Copa do Catar é "grande oportunidade" para Brasil romper domínio europeu, diz Cafu

Copa do Catar é "grande oportunidade" para Brasil romper domínio europeu, diz Cafu

Ex-lateral da Seleção elogiou versatilidade do time de Tite e qualidade técnica de Neymar

AFP

publicidade

O bom momento de Neymar e a solidez da Seleção sob o comando do técnico Tite fazem o ex-lateral Cafu, de 52 anos, sonhar com o Brasil rompendo no Catar o domínio europeu nas últimas quatro Copas do Mundo. Em uma entrevista com a AFP, o capitão do penta disse que aposta suas fichas no hexa em 2022, mas adverte sobre a "favoritíssima" Argentina de Lionel Messi.

"O Catar é uma grande oportunidade para quebrar esse domínio europeu. Esse é o momento certo da Seleção Brasileira quebrar esse tabu de conquistar o título. Tanto a Argentina como o Brasil são duas seleções favoritíssimas. O Brasil vem de uma temporada muito boa, em relação aos seus jogos. Argentina tem um conjunto muito bom também. Eu vejo duas seleções com um potencial muito grande de ganhar a Copa do Mundo".

Cafu comentou que tem apreço pela força coletiva da Seleção Brasileira. Para ele, a versatilidade dos jogadores é um dos pontos fundamentais da equipe. "É o conjunto. Hoje nós temos um leque muito forte de jogadores que podem resolver o jogo a qualquer momento. O ponto forte da seleção do Tite eu acho que é exatamente isso: a união que eles têm hoje dentro do campo. Eles sabem que não depende unicamente de um jogador para ganhar a Copa do Mundo e isso vai ajudar bastante", argumentou. 

Neymar "faz a diferença"

O ex-lateral da Seleção elogiou Neymar e acredita que o atacante é uma das principais razões para a equipe verde amarela ter chance de conquistar a Copa do Mundo no Catar. "O Neymar bem, nós temos aí uma chance muito grande de ganhar a Copa do Mundo, porque o Neymar é um jogador diferenciado, é um jogador que realmente faz a diferença dentro do campo. Nós colocamos as nossas esperanças em cima daquilo que ele pode fazer, mas Neymar não joga sozinho. Ele estando bem, estando motivado, estando animado para essa Copa do Mundo, eu tenho certeza que essa animação vai cativar os outros jogadores", afirmou. 

Ao falar da sua posição, hoje ocupada por Danilo, Cafu comentou que gosta da possibilidade de utilização de alguém com funções mais defensivas no setor. O capitão do penta destacou, porém, que a utilização depende das circunstâncias. "Eu gosto da ideia de usar um zagueiro como lateral, gosto muito dessa ideia, até porque o Militão já jogou na lateral, já vem desempenhando de lateral há algum tempo. Ele não vai ter nenhum problema. Eu gosto dessa ideia. Dependendo da situação de jogo, pode soltar ele para ataque ou você pode fazer com três zagueiros e liberar o meio-campo", disse. 

Cafu ainda lamentou o fato de que alguns jogadores estejam a caminho da sua última Copa do Mundo, mas brindou a chegada de novos atletas para as próximas gerações. "É uma pena ver esses craques se aposentando, mas é a lei natural do futebol. Temos que saber o momento certo de parar. Eles podem chegar a esse nível, não estão no nível desses grandes campeões como Neymar ou Messi, Lewandowski, Cristiano, que foram os melhores do mundo. Mas sim, o Vinícius pode chegar a esse nível como jogador", apostou. 

O ex-atleta ainda fez um alerta para as seleções que ele acha que podem surpreender. Inclusive, uma delas, está na no grupo do Brasil: a Sérvia. "Bélgica, Dinamarca, Portugal e Sérvia, por incrível que pareça. Porque a Sérvia se classificou como primeira do grupo, foi uma das primeiras classificadas, tem jogado muito bem, tem um conjunto forte e joga futebol, não tem medo de adversário nenhum", acrescentou. 

 

 

 

 


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895