Com gol na prorrogação, Espanha conquista a Copa do Mundo

Com gol na prorrogação, Espanha conquista a Copa do Mundo

Iniesta marcou o único gol no final da partida

Josine Haubert / Correio do Povo

Jogadores espanhões fizeram a festa no estádio Soccer City

publicidade

A profecia do polvo Paul se concretizou. A Espanha é a mais nova campeã do mundo. O título foi conquistado com uma vitória magra de 1 a 0 sobre a Holanda, neste domingo, no estádio Soccer City, em Johanesburgo. O gol decisivo foi marcado aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação, por Iniesta. Novo heroi de uma nação que ergue pela primeira vez o título de campeã da Copa do Mundo. A Holanda, de novo, foi vice novamente e terá que esperar por pelo menos mais quatro anos para conquistar a taça..

Confira um slideshow especial da Copa do Mundo


Torcedor invade o campo e tenta pegar a taça

Minutos antes do árbitro inglês Howard Webb apitar o começo da grande final da Copa, uma cena inusitada movimentou o Soccer City. Um torcedor invadiu o gramado e tentou pegar a taça da decisão que, minutos antes foi levada ao gramado por Fábio Canavarro, capitão da Itália, dona do título de 2006. O invasor foi contido pelos seguranças do estádio. A taça estava a salvo. Esperando pelo vencedor do confronto de Holanda e Espanha, que começou tenso e equilibrado.

Espanha começa melhor

Já nos momentos iniciais da decisão, a Fúria mostrou as credenciais de uma finalista de Copa do Mundo. Com toque de bola preciso, dominou a Holanda, que passou os primeiros 15 minutos recuada no campo de defesa. A aposta da "Laranja"  era a forte marcação para segurar os ataques do time comandado por Vicente del Bosque.

Aos cinco minutos, a primeiro chegada ofensiva espanhola. Em cobrança da direita, Sergio Ramos subiu mais do que a zaga holandesa e cabeceou. O goleiro Stekelenburg fez bela defesa. Na sobra, Piqué não aproveitou. Cinco minutos depois, nova chegada da Fúria. Pedro, no meio-campo, lançou a bola para David Villa. Muito marcado, o atacante tocou para Sergio Ramos na direita. O camisa 15 da Espanha cruzou forte em direção ao gol da Holanda, mas o zagueiro Heitinga afastou.

Faltas duras e cartões

Completamente dominada, a Holanda parou as jogadas de Pedro, Villa, Iniesta e companhia com faltas duras. Aos 27 minutos de jogo, três jogadores já tinham sido advertidos com amarelo: Van Bommel, Van Persie e De Jong, contra um da Espanha, Sergio Ramos. A primeira jogada de perigo da equipe no primeiro tempo só aconteceu aos 37 minutos. Após cobrança de escanteio de Sneijder, Mathijsen dominou mal e mandou a bola pela linha de fundo.

Casillas salva duas vezes

A exemplo do que aconteceu no começo do primeiro tempo, a Espanha controlou os primeiros lances da segunda etapa. Os holandeses, de marcação forte e aplicada, conseguiam dominar as jogadas aéreas da Fúria. Enquanto Villa, Pedro e Iniesta tentavam, o goleiro Casillas colocava em prática. Aos 17 minutos, após bola enfiada de Sneijder, Robben, entre os zagueiros espanhóis, tocou na saída de Casillas, que tirou o perigo com os pés.

Aos 37 minutos, Robben avançou no contra-ataque rápido e tocou cruzado no canto esquerdo de Casillas. O goleiro salvou a Espanha pela segunda vez. Ironicamente, o time de Vicente del Bosque dominava o segundo tempo, principalmente após a entrada de Navas no lugar de Pedro. O atacante deu mais velocidade ao ataque espanhol que, no entanto, não conseguiu tornar as jogadas de contra-ataque efetivas.

Iniesta marca o gol do título

Nos primeiros lances da prorrogação, novamente o domínio espanhol. A Holanda começou a demonstrar cansaço e passou a facilitar as chegadas ofensivas da Fúria. Aos quatro minutos, o goleiro holandês Stekelenburg salvou uma bela chegada de Fabregas, que entrou no lugar do apagado Xabi Alonso. Aos 10 minutos do tempo adicional, nova chegada perigosa da Espanha. Fabregas avançou pela direita e chutou forte. A bola chegou a encostar na rede do gol da Holanda, pelo lado de fora.

No começo do segundo tempo da prorrogação, a Holanda sofreu um novo revés. O zagueiro Heitinga, que já tinha cartão amarelo, recebeu o cartão vermelho após falta em Iniesta. As falhas nas finalizações da Espanha aliadas ao claro abatimento da Holanda pareciam desenhar a decisão nas penalidades.

Até que, aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação, Iniesta recebeu passe de Fabregas e chutou cruzado para marcar o gol redentor. O gol do título inédito. O gol que colocou a Espanha no seleto grupo de campeões da Copa do Mundo.

Emocionado, Casillas chora muito com o título

A comemoração após o apito final do árbitro foi emocionante. O goleiro Casillas, autor de pelo menos duas grande defesas na partida, chorou feito criança com a conquista da Copa. Autor do gol do título, o meia Iniesta  homenageou Dani Jarque, que morreu em 2009 depois de sofrer um ataque cardíaco em um hotel na Itália. Após a entrega de medalhas, os holandeses deram exemplo ao mundo ao formar um corredor para parabelizar os vencedores.

Ficha técnica:

Holanda 0
Stekelenburg, Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst (Braafheid); Van Bommel, De Jong (Van der Vaart) e Sneijder; Kuyt (Elia), Robben e Van Persie
Técnico: Bert Van Marwijk

Espanha 1
Casillas, Ramos, Puyol, Piqué e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso (Cesc Fabregas), Xavi e Iniesta; Pedro (Jesus Navas) e Villa (Torres)
Técnico: Vicente del Bosque.

Cartões amarelos: Mathijsen, Van der Wiel, Robben, Van Bronckhorst, Van Persie, De Jong e Van Bommel (Holanda); Iniesta, Capdevila, Puyol e Ramos (Espanha)
Cartões vermelhos: Heitinga (Holanda)

Gols:
Iniesta, aos 11/2

Árbitro: Howard Webb (Inglaterra), auxiliado por Darren Cann e Michael Mullarkey (ambos da Inglaterra)

Local: Estádio Soccer City, em Johanesburgo (África do Sul)

Data: 11 de julho de 2010 (Domingo)

Confira outras informações sobre a Copa do Mundo clicando no gráfico abaixo:




Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895