Corinthians confirma desfiliação, mas Clube dos 13 só aceita pedido após 60 dias

Corinthians confirma desfiliação, mas Clube dos 13 só aceita pedido após 60 dias

Entidade enviou carta assinada por Koff alertando, ainda, para os compromissos financeiros do clube paulista

Correio do Povo e AE

publicidade

Em entrevista coletiva concedida na tarde desta quinta-feira, no centro de treinamentos Joaquim Grava, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, confirmou a desfiliação do Clube dos 13 e explicou a desfiliação. Durante a tarde, porém, o Clube dos 13 enviou uma carta ao clube que indica que o contrato firmado não permite a saída antes do período de 60 dias após comunicado e ainda relembra dos "compromissos a serem quitados" pelo clube paulista com a entidade que reúne os 20 maiores times do País e negocia em nome deles a venda dos direitos de imagem do Campeonato Brasileiro.

"O Corinthians está desfilado do Clube dos 13, sem rancor, sem nada. Eu não ofendi ninguém. Nosso torcedor pode ter certeza que o clube não será prejudicado", garantiu o mandatário corintiano. "O Clube dos 13 não é uma associação que trabalha na venda de licenciamento, que trabalha pelos clubes, que tenta mudar o calendário. Tem de ter espaço para fazer amistosos no exterior. Muita coisa tem de ser melhorada no futebol brasileiro. Se andar 20% do que está hoje, já será uma vitória", justificou.

Andrés deu demonstrações de que a negociação dos direitos de transmissão do Brasileirão é apenas o estopim de um movimento que quer aumentar os direitos e os rendimentos dos clubes, independente da vontade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele surpreendeu ao afirmar que negociou com a Rede Record, favorita a vencer a licitação aberta pelo Clube dos 13. "Eu estive com a Record. Fiquei mais de duas horas com eles. Cada um vai procurar o que é melhor para si.  Às vezes, tem de ser radical. A partir de amanhã (sexta-feira), qualquer emissora, é só procurar o Corinthians", relatou Sanchez.

Apesar da manifestação corintiana, o comunicado do Clube dos 13 frisa que o clube manterá as obrigações com a entidade, inclusive nas negociações de direitos de TV, pelos próximos 60 dias e frisa que o Corinthians possui pendências financeiras com a entidade. "A cessação da qualidade de associado não o exime do dever de quitar compromissos anteriormente assumidos", relata a nota assinada por Fábio Koff, presidente da instituição.

O presidente do Corinthians, por sua vez, explicou como fará para pagar o Clube dos 13, entidade que tomou empréstimos bancários e os repassou ao clube como adiantamento das cotas de televisão de boa parte do Brasileirão desta temporada. "O dinheiro será do Corinthians. O Clube dos 13 era quem repassava o dinheiro da TV, e eu tenho uma dívida com o Clube dos 13. Então posso mandar uma carta para quem vai ter o direito (novo vencedor da licitação) e peço para repassar. Minha cota vai pro Clube do 13 e pronto. Está paga."

Bookmark and Share

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895