Alemanha vence Costa Rica de virada, mas está eliminada da Copa do Mundo

Alemanha vence Costa Rica de virada, mas está eliminada da Copa do Mundo

Assim como em 2018, seleção alemã cai logo na fase de grupos

R7

Alemanha está eliminada da Copa do Mundo do Catar

publicidade

Pela 2ª vez consecutiva, a Alemanha está eliminada logo na primeira fase da Copa do Mundo. A vitória de virada por 4 a 2 contra a Costa Rica, nesta quinta-feira (1), deixou a seleção empatada em pontos com a Espanha, que tinha a vantagem do saldo de gols.

Em uma partida eletrizante, em que a Alemanha saiu na frente, viu os costarriquenhos virarem o jogo, e perderem a vantagem após três gols alemães, as duas seleções se despediram do Mundial.

Ao final das três rodadas do grupo E, o Japão terminou na liderança com seis pontos, e a Espanha, classificada em segundo, com quatro pontos. De fora da disputa, Alemanha, com os mesmos quatro pontos, e a Costa Rica, com três, ficou em último.

O jogo

Os primeiros minutos de jogo precederam um sentimento de que a Costa Rica iria levar mais uma goleada nesta Copa do Mundo, após perder de 7 a 0 para a Espanha, na primeira rodada.

Durante os 45 minutos, a Alemanha dominou completamente as ações de jogo. Foram 12 chutes, sendo quatro deles no gol, e 70% da posse de bola.

Por mais de uma vez, os jogadores alemães trocavam passes dentro da pequena área costarriquenha, tamanha desorganização do adversário.

O único gol desta primeira etapa veio em boa jogada construída pelo lado esquerdo do campo, em que Musiala carregou a bola por dentro, tocou para Raum, que de primeira, fez bom cruzamento para Gnabry cabecear no canto direito do gol.

“Los Ticos”, como é carinhosamente apelidado a seleção da Costa Rica, teve uma chance de ouro, daquelas que não costumam aparecer duas vezes no mesmo jogo para empatar a partida.

Em lambança coletiva da dupla de zaga, Süle e Rudiger, que fazem copa muito irregular, Keysher Fuller, em um lance aparentemente inofensivo, conseguiu ficar cara a cara com Neuer, e obrigou o goleiro alemão a fazer boa defesa com ajuda do reflexo.

Na volta do intervalo, com a classificação garantida momentaneamente, a Alemanha adotou uma tática mais conservadora, e deu mais espaço para os adversários.

Mas no outro jogo da rodada, o Japão resolveu aprontar, e virou o jogo contra a Espanha, roubando a vaga alemã.

E o futebol, com seus roteiros improváveis, pregou mais uma peça. 

Em contra-ataque após erro alemão no meio-campo, a Costa Rica conseguiu fazer o cruzamento na área, Neuer bateu roupa, espalmou pra frente, e Tejeda fuzilou para o fundo das redes. Reação latina!

E o empate animou os costarriquenhos.

Aos 25 minutos do segundo tempo, em bola longa lançada na área, a Costa Rica ganhou duas disputas de bola no ar, e viu Neuer sair destrambelhado para dividir a bola com Juan Vargas. Na confusão, o goleiro deu um toque involuntário para dentro do gol. O Al Bayt Stadium virou um pandemônio com o resultado parcial.

O surrealismo da classificação costarriquenha durou pouco, e Kai Havertz, que veio do banco, evitou o vexame alemão.

Três minutos após a virada, Havertz empatou a partida. Aos 38, em cruzamento de Gnabry, que passou por toda a pequena área, o jogador do Chelsea também estava lá para concluir.

Mas o semblante alemão, mesmo com a virada, era apático, pois eles dependiam da vitória espanhola para classificar.

Copa do Mundo 2022 - 3ª rodada do Grupo E

Costa Rica 2
Keylor Navas; Keysher Fuller (Johan Venegas), Juan Pablo Vargas, Kendall Waston, Óscar Duarte e Bryan Oviedo (Anthony Contreras); Yeltsin Tejeda (Roan Wilson), Brandon Aguilera (Youstin Salas), Celso Borges e Joel Campbell; Johan Venegas (Ronald Matarrita). Técnico: Luis Fernando Suárez

Alemanha 4
Manuel Neuer; Joshua Kimmich, Antonio Rüdiger, Niklas Süle (Matthias Ginter) e David Raum (Mario Gotze); Ilkay Gundogan (Niclas Fullkrug), Jamal Musiala e Leon Goretzka (Lukas Klostermann); Leroy Sané, Serge Gnabry e Thomas Müller (Kai Havertz). Técnico: Hans Flick.

Gols: Tejeda (CRC) e Vargas (CRC); Serge Gnabry (ALE), Kai Havertz (2x) (ALE) e Füllkrug (ALE);
Árbitra: Stéphanie Frappart (FRA)
Assistentes: Neuza Back (BRA) e Karen Diaz Medina (MEX)
VAR: Drew Fischer (CAN)
Data e hora: quinta-feira (1), às 16h (Brasília)
​Local: Estádio Al Bayt, Al Khor, Catar


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895