguai por 3 a 2, neste sábado, no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth. Os gols do time alemão foram marcados por Müler, no primeiro tempo, Jansen e Khedira na segunda etapa. O Uruguai, que após arrancar um empate no primeiro tempo com gol Cavani, chegou a sonhar com a vitória após golaço de Forlán, aos seis minutos do segundo tempo. O terceiro lugar pode parecer pouco para o jovem time de Joachim Löw, que chegou a ser sensação da Copa do Mundo após a goleada para a Argentina nas quartas de final. Mesmo assim, uma merecida vitória para um time de garotos que chegou sem muitos créditos ao Mundial.

Confira um slideshow especial da Copa do Mundo

Jogo equilibrado no primeiro tempo

Dando menos importância para o terceiro lugar do que o Uruguai, o técnico alemão Joachim Löw modificou bastante a equipe em relação ao time que perdeu para a Espanha na semifinal. Neuer, Lahm, Podolski e Klose foram substituídos por Butt, Jansen, Aogo e Cacau. O time sul-americano, por sua vez, contou com o reforço de Lugano e Suárez, que não puderam jogar contra a Holanda. Os desfalques, talvez amparados pela falta de interesse do time da Alemanha, delinearam um primeiro tempo equilibrado. Sabidamente superior, o time europeu errou muitos passes no meio-campo e foi surpreendido pelos contra-ataques uruguaios.

A primeira chegada perigosa do time sul-americano aconteceu logo aos sete minutos, quando Suárez tentou o desvio de cabeça na intermediária, mas foi derrubado por Friedrich. O árbitro mexicano Benito Archundia marcou falta cobrada por Forlán. A bola acertou a barreira. O brasileiro naturalizado Cacau encostou a mão na bola acabou recebendo cartão amarelo. O camisa 10 do Uruguai, em nova cobrança, bateu de direita, a bola passou raspando a trave de Butt e sai pela linha de fundo. O time uruguaio perdeu uma chance importante de abrir o marcador da partida.

A resposta da Alemanha à chegada ofensiva do time celeste aconteceu apenas três minutos depois. Após cruzamento da direita, Friedrich subiu no segundo pau e cabeceou no travessão. Na sobra, Müller tentou o desvio, mas a defesa salvou em cima da linha. Oito minutos depois, o jovem atacante alemão não desperdiçou. Schweinsteiger bateu de longa com a perna direita. O goleiro Muslera caiu no canto para fazer a defesa e deu rebote. Na sobra, Müller tocou para o gol vazio.

O gol alemão não barrou o ímpeto uruguaio. O jogo seguiu aberto, rápido e equilibrado. Aos 28 minutos, Schweinsteiger, autor do passe que resultou no primeiro gol, foi desarmado por Perez no meio-campo. No contra-ataque, Cavani invadiu a área e bate na saída do goleiro Butt para empatar a partida. O 1 a 1 traduziu bem o equilibrado primeiro tempo da partida.

Forlán brilha no segundo gol uruguaio

A estrela de Forlán brilhou no começo do segundo tempo. Aos seis minutos, Arévalo foi à linha de fundo e cruzou. Sozinho, o atacante celeste bateu de voleio marcando um golaço, no canto esquerdo de Butt. O sonho do torcedor uruguaio de ser o terceiro melhor time da Copa da África do Sul parecia estar traçado quando, aos 11 minutos, Boateng cruzou da direita. No segundo pau, Jansen aproveitou mais uma falha de Muslera e empatou o jogo.

O penúltimo jogo da Copa do Mundo da África do Sul foi ficando cada vez mais emocionante no segundo tempo. As duas equipes buscavam o gol do desempate, o Uruguai, no entanto, mantinha uma leve vantagem na questão ofensiva e na marcação mais efetiva. Khedira e Schweinsteiger e Özil não conseguiam levar a equipe alemã ao ataque.

Quando parecia que o terceiro lugar do Mundial seria decidido na prorrogação, Khedira aproveitou a falha do zagueiro Lugano – que afastou mal a bola após cobrança de escanteio – para colocar o time alemão na frente outra vez. Forlán ainda mandou uma bola na travessão aos 46 minutos do segundo tempo. Foi o último lance da guerreira seleção celeste na Copa, que mesmo não tendo conquistado o terceiro lugar, recuperou o prestígio no futebol mundial.

Ficha técnica


Uruguai 2
Muslera; Fucile, Lugano, Godín e Cáceres; Maxi Pereira, Diego Pérez (Gargano), Arévalo e Cavani (Loco Abreu); Suárez e Forlán. Técnico: Oscar Tabárez

Alemanha 3
Butt; Boateng, Mertesacker, Friedrich e Aogo; Khedira e Schweinsteiger; Müller, Özil (Tasci) e Jansen (Kroos); Cacau (Kiessling). Técnico: Joachim Löw

Cartões amarelos: Diego Pérezb (Uruguai); Aogo, Cacau e Friedrich (Alemanha)

Árbitro: Benito Archundia (MEX)

Local: Estádio Nelson Mandela Bay (Port Elizabeth)

Gols
Uruguai: Cavani, aos 27/1 e Forlán, aos 6/2
Alemanha: Müller, aos 18/1; Jansen, aos 10/2 e Khedira 36/2

Confira outras informações sobre a Copa do Mundo clicando no gráfico abaixo:




Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895