Copa do Mundo: Quem deve ser o substituto de Neymar na Seleção Brasileira?

Copa do Mundo: Quem deve ser o substituto de Neymar na Seleção Brasileira?

Especialistas analisam a situação da equipe de Tite após a lesão que tirou o camisa 10 da fase de grupos do Mundial

Correio do Povo

publicidade

O Brasil venceu a Sérvia e arrancou bem na Copa do Mundo no Catar. No entanto, o dia seguinte após a vitória foi de más notícias: Neymar não atuará mais na fase de grupos. Assim como o lateral Danilo, o camisa 10 e principal jogador teve uma lesão no tornozelo confirmada e deve voltar a atuar somente nas oitavas de final. Entretanto, para isso, será preciso avançar no Grupo G. O técnico Tite terá treinamentos para definir quem será o novo titular até o duelo com a Suíça, na segunda-feira, às 13h. Para tentar decifrar a escolhar do comandante da Amarelinha, Correio do Povo conversou com colunista Hiltor Mombach, e os comentaristas da Rádio Guaíba, Gutiéri Sanchez e Cristiano Oliveira. 

Os três foram unânimes. A saída de Neymar interfere na estratégia de Tite e é um desfalque importantíssimo para a Seleção na luta pelo hexacampeonato. Trata-se do melhor jogador do time. "É preciso ter em mente que nenhum reserva tem a qualidade de Neymar", avaliou Oliveira. Conforme ele, a mudança deverá acontecer na estrutura do meio de campo. "Acredito que seria interessante Tite mudar um pouco a característica do time, adiantando Lucas Paquetá e colocando o ótimo Bruno Guimarães para estabilizar o meio-campo". 

Na estreia, além de Neymar, Casemiro e Lucas Paquetá formavam o meio de campo. Fred, que foi titular boa parte das Eliminatórias, saiu para que Vini Jr. atuasse como titular, dando nova função para Paquetá. Diante do amplo leque de opções de meias e atacantes, Gutiéri prevê o retorno de Fred ao time titular, com Paquetá jogando mais adiantado, na função de articulador. "Naturalmente, até pelo entrosamento, eu colocaria o Fred, e adiantaria o Paquetá um pouco mais para frente. Paquetá substituiria o camisa 10 ". Na última vez que a Seleção Brasileira jogou sem Neymar, suspenso, foi Paquetá quem atuou em sua posição contra a Bolívia. 

Na avaliação de Hiltor Mombach, o atacante Rodrygo é quem deve ser escalado por ali, para que o Brasil consiga reproduzir o mesmo desempenho ofensivo da partida contra a Sérvia. "Eu iria de Rodrygo. Afinal, Tite levou nove atacantes e montou uma seleção bem ofensiva na estreia". Para o colunista, o meia Fred está longe de ser parecido com Neymar. "Fred pode jogar como segundo ou terceiro homem de meio de campo. Mas não se assemelha com Neymar. A lesão do Neymar preocupa muito. É um jogador que tem um passe muito bom e o Brasil encaixou na estreia", lamentou. Rodrygo entrou no segundo tempo e criou boas oportunidades com velocidade e dribles. 

Gutiéri e Oliveira veem a ideia como possível, mas pontuam que outras mudanças na mecânica de jogo serão necessárias. "Acho interessante, e é possível fazer, colocar o Rodrygo direto na vaga do Neymar. Porém, não sei se o Tite seguiria com o Paquetá na equipe", sugeriu Gutiéri. De acordo com Cristiano Oliveira, Rodrygo é quem mais se assemelha com as características de Neymar. Entretanto, poderia oferecer espaços aos adversários. "Rodrygo é quem menos muda a característica. Porém o problema do meio-campo aberto, apenas com Casemiro na marcação, continuaria".

Agora, Tite terá dois trabalhos no Catar para preparar o Brasil para o confronto com a Suíça. Se vencer, a Seleção pode garantir a classificação já na segunda rodada e encaminhar a liderança. Assim, o terceiro jogo serviria para rodar alternativas e projetar modelos de jogo para as oitavas de final. 


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895