person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Senegal leva título de "torcida mais barulhenta da Copa", mas não evita derrota para Holanda

Torcedores caracterizados e batuques tomaram conta do estádio Al Thamama no 2 a 0 pela primeira rodada do Grupo A

Torcedores caracterizados e batuques tomaram conta do estádio Al Thamama no 2 a 0 pela primeira rodada do Grupo A | Foto: OZAN KOSE / AFP / CP

O Catar conheceu nesta segunda-feira (21) a torcida mais barulhenta da atual edição da Copa do Mundo. O batuque senegalês ecoou para além do estádio Al Thumama e, em campo, os jogadores corresponderam apesar da derrota por 2 a 0 para a Holanda

A empolgação da torcida lembra, em muito, a das boas organizadas brasileira. As cores parecidas ganham corpos pintados com as letras “S-E-N-E-G-A-L”, perucas multicoloridas e demais adereços além de danças coreografadas. Tudo para incentivar o time durante os 90 minutos. Os 90 minutos, acréscimos e mesmo depois dos gols de Cody Gakpo e Davy Klaassen.

No intervalo, o ritmo ia bem até que o DJ do estádio, uma moda nesta Copa, começou a tocar clássicos de baladas de qualquer outro lugar do mundo. Com a bola rolando, as boas chances de Bamba Dyeng e Boulaye Dia só fizeram o volume aumentar à espera do gol que precisou de maior capricho para sair.

Em fevereiro deste ano, essa mesma torcida tomou as ruas da capital Dacar para festejar o inédito título da Copa Africana de Nações. Naquela ocasião, em uma decisão emocionante nos pênaltis, o time de Sadio Mané, cortado do Catar 2022 por conta de uma lesão muscular, bateu o Egito do também astro Mohamed Salah.

Por isso, estar em seu terceiro Mundial, o segundo consecutivo, é motivo de orgulho e esperança. O capitão Kalidou Koulibaly, zagueiro do Chelsea, traduziu o sentimento contagiante de jogar uma competição com o apoio ininterrupto da torcida apesar do placar.

“Mesmo que Senegal não seja o seu primeiro time nesta Copa do Mundo, ficaremos felizes em ser o segundo”, escreveu o jogador, na plataforma The Players Tribune. “Se a sua seleção for eliminada, ficaremos felizes em recebê-lo em nossa torcida.”

Evidentemente, que o próprio Brasil, Argentina, Inglaterra e outras seleções favoritas têm torcidas maiores e, por isso, possivelmente mais barulhenta.

O próximo compromisso de Senegal será contra os donos da casa Catar, nesse mesmo estádio. Na última rodada da primeira fase do Grupo A, a equipe pegará o Equador, no estádio internacional Khalifa. Até lá, quem sabe até com mais torcedores, Senegal não cresça a sua torcida tão legal.

R7